« Home | Belo filme » | Cuidado com a vaga de frio » | O Orçamento de Estado - parte II » | Orçamento de Estado - parte I » | 2 milhões com retorno imediato » | Paradoxos » | Afinal ccomo quase tudo é um espelho da sociedade ... » | O Paradoxo do Ornitobronco por Bruno Nogueira » | Parabéns » | Eles estão com medo »

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Sto António e os LGBT

Segundo notícias hoje no Correio da Manhã os gays e lésbicas reclamam tratamento igual para os "tristissimos" e "deprimentes" (adjectivos meus) casamentos de Santo António. Peço desculpa mas não concordo, independentemente da ideia que eu tenho desta coisa que são as realizações dos casamentos de Sto António e sobre os quais falarei quando chegar a altura.
A tradição dos Casamentos de Sto António na sua origem é religiosa, pois dizia-se que casal que se conhecesse na noite de Sto António era abençoado e por tal deveria casar passado uma ano no dia feriado. Eram estes os casais oficiais. A tradição foi-se perdendo até para a Igreja e a CM Lisboa tomou conta dela para a organizar como forma de publicidade gratuíta. Mas não deixa de ser uma tradição com raízes profundamente católicas e nesse sentido, concordando-se ou não com a posição da Igreja sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo (e nesse aspecto sou insuspeito) não se pode querer obrigar a Igreja a ceder uma sua tradição para que se vá contra a sua doutrina. Liberdade é também isso. A de se deixar a todos e a cada um a sua liberdade e capacidade de decidir.
Em suma, não concordo com a inclusão dos LGBT nas cerimónias de Sto António

Etiquetas:

3Comenta Este Post

At 1/19/2010 6:05 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Julgo que certas pessoas confundem, aquilo que é um direito civil de igualdade de todos os cidadãos, contra qualquer discriminação, com a atitude das religiões ,sejam elas quais forem , perante questões como os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

A lei aprovada na Assembleia da Republica diz respeito a um direito civil, e não a questões religiosas.

Se um católico ou uma católica tiver atracção por pessoas do seu proprio sexo, e pretender casar-se, pode fazê-lo civilmente, mas a sua religião não permite outro tipo de cerimónia, podem achar que não é justo, mas isso é uma questão interna da religião, e das suas normas.

Pode haver muita hipocrisia, a Igreja condena a pedofilia, mas como se sabe há inumeros casos de abuso sexual de crianças, por parte dos padres .

A Igreja condena a homossexualidade, mas muitos padres, freiras bispos , cardeais, e mesmo Papas, tiveram relações com pessoas do seu sexo.

A Igreja não permite o casamento dos padres, mas sem sair de Portugal, são centenas os casos de padres amancebados e com filhos .

È tudo uma grande hipocrisia, mas nas normas e nos principios , que pelos vistos muito poucos cumprem, o casamento entre pessoas do mesmo sexo está interdito aos católicos, e por não tem logica que o poder civil , neste caso a Camara de Lisboa, queira transformar os casamentos de Sto Antonio, noutra coisa.

Porque não fazer os casamentos da Republica no Cinco de Outubro, cerimonia civil aberta a todos....

 
At 1/19/2010 6:47 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo, eu limitei-me a dar a minha opinião, sendo que sou abertamente a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo e já agora ateu, mas não gosto de misturar o que não é misturável. Se condeno quandoa igreja entra na esfera da política dificilmente aceito que a sociedade civil não crente interfira nos assuntos dogmáticos da igreja.
Mas parece-me pelo comentário que estamos de acordo quanto ao essencial.

 
At 1/20/2010 10:51 da manhã, Anonymous fj escreveu...

Bem visto pá.Mas no essencial parece que todos de acordo.

 

Enviar um comentário

<< Home