« Home | A compaixão é um sentimento muito nobre, faxavor!! » | O homem é um poeta » | Se é ela que o diz » | Rápidas do desporto de ontem » | Claro que não têm que nos continuar a aguentar....... » | A água que falta » | às vezes ... » | Autoritarismo disfaçado versus Anarquia » | Sem comentários » | Quebrei uma promessa »

sábado, setembro 22, 2007

Este post é para os meus camaradas do BE que passem pelo Troll (desculpem lá os outros todos se não entenderem os ditados..).

Aqui há uns meses na Moção que eu e alguns camaradas apresentámos à Convenção do Bloco, escreviamos a dada altura: “apresentação pública ao PCP de propostas de unidade de acção" para combater a política de Direita do Governo Sócrates.
Depois, segui-se durante meses aquela expressão que fala no Carmo e na Trindade...
Hoje, ao ler esta notícia no Expresso, lembrei-me de outro ditado popular: "A gailnha da vizinha é sempre melhor que a minha".
A análise mais profunda da questão, já sem ditados populares, fica para outra ocasião e, talvez, para outro lugar. Se a notícia se confirmar, claro...

Etiquetas:

24Comenta Este Post

At 9/22/2007 2:12 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O PCP não quer nada com o BE.

A política europeia é diferente ( apesar de estarem no mesmo grupo no PE).

Os objectivos programáticos idem.

A política internacional, nem se fala.

A política autárquica igual.

O projecto de Poder idem aspas.

Uma possível união só na rua - manif. ( viu-se em guimarães, cuidado).

Os genes do PCP são de controle com passagem pelo CC.

O Bloco que abra os olhos.

O PCP não dorme em serviço.

Para o PCP o BE é mais perigoso que o PS.

 
At 9/22/2007 2:39 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

José Manuel, concordo com tudo, mas mesmo tudo o que dizes.
Por isso na proposta que então apresentámos, falava-se em sermos nós, o BE, a apresentar "propostas públicas" ao PC e à CGTP para criar acções concretas na luta contra o Governo. Fomos acusadaos de muitas coisas, a maioria delas partindo da deturpapção completa da proposta que faziamos.E fomos acusados até há três semanas... Agora, não é pois, sem algum espanto, mas sobretudo, sem muitas dúvidas, que vejo uma notícia em que é a CGTP que aparece como a "moderadora" numa suposta "união".

Como também nunca tive dúvidas em repetir que o calendário da CGTP é, na grande maioria (totalidade?) das vezes o calendário do PCP (apesar de também ter tido muita gente no BE a contestar esta opinião), penso que dá para entender o espanto: então sermos nós a fazer propostas era errado, serem os outros a fazerem e nós a aceitarmos (a fazerem no calendário deles, à maneira deles) já está correcto? Onde está a capacidade de iniciativa que o BE tem que ter?? E a autonomia??

Reforço sobretudo a tua frase: "O PCP não dorme em serviço."
E já agora acrescento a CGTP também não.

 
At 9/22/2007 5:16 da tarde, Blogger Esquerda Comunista escreveu...

O que é mesmo triste é que, pelos vistos, muitos camaradas do BE preferem acordos com o PS.

Tal como se viu no 2º plenário de militantes de Lisboa convocado para decidir sobre a aliança BE/PS (no primeiro a maioria estava contra...), aliança com o PCP... "cruz, Credo!"... Já alianças com o PS "venham de lá elas", pois parece que estes dormem, efectivamente em serviço!

O anti-PCP primário que, por vezes, por parte de certos quadrantes, se assiste no Bloco mais não é do que uma capa para iludir o real e concreto desejo desses camaradas em se passarem para a alcova da social-democracia.

É pena. Mas por uma questão de princípios, verticalidade moral e honestidade intelecetual, deixem de agitar o papão do PCP.

Quem está a foder (em bom português) o povo deste país é a rapaziada do PS.

O resto - ainda que o PCP esteja muito longe de ser perfeito... - é puro preconceito e um óptimo seviço que prestam à burguesia deste país.

Os nossos esclavagistas agradecem os vossos maus serviços. Quem quiser que aceite o carapuço - ele serve a muita gente, com efeito!

