Duas Luas a 27 de Agosto
O Planeta Marte será o mais brilhante no início da noite. Segundo alguns parecerá quase tão grande quanto a Lua cheia. Isto acontecerá no dia 27 de Agosto quando o planeta Marte ficar a 4.65M milhas da Terra. Vá lá. Espreita o céu na noite de 27 de Agosto. Por volta da meia noite.
Parecerá que a Terra tem não uma, mas duas luas. A próxima vez que Marte estiver tão perto da Terra será em 2287.
Parecerá que a Terra tem não uma, mas duas luas. A próxima vez que Marte estiver tão perto da Terra será em 2287.
7Comenta Este Post
é pena, mas isto é mentira.
É????????
Então qual a verdade?????
É mentira.
Já em 2003 e 2006 disseram o mesmo.
Marte, na sua aproximação maior à Terra, fica 140 vezes mais longe do que a Lua. A razão dos discos luminosos é de 1:4.
Como é que então serão os dois do mesmo tamanho a olho nu?
Tanga da silly-season, já que o governo, a oposição, a CML e o caso Maddie, mesmo com as novas evoluções, já eram.
Mas alguém de bom senso acredita nisto? E o Troll não devia ter inquirido melhor esta notícia, que não é opinativa, mas pretende ser factual?
pois... mas isso é um mito urbano. De facto Marte estará mais próximo da terra, mas daí a ficar do tamanho da lua... as marés haviam de ser bonitas, haviam!
Pensem um pouco por favor.
Já olharam hoje dia 9 de Agosto para Marte?
Acham possível que em tão pouco tempo este planeta venha tão rapidamente ao encontro da Terra?
Se fosse verdade a que velocidade este teria que se aproximar? Que perturbações seriam causadas devido ao efeito gravitacional? Para ser de grandeza aproximada da Lua, apesar de o tamanho de Marte ser maior do que o satélite da Terra teria que estar tão próximo que estaríamos nos últimos dias da Terra, pelo menos como nós a conhecemos. Penso que basta alguma sensibilidade física (ou seja cultura física que é o que fica depois de esquecermos tudo o que nos ensinaram) para ver o absurdo da notícia.
Já agora alguém investigou se Marte realmente tem o máximo de proximidade à Terra nessa data? Pode ser verdade, mas o tamanho aparente será um pouco maior do que aparenta hoje.
João
Pois é, acho que o nosso colega Franco, foi mesmo na onda das notícias...que aparecem porque não há notícias.
Confirmação de futuro astrónomo lá de casa. Marte nunca poderia estar tão perto da Terra como a Lua para se ver como a Lua. Ficará mais brilhante, consoante fica mais perto da Terra. Até poderá ser aquele o momento em que está mais perto da Terra e por isso mais brilhante...mas daí a ter aquele ar da Lua a olhar para o cão, que a figura mostra, vai mesmo uma distânciazeca considerável.
Pronto, se eu fosse o Provedor do Troll, como aquela Sr. do Público, dizia: o Troll errou.Assim, olhem contentem-se com a Lua e não se esqueçam de espreitar o Céu. Com os planetas e as estrelas maiores ou mais pequeninas é sempre uma delícia olhar um céu de Agosto.
Mário, bom dia.
Essa da CML já ter acabado...para a CS não dúvido. Para o Bloco vai demorar dois nos a acabar.Para mal dos meus pecados.
Ah e deviamos sim.
Se puderem, façam o download e instalem o programa de computador "Stellarium" http://www.stellarium.org/ para poderem ver qual o aspecto dessa noite (e outras noites, assim que começarem a "brincar" com o programa...). É como ter um planetário no computador...
O software de instalação tem 35MB e é completamente gratuito. (E não, não tem virus...) Mas precisam de uma placa gráfica razoavelzinha. Vão ao site acima e cliquem no ícone "For Windows" para fazer o download do software de instalação do Stellarium. Também há lá uma versão para Macintosh (e, é claro, para Linux... )
Depois de instalarem, carreguem no botão com a "chave inglesa" e escolham a data -- 24 de Agosto, 2 da manhã. Podem usar o rato para "mover os céus" ou então usar as setas do teclado. Para sul vejam a Lua; para leste vejam Marte a nascer no horizonte; e vejam bem que a Lua ainda continua a ter um brilho aparente bem maior que o de Marte!
Já que estão com a mão na massa, e se estão numa de "Star Trek", vejam também este programa: "Celestia" (14MB) em http://www.shatters.net/celestia/
Se o Stellarium só dá para ver como é o céu para quem está "agarrado à Terra"; o Celestia permite "viajar no Espaço"...
Enviar um comentário
<< Home