« Home | Nova povoação do Alentejo » | Bravo Paula Teixeira da Cruz » | O fanatismo da Igreja: Quem votar sim ficará sem ... » | Preservemos o planeta e as nossas florestas... » | Notas soltas sobre o Referendo » | Vamos aprender a conjugar um verbo » | Campanha pelo SIM » | A vergonha da campanha do Não » | Tratado constitucional Europeu » | Parva, é o que a gaja é... »

sábado, janeiro 20, 2007

"Eu vinha para a vida, e deram-me dias"

Resposta
«Eu vinha para a vida, e deram-me dias»
vivos com os seus lugares e espaço....

Ontem nasci sem fim, e alimentei-me
nesta mesa que em duas se reparte.
Uma aba no mar, vagante à toa,
trouxe os sabores de ondas, de orlas.
Outra aba na terra mostrou-me as pedras
polidas, úberes, gastas. Pedras
densas que me encheram o ventre
e me criaram similar à Terra.
No mar tive cristais quebrados, jóias;
na terra, tão nítida poeira branca
que fundi as formas das flores visíveis....
...
E hoje é este olhar profundo
deriva das imagens pelo mundo.

Fiama Hasse Pais Brandão - 1938-2007

Etiquetas:

3Comenta Este Post

At 1/20/2007 1:13 da tarde, Blogger cereja escreveu...

Isabel, não sabia, tive um choque agora quando cheguei ao teu post.
Se o 2006 acabou mal, este não está a começar bem.

 
At 1/20/2007 1:19 da tarde, Blogger cereja escreveu...

Bem, ainda cá volto.
(sou parva, mas fiquei tão impressionada que fechei logo o comentário...)
Queria dizer que escolheste muito bem o poema. A verdade é que quando o li, antes de chegar à tua linha, estava a pensar que era mais uma contribuição da tua parte para a alínea de Poesia do Troll. E era natural, porque era um belo poema, independetemente do momento em que foi aqui publicado.
Ela nem sempre era uma poetiza fácil. Mas encontramos alguns poemas magníficos. Que geração... Ela, a Luisa Neto Jorge, o Gastão Cruz... Tão diferentes mas com tanto que dizer.

 
At 1/20/2007 4:35 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Que a perda, física de Fiama, sirva para o seu maior conhecimento, por parte dos que amam a vida e as letras deste nosso país.
De qualquer forma, é sempre doloroso, vermos abalar os melhores de nós.

 

Enviar um comentário

<< Home