 
At 9/22/2007 5:46 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Rui, vamos lá então às carapuças.
Quanto à carapuça das alianças com o PS, pois, essa não me serve mesmo. Estive contra (estou contra) o acordo com o PS desde o prmeiro dia. Continuei como bem sabes nas duas reuniões a que te referes, continuei como penso que também sabes na M Nacional, deixei aqui um post sobre isso mesmo no dia a seguir à ratificação do Acordo pela Mesa.
Portanto, dessa carapuça, creio que estou safa.

Agora vamos, então, à outra.
Lamento não conseguir ser tão terno como tu em relação ao PCP para apenas deixar transparecer essa ténue certeza de que...não é perfeito.
Para mim o PCP não é, apenas, imperfeito. O PC é um dos grandes responsáveis pelo recuo do Movimento dos Trabalhadores (até me apetecia levar a coisa a 75...mas fiquemo-nos pelas generalização), é um dos principais responsáveis pelo isolamento do Movimento Sindical, faz constantemente "fretes" ao patronato e à Direita, traíndo lutas que não controla, recuando, impulsionando confrontos quando isso convém ao seu calendário e não quando a análise da situação possa prever que serão confrontos vitoriosos, ou, pelo menos, mobilizadores.

Para mim o PC não é, apenas, imperfeito. O PCP é o paradigma, internamente daquilo que eu não quero que o Bloco se torne. A falta de Democracia. As perseguições e o isolamento por diferença de opinião. O fantasma da traição em cada dúvida. O estalinismo.

Para mim o PC não é, apenas imperfeito, quando considera a Coreia do Norte um exemplo ou quando tem saudades da URSS sem... se demarcar da URSS.

O PCP não é apenas imperfeito quando se alia à Direita nas autarquias.

Essa carapuça, Rui Faustino, serve-me mesmo.
Não quero um Bloco aliado ao neo-liberalismo nem ao estalinismo.
Quero um Bloco alternativa ao PS e ao PCP.
E não me assustam essas tuas constantes acusações de que faço fretes a quem quer que seja...no caso do PC, então ainda me assustam mesmo. Nem nunca me esqueci que cheguei a ser "acompanhada" a casa de caçadeira em punho,e mais o meu pai e alguns "perigosos esquerdistas ao serviço da reacção", pelos "camaradas pouco perfeitos" do PC quando, em 1974 e 1975 se ousava querer ser alternativa de Esquerda ao PCP numa terra dominada pelo PCP.

Por isso quanto a carapuças de anti-PCP primária, até me deve servir (se bem que não saiba bem o que isso é...)para aí há trinta e tal anos...ainda nem devias ter nascido eu ja conhecia algumas das "não perfeições" do PCP. E carapuças assim duradouras são muito difíceis de sairem da cabeça...

 
At 9/22/2007 6:31 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Rui, desculpa esqueci-me de uma coisa:
No entanto, nem por considerar o PCP muito mais do que, apenas, não perfeito eu digo que não se devem procurar convergências de acção com o PCP na luta contra o Governo.
O que eu digo é que essa procura de convergências deve ser feita por nós. Sem aceitar a hegemonia ou a calendarização do PCP. Convergir nas acções, marcando as nossas diferenças e chamando os bois pelos nomes. Denunciando que não se aceite fazer uma Greve Geral em Outubro de há um ano, quando milhares de trabalhadores estavam nas ruas e a Lei da Segurança Social ainda estava por aprovar, isto é, quando era possível haver um objectivo mobilizador, e se avance para uma Greve Geral em Maio, sem qualquer trabalho de mobilização feito nas empresas e nos serviços. E sim, Rui, sei do que falo.
Tive um cartaz do meu Sindicato a apelar à Greve na minha empresa...menos de uma semana antes da Greve.E plenários...pois plenários creio que tive um na antevéspera...com 14 trabalhadores numa empresa com quase 300...e desses 14, mais de metade nunca entenderam qual o objectivo da Greve naquele momento...nem ninguém se preocupou em lhes explicar.

Por isso, repito, eu sou pela convergência. Pelo seguidismo acrítico é que não.

Ah e deixa-me só lembrar-te que quam agora parece querer alianças "à esquerda"...é quem defendeu as alianças com o PS...penso que te mostra que estás a passar ao lado das verdadeiras motivações..ou estratégias

 
At 9/22/2007 9:31 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O PCP e o BE acordaram em fazer uma manifestação conjunta, contra as certas politicas do governo...

