« Home | Já era tempo !! » | Somos dois.... » | Invasão de cromos » | O des de desistir não conta.... » | Se não sabem o número peçam à SIC » | Natal dos hospitais » | Parece que é obrigatório » | Será??? » | Sem título » | O Prós e Contras »

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Livros

Ontem escrevi aqui nestas linhas que iria comprar o "livro" de Carolina Salgado e expliquei porquê. Não que precisasse de o fazer mas achei por bem fazé-lo. Qual o meu espanto quando descobri que o mesmo estava esgotado. À espera de nova e maior edição. Por isso mesmo ainda não pude transmitir neste mui nobre espaço a minha opinião.
Felizmente, não fiquei sem leituras. Para além do orçamento da Freguesia de Corroios, leitura difícil e até fastidiosa para um leigo, em termos de economia, como eu chegou-me às mãos um livro fantástico e para o qual apenas tenho adjectivos feios (apesar de só ter lido ainda metade) para o definir. Nojento, Porco, Obsceno, Repugnante entre outros. Mas é isso que torna o livro único. Estão-se agora a perguntar qual é o livro, não é ? O título é "120 dias de Sodoma" e o autor nem mais nem menos que Marquês de Sade. Um Livro que relata com promenores quase maquiavélicos as relações pessoais e "afectivas" entre 24 pessoas mais umas quantas histórias antigas a ponto de nos colocar a meio caminho entre o vómito e o desfalecimento.
Obviamente que não aconselho este livro a menos que tenha uma mente muito aberta e seja muito pouco impressionável.
Não sei se repararam, mas se não aqui fica a chamada de atenção, para o facto de eu ter começado a falar no "eu Carolina" para depois passar ao "120 dias de Sodoma" e para a relação que pode haver entre ambos os casos. É que Pinto da Costa se assemelha em muito a algumas personagens asquerosas do livro, e já agora que ambos têm uma coisa em comum. A prostituição.

Etiquetas:

15Comenta Este Post

At 12/15/2006 12:07 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Pois não é um livro fácil de digerir...viste o "Salò ou os 120 dias de Sodoma" do Pasolini?
A hsitória do Sade adaptada aos últimos dias do fascismo em Itália?
Tão dificil como o livro...

 
At 12/15/2006 1:40 da manhã, Blogger COMTRA escreveu...

Oh Daniel, ler os "120 dias de Sodoma" é obra e coragem ao mesmo tempo. Mas olha que se esse foi o teu primeiro livro do famoso Marques de Sade, ficas com uma idéia muito parcial do autor por muitos considerado maldito. Há outras obras bem mais interessantes que podes ler com regalo e sem esses constrangimentos. A "Filosofia da alcova" por exemplo. Mas não te esqueças que o homem (o Marques de Sade" passou grande pate da sua vida atrás das grades, o que contribuiu e "forçou" decididamente a sua produtividade literária.

 
At 12/15/2006 10:09 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

O livro é fácil.Tu é que és fraquinho.

 
At 12/15/2006 10:33 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Isabel, não vi mas se calahar vou tentar arranjar.

comtra, pode ser que sim mas este foi o 1º que me chegou ás mão e por empréstimo de um colega que ficou fascinado com o livro. Se que ele passou 34 ans atrás de grades mas este tipo de obra não se basta ter vontade tem de se ser génio e mais, dá-nos uma visão diferente do habitual o se. XIX.

Jack, pois sou. Muito fraquinho. Mais ou menos como tu na leitura do que escrevo.

 
At 12/15/2006 5:39 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 12/15/2006 6:16 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Esta postagem foi removida pelo administrador do blog...este blog tem censura?

 
At 12/15/2006 7:59 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Na verdade sou fraquinho.

 
At 12/15/2006 8:13 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Mário Cunhal, se soubesses o que lá estava não estranharias, a menos que saibas e não queiras dizer.
Quanto à pergunta, não neste blog não há censura como podes ver em muitos comentários que por aí há.

 
At 12/15/2006 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 12/15/2006 9:07 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Então se não há censura porque são apagados os posts?

 
At 12/15/2006 10:33 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Mário Cunhal, apagar comentários assinados por anónimos, com um chorrilho de difamações e (peço imensa desculpa mas não me apetece escolher outra palavra, até porque não a merece) ordinarices não é censura, é bom senso.
E já agora, para sua informação e de todos os que por aqui passem: pela minha parte, apagarei todos os posts reles e ordinários que aqui sejam colocados. Gosto de uma boa discussão. Não tenho paciência para putos mal educados.
Para além desses, claro que também apagarei os que usurparem identidades...para além de putos mal-educados, também não tenho paciência para paranoicos.

 
At 12/15/2006 10:40 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Ok. Há censura...

 
At 12/15/2006 10:51 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Ok, Mário Cunhal, como queiras...abrir a porta de casa para nos virem agredir e difamar, não é respeito pelos outros, ´
e falta de respeito por nós próprios. Mas nada tens a recear...não estas a pensar usurpar a identidade de ninguém, nem deixar aqui um chorrilho de ordinarices, pois não?

 
At 12/16/2006 2:15 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Não Isabel,não me confudas com estes energúmenos.Porém quero dizer que democracia tambem é isto.Temos que nos aguentar.

 
At 12/16/2006 10:34 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Mário, claro que temos que nos aguentar. Mas não concordo que Democracia também seja isto. A Democracia é feita por homens e mulheres. Achas mesmo que alguns destes comentários e esta parvoíce de se darem nomes alheios, pode ser feito por um homem ou uma muklher? Não, Mário, é coisa de puto mal educado, mesmo. E se bem que a Democracia também seja para eles, não podemos deixá-los ser eles a fazerem-na. Ainda estão só na idade de brincar com os Pokemons.

 

Enviar um comentário

<< Home