« Home | Desorientação?? Nã...não me cheira!!! » | Os meandros da Gebalis em tempos de Carmona... » | A crise financeira mundial - aqui definida como CR... » | É em situações extremas que conhecemos as nossas p... » | Coisas a que sou fiel » | Sonhos concretizados » | A política levada ao ridículo » | Vergonhoso em toda a linha » | Coisas a que sou fiel » | Ventos da Venezuela »

quinta-feira, outubro 23, 2008

De "lesa mim" é!!!

Em 2005, na Avenida da Liebrdade, os limites máximos de particulas poluentes foram ultrapassados em 180 dias, do valor aceitável (35 dias). Não sei se há estudos mais recentes. Sei o que todos sabem: a Av. da Liberdade é dos lugares mais poluídos da Europa.
O vereador José Sá Fernandes diz que não é grande entusiasta da realização dos desfiles de carros de Fórmula1, no próximo fim-de-semana...mas que "Também não é nenhum crime de lesa Pátria". Se é de lesa Pátria ou não, a Pátria que se queixe ou não...como é de "lesa mim", eu queixo-me!! E gostaria de ver o vereador que elegi, ainda por cima Vereador do Ambiente desta cidade, a preocupar-se um pouco mais com isso...com isso, com os níveis de poluição de Lisboa, em geral e da Av. da Liberdade em particular...e com isso, com quem o elegeu e com quem, não o tendo elegido, é obrigado a viver e a trabalhar na Av. da Liberdade. Ou aqui à volta...
...
Claro que a Pátria não morre por causa disso...parece que os estudos indicam é que os níveis de poluição da Av. da Liberdade retiram, em média, seis meses de vida a quem lá viva ou lá trabalhe...
Seria demagógico afirmar que este fim-de-semana aumenta esses risco em 1, 10 ou 100%...mas já não considero nada demagógico que Sá Frenandes tem a obrigação de pensar um bocadinho antes de optar pelo constante encolher de ombros. Afinal, como Vereador dos Espaços Verdes ele diz confiar que os espaços verdes da Av. Liberdade não serão afectados. Não sei, mas não me custa...confiar.
E como Vereador do Ambiente não tem uma palavra a dizer? É que, aí, sei eu, sabe ele e sabemos todos que não há confiança possível. Os motores dos carros de Fórmula1 que se vão passear na Avenida não parecem muito preocupados com a minha qualidade de vida e com a qualidade do ar que eu respiro...eu esperaria que houvesse quem se preocupasse. Por razões óbvias.

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 10/23/2008 2:09 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

ce-me que tens toda a razão.

 
At 10/23/2008 3:57 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

se vao cortar o transito para fazer esse tal desfile, duvido que um carro de formula um, ás voltinhas durante um bocadinho, polua tanto como um dia normal de transito, por isso, se calhar até vai ser bom.

 
At 10/23/2008 4:33 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Não tenho conheciemntos técnico para saber se vão poluir mais ou menos, efectivamente. Reconheci-o logo no post, dizendo que seria demagógico afirmá-lo. Recordo, no entanto, que a Av. da Liberdade, com ou sem Tunel do Marquês, aos fins-de-semana não é (enquanto não houver árvore de natal...) a auto-estrada dos outros dias.
De qualquer forma, e mesmo que na questão técnica esteja, efectivamente, errada, não creio que esteja totalemente no resto...
Trocar umas horas sem trânsito por umas horas com voltinhas de carros de fórmula 1 numa das vias mais poúídas da Europa, não me parece que tenha qualquer cabimento (e aqui concordo com o termo uasado pelo Ruiben de Carvalho - é raro, mas acontece) pedagógico.
E também não muda o essencial do post: gostaria de ver o vereador do Ambiente, que é o MEU vereador, a, mesmo que tenhas razão e não haja, efectivamente, um aumento de poluição por causa destes carros, em vez de optar pelo constante encolher de ombros ou aceno afirmativo à maioria das decisões, pelo menos, controversas do executivo...usar a clareza com nos habituara e dizer: quando for para trazer para a Avenida da Liberdade corridas de bicicletas, a pé, de burro, de cavalo ou de trotinete, contem comigo. Assim, não contem comigo!!!
E também o gostaria de o ver a questionar Costa e Prestrelo que quais as tax

 
At 10/23/2008 4:39 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Nota: havia aqui um comentário anónimo, ao qual o meu comentário pretendia responder. Entretanto não me perguntem como...eu acho que o apaguei. Peço imensa desculpa e, mesmo sabendo que era grandote e que dará trabalho, peço a quem o publicou que o volte a publicar.
Só não tiro agora esta resposta (a um comentário que comi, valha-me a santa engrácia...) porque depois não vou ter oportunidade tão depressa de o voltar a publicar...
Meu caro Anónimo, desculpa o mau jeito...e publica de novo. Se fizeres favor, com a notinha que essa comentário é o comentário a que se refere a resposta anterior...e podes acrescentar que eu sou uma azelha.
Obrigado e mais uma vez as minhas desculpas.

 

Enviar um comentário

<< Home