« Home | Não era a igreja ... » | Ressaca é lixada » | A foto da semana » | Desculpem lá qualquer coisinha » | Passatempo de Sexta-Feira » | Afinal é apenas marketing » | O melhor português » | Não há como escapar, né? » | Incapacidade de responder a pensamento do dia » | Pensamento do dia 26 de Outubro »

sábado, outubro 28, 2006

Faz hoje 70 anos ...

Não era para colar esta posta. Mas com os acontecimentos recentes e com a limpeza de imagem que alguma direita quer fazer da figura de Salazar parece-me que não é demais lembrar que coisas como o Tarrafal existiram. Relembrar que ali foram assassinadas pessoas por um regime ditatorial apenas porque queriam um país diferente. Para relembrar que a tortura e a ausência de liberdades e direitos existia. Para relembrar que se pode, como alguns defendem, haver expicações socio-culturais que expliquem a ideologia de Salazar não há nenhuma desculpa para os assassinatos que ele ordenou. Porque independentemente de tudo Salazar era um Ditador e um Assassino.
.
Eu não vivi a ditadura. Usufruo apenas da Liberdade que a revolução dos cravos me trouxe. Mas não é por causa disso que me posso demitir de manter vivo o espírito que norteou o 25 de Abril. Por isso não posso compactuar com branqueamentos de imagem de um figura que é responsável por anos de isolamento, por décadas de decadencia, por mortes, pela guerra colonial, pela censura, pela PIDE, pelo medo, pelo ...
Parafraseando um canal de televisão.
Não apaguem a nossa memória.

Etiquetas:

6Comenta Este Post

At 10/28/2006 11:31 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Daniel, este é o trabalho.
Desmontar, mostrando as peças desse puzell imenso que foi a vida nesses anos de ditadura.
É bom não esquecer.

 
At 10/28/2006 12:48 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

ainda bem que puseste este post, daniel.
Esta manhã andei a fazer o meu trabalho de militante, agora vim almoçar a correr e a seguir tenho um lanche de amigos, tipo chá das cinco e assim...:)))não vou ter muito tempo para o Troll até á noite. E este post tinha que ser feito. Porque não podemos apagar mesmo a memória. O Salazar não foi só aquele ser que acham piada a meter num concurso de televisão qualquer. Também foi o Tarrafal. E o resto.

 
At 10/28/2006 1:40 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Coisas duma manhã atribulada, desculpem o erro.
Onde está "puzell", deverá ler-se, "puzzle".

 
At 10/28/2006 3:01 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

ke jacobinos vçs me sairam..........lololol ke tal uma foto de GULAG ou dos campos da morte no camboja.O Tarrafal era uma colonia de ferias kuando comparado kom tais lokais. Alguem sabe me dizer kuantas pessoas morreram no tarrafal?? n sabiam mas existiam no tarrafal fornos para cozer pao e cabrito lolololololol..... sr. arruda n é mais do ke outro adorador de baco ou dionisio parabens para mais uma perola literaria regada com o nectar dos deuses...........ke tristeza.....

 
At 10/28/2006 4:52 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Baco????? acho que já estive com ele e com o Marques de Sade na Ilha de Lesbos.
Foi uma festa do Camandro, do caraças ou do catano.

José e Isabel, faço por que ninguém se esqueça.

 
At 10/29/2006 3:30 da manhã, Blogger COMTRA escreveu...

Eles apagar a memória não apagam. Mas são cada vez mais os que ignoram completamente a realidade da nossa história. É o que dá o ensino virado para arranjar empregados para as empresas!

 

Enviar um comentário

<< Home