Nada que já não se tenha passado dezenas de vezes neste ultimos 9 anos, não vejo razão para tanto alarido.

Como não vejo razão para o mesmo tipo de alarido , quando o BE em Lisboa aceita participar no governo da Camara com o PS.

Mas parece que cada vez que o Bloco toma uma posição, isso significa uma alteração da sua linha tatica.

Ontem o DN já dizia que o BE tinha passado ao ataque ao PS , por causa das questões pertinentes do Louçã sobre a saude.

Esquecem-se que o Bloco nunca deixou de confrontar o Socrates e o PS , por todos os ataques feitos aos direitos dos trabalhadores...

Mas enfim....

 
At 9/22/2007 10:34 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Bem Anónimo, fazer um acordo para uma manifesação não é o mesmo que fazer um acordo para governar Lisboa...e muito menos para governar Lisboa com o PS.
Mas creio que não entendeu o fundamental do meu post: quem tem feito alario por alguns aderentes do Bloco terem feito, há meia dúzia de meses, esta proposta - a de fazer propostas de convergência ao PCP e à CGTP, para acções concretas contra Sócrates, foram alguns dirigentes do meu Partido...o meu alarido limitou-se a um post...

 
At 9/23/2007 1:04 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

o alarido limitou-se a um post, diz esta gaja completamente marada esquecendo-se que nesta caixa já escreveu 4 comentários. Quem não te conheça que te compre, idiota!

 
At 9/23/2007 1:44 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Realmente se os dirigentes do seu partido, fizeram alarido pela proposta de acções conjuntas com o PCP, então não percebo porque é que o Bloco tem participado nelas regularmente.

Na ultima mini-greve-geral, o Bloco discordou da forma sectaria e pouco inteligente como foi convocada , mas deu o seu apoio, e os seus dirigentes participaram nela, penso que sabe isso.

Tambem no parlamento o Bloco e o PCP, têm convergido, nas criticas ás medidas neo-liberais de Socrates.

Já na Camara de Lisboa o PCP, tem demonstrado uma cegueira sectaria , e tem votado normalmente contra todas as propostas apresentadas pelo BE , casos do orçamento participativo, ou da descentralização das reuniões da Camara, duas propostas que noutra situação o PCP teria feito suas.

Aliás é bom não esquecer as atitudes do PCP face ao Dalai Lama
a sua atitude defesa de Robert Mugabe, das Farc, da China ,de Fidel.

Pontos em que está em completo desacordo com as ideias politicas do BE.

Para não voltar a falar do sectarismo do aparelho do PCP, como bem lembrou alguem a proposito da manifestação de Guimarães.

E alarido por alarido tambem o acordo de Lisboa mereceu na imprensa , muitos artigos e opiniões de alguns dirigentes do BE que a ele se opunham....

Mas enfim....

Bloco+PS...será sempre e só uma ala esquerda do PS

Bloco + PCP...será sempre uma coisa VERDE

Bloco como alternativa.... será o futuro...

O resto alarido de vendedores de banha da cobra que tambem dão pelo nome de jornalistas.....

 
At 9/23/2007 11:44 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

À nossa queria amiga a 1.04: os comentários não eram sobre o p´sível acordo...os comentários eram sobre as cautelas que, conhecendo o PCP como conhecemos, temos que ter para fazer Acordos. Nem que seja para uma simples manifestação.
Era sobre aqueles "acordos" anteriores que se fazem, consubstanciados em Comissões Organizadoras em que participam elementos do BE (e não só) para outras manifestações...e que, na hora a verdade, o PCP "cumpre" à sua maneira.
Sei lá, estou-me a lembrar das manifestações contra a Guerra,dos Fóruns Sociais,os desfiles d 25 de Abril...
Coisas maradas, mesmo.

 
At 9/23/2007 11:55 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Confesso que não entendo a notícia. Há 9 anos que o PCP e o BE participam nas mesmas manifestações. Não era isso que se queria quando se fez um debate na última convenção.

Faustino, não percebo porque te incomoda tanto que o "candidato das esplanadas" (como lhe chamaste em campanha) tenha assinado um acordo. Tu eras contra ele sozinho porque te incomoda a companhia? Ou só passou a ser o teu vereador quando tiveste oportunidade de lhe bater um pouco mais?

