Ainda a Venezuela
Chavez ganhou as eleições na Venezuela. Com uma afluência às urnas na ordem dos 78% e com mais de 60% dos votos, o povo venezuelano, escolheu livremente quem quer a comandar os seus destinos. É uma dura derrota para a política americana, na continuação de muitas outras que se têm verificado, na América Latina, como ontem salientava o Daniel.
No entanto, não nos podemos nunca esquecer que este tipo de afirmações: "Eu sou o povo venezuelano" e a tentativa de alterar a Constituição que lhe permitirá a reeleição presidencial indefinida, podem ser tudo. Mas nada têm de socialismo...aliás falar num "Reino Socialista"....há uma certa incompatibilidade entre o termo "reino" e a igualdade do Socialismo que preconizamos, não?
Chavez foi eleito pelo povo venezuelano. Dedicou a sua vitória a Fidel Castro. Continuará a sua politica anti-americana.
Mas a Venuzuela tem um longo e árduo caminho para chegar ao socailismo. O primeiro do qual é entender que o Socialismo nunca poderá ser um reino. E que um Homem mesmo eleito com mais de 60% dos votos, nunca será um povo. É apenas um homem eleito com mais de 60% dos votos de um povo. Numas eleições livres.
Etiquetas: Isabel Faria
3Comenta Este Post
Entretanto o Pinochet recupera, e como diz a filha, é quase um milagre....
Por este andar, quando a BESTA morrer, ainda o fazem santo , com o beneplacito do sr. Ratzinger....
Claro que tens razão, Isabel, mas aquilo é o «estilo» dele. Não o podemos ouvir com os nossos ouvidos europeus; também me faz impressão o hábito dos discursos de horas à moda do Fidel, mas quanto mais não fosse se no final conseguir aproveitar o petróleo da sua terra para alguma coisa de certo para os mais desgraçados, já mereceu esta vitória.
Na minha terra dizia-se que os bichos maus tinham sete vidas..., A Pacheco.
Émiéle,nota que eu não contesto sequer a justeza da vitória e como é lógico muito menos a vitória. Creio que que não devemos e pensar que o que se passa na Venezuela tem algo a ver com o socilaismo. Agora que é também um tremenda derrota do Imperialismo americano , disso não tenho nenhumas dúvidas. E que a alternativa seria desastrosa para o povo venezuelano também não.
Enviar um comentário
<< Home