 
At 9/23/2007 12:11 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

anda esta gaja marada há mais de trinta anos a vender o peixe podre anti-pcp e vai continuar é a sua tarefa histórica é para isso que lhe pagam e nada mais. seja com os tetinhos ou com oa da isabel do carmo é apenas este o papel da idiota.

 
At 9/23/2007 12:14 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo, a sua dúvida manifestada no seu 1º parágrafo é a minha dúvida...
Mas veja bem eu não tenho nada contra os "alaridos", aliás usei a expressão alarido em resposta a um comentário. Apenas isso. Eu só me faz um confusão são os preconceitos (e como eu escrevi no título do post, esta parte, possivemente, só será entendível para os meus camaradas de Partido...desculpe, mas não penso que deva ser, aqui, diferente).
O "alarido" à volta do Acordo PS/PCP não foi só na CS, foi no Partido E ainda bem que assim foi/é. È por,apesar de ter muitas vezes, dferenças de opinião em relação a camaradas meus, estar num Partio em que livremente as posso manifestar que cá estou. Deixarei de estar se um dia o deixar de poder fazer.

"Quero um Bloco alternativa ao PS e ao PCP", escrevia eu ontem num comentário às 17.46.
"Bloco como alternativa.... será o futuro...", escrevia voc~e no seu comentário.
Parece que estamos ambos de acotdo quanto a isso.

Quanto ao resto, também concordo consigo. Basta ler os outros comentários anteriores. E é por concordar que é com "esse PCP" que continuo a achar imprescindível convergências de accção que derrotem a politíca de Direita deste Governo de Direita, mas não calo as diferenças nem as críticas. Nam a necessiade de lhe sermos alternativa. Aliás como também já tinha escrito no mesmo comentário em que falava de alguns exemplos, simillares aos que apresenta.

Ah e só uma informação para o caso e não passar regularmente pelo Troll ou de não me conhecer. Nos dias anteriores a última mini-greve geral, como lhe chama e bem, por aqui deixámos posts desse apoio critico de que fala. No dia 30 estive em Greve...mas nos dias antes do dia 30 já sabia que essa greve seria um recuo na luta contra o Governo. Sobretudo porque seria um polo dssmobilizador para futuras lutas. Como foi.

 
At 9/23/2007 12:18 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Olha Isabel, tem cuidado q aí o anónimo ainda te manda fechar o blog. E vê lá, ele conhece-te, de onde será? Do Bloco não é certamente, pq os bloquistas não se chamam idiotas uns aos outros! Não sei, deve ser alguém q em alguma altura da vida já foi estalinista, digo eu. É q há nódoas q dificilmente se eliminam...

 
At 9/23/2007 1:12 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Daniel, acho que estavas para aqui "retido" no meu Email. Esta gaita de ter que autorizar os comentários para evitar a invasão de malucos, dá cá um trabalhão. Desculpa a retenção.

Não era isto que eetava em questão na Convenção, então era o quê?
Escreviamos na nossa Moção:
“apresentação pública ao PCP de propostas de unidade de acção" para combater o Governo.
A única diferença com os nove anos e com esta notícia é, de facto, apenas uma: nós propunhamos que fosse o BE a apresentar essas propostas e não, apenas, aceitar, duma forma mais ou menos acritica, as propostas (a maioria das vezes ao longo destes nove anos não foram propostas e sabe-lo bem, foram decisões sectárias sem ouvir não o Bloco, mas os principais interessados, os trabalhadores a os movimentos sociais) do PCP ou da CGTP. Apenas isso. Vês outra diferença?

A questão, Daniel, tu conheces: é que vindo de um sector do BE não é olhada de uma forma aberta.O tal preconceito que não nos (vos) larga.
Sabes o que eu acho piada? é que o Rui Faustino me acuse de fazer fretes "à burguesia" (ele até usa o termo "esclavagistas") ao demarcar-me publicamente dos métodos, da estratégia e da ideologia, (fundamentalmente demarco-me, sem nenhum medo de ser acusada do que quer que seja, da ideologia) do PC e depois venham outros, dentro do Partido, dizer que nas entrelinhas do que subscrevi está...a "ourra coisa" de que falas. A subalternização do BE ao PCP, que nos (me) acusam de pretender.

O meu post não era mais do que tentar alertar-nos a todos para o peso do preconceito e da desconfiança sistemática. Se não consegui, é pena. Incapacidade minha

 
At 9/23/2007 2:15 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Não, João, esta nossa amiga não foi já estalinista. Esta nossa amiga é estalinista e será estalinista até se passar para o outro lado...aliás, nem sei se lá se libertará desse mal.
È minha conhecida aqui do Troll. Tem-me um ódio de estimação que me enternece e costuma ser de uma educação esmerada como podes verificar por esse comentário e pelo que publicou a seguir.
Qualquer dia faço um resumo dos comentários da minha queriada amiga para mostrar a alguns camaradas meus quando me acusarem de querer colocar o Bloco a reboque do PCP...

A única coisa que esta amiga, recorrentemente diz e que eu nunca senti nada, para mal dos meus pecados, é que me pagam...mas a esperança é a última a morrer.

Ah, e a nossa amiga é militante do PCP. Assumidissima. Já teve foto no Troll e tudo. Que isto de ser importante tem que se lhe diga. Dantes, ela não era anónima...depois da fotografia passou a ser anónima. Não percebo porque nem estava mal no retrato, mas enfim...

 
At 9/23/2007 5:03 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

marada, parva, ignorante, fantasista, vendida, vendida, vendida, vendida, vendida

 
At 9/23/2007 7:35 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Ó Isabel, eu acho que o Bloco quer é poleiro.

Veja lá se o seu camarada Sá Fernandes não está mais caladinho desde aceitou o convite do governo para a CML?

Por isso, compreendo que o Bloco prefira o PS. Só a Isabel é que não está a ver...

Digo eu...

Saloio

 
At 9/23/2007 7:50 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Convite do governo.....

Mas então uma aliança para a Camara de de Lisboa,é feita pelo governo....

Que confusão vai nessa cabeça. saloio...

E o nome até está muito mal escolhido, pois os saloios, população originaria dos mouros forros, até era ( é)bastante esperta...

 
At 9/23/2007 8:24 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Saloio, isso é simplificar muito as questões. E essa simplificação de que todos querem é poleiro, não faz bem à Democracia. Nem à cidadania de que cada dia mais nos alheamos.
Não me parece que esteja aí o problema...

 
At 9/23/2007 9:10 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo, não sou o Saloio mas não me parece muito correcta essa rapidez em colar rótulos de "não esperto" a torto e a direito.
Pelo que me é dado saber governo, também é o preseto do indicativo do verbo governar.E um substantivo comum, com o significado acto de governar, de gerir.Para não haver confusões é que acho que sempre que nos referirmos àquela coisa em que agora nos calhou o Sócrates na rifa, devemos usar maíscula, o que você também não faz...
Se se entender a frase do Saloio como governo como substantivo masculino com o significado de "acto de governar" apenas está pouco clara na sua formulação, bastaria, no entanto, mudar a conjunção. Se em vez "do governo", lá estivesse "de governo", estaria correctyo ou não???...não acredito que alguém pense que uma Cãmara é nomeada pelo Governo.E tenho a certeza que você também não.

 
At 9/24/2007 1:01 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Mas há frases , que querem dizer uma coisa, e outras que nas entrelinhas querem dizer outra.

Para governar, é uma coisa....

Desde que aceitou o CONVITE DO GOVERNO, é outra, e já agora bem diferente.

Convite do Costa, de acordo.

Aliança com o PS para governar Lisboa tambem.

Convite do governo, totalmente errado.

E não é só uma questão de português....

Desculpe lá esta chamada de atenção....

 
At 9/24/2007 8:35 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Pois, Anónimo, as entrelinhas do Saloio, só ele é que poderá (ou não) confirmar. De quaqluer forma o primeiro comentário dava uma corrida de ignorante ao saloio por ele pensar que a Câmara era noemada pelo Governo. Foi sso que eu contestei. Um cidadão minimamente informado sabe o que são e como uncionam eleições autárquicas.

 
At 4/13/2008 3:11 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Olha ,eu acho que foram esses dois que asasinaram a pequena isabela porque nunca foi visto ele chorar e nem ficar abalado aparentemente. Para qum acaba de perder a filha e um comportamento muito stranho. essa soltura deve ter sido por influencia. espero que se faça justiça.

 

Enviar um comentário

<< Home