« Home | A noite eleitoral vista por um Troll do deserto IV » | A noite eleitoral vista por um Troll do deserto III » | A noite eleitoral vista por um Troll do deserto II » | A noite eleitoral vista por um Troll do deserto I » | Férias » | Mais notas de Lisboa em 2007 » | Outras notas sobre Lisboa... » | Na véspera das Autárquicas de Lisboa » | Ausências » | O portuga de A a Z »

segunda-feira, julho 16, 2007

A noite eleitoral vista por um Troll do deserto V

Sá Fernandes teve uma noite tranquila. Foi dos candidatos que melhor aguentou a erosão provocada por dois candidatos pseudo independentes e pela elevada abstenção. Tirando ele só me estou a lembrar do Ruben de Carvalho que também se aguentou. Costa perdeu esta noite. Pode até ter ganho as eleições mas ao não conseguir a maioria que tanto pediu e ter um resultado semelhante ao conseguido por Carrilho há 2 anos não pode ser lido como positivo. Á direita nem se fala. Um terramoto.
Mas Sá Fernandes trabalhou para ter esta noite tranquila. E não foi na campanha. Foi nos dois anos como vereador. Foi por isso que não sofreu com o facto de o PS apresentar o nº 2 do Governo. Foi por isso que não foi afectado pela candidatura de Roseta. Poderiamos aqui dizer que noutro cenário outro reultado era possível. Não gosto dessas expeculações. Os resultados são o que são derivados da conjuntura e essas não se mudam.
Estou feliz pelo Sá Fernandes. Ele era dos que fazia falta e vai lá estar e porque foi um dos poucos vitoriosos esta noite. Uma noite onde até Lisboa perdeu.
De Sá Fernandes para estes 2 anos só se espera uma coisa. Coerencia. Qualquer fuga ao seu programa, aos seus ideais e á sua forma de estar seria uma traição que sabemos dali não ser capaz de vir. Vamos ver o que fazem os outros. Os que estão danadinhos para ter o cú no poleiro.
É que com apenas 6 vereadores António Costa tem muitos rebuçados para destribuir.

Etiquetas:

15Comenta Este Post

At 7/16/2007 8:07 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Obrigado amigo, pelas notas. Bom trabalho !!!
Sá Fernandes era mesmo um homem tranquilo ontem à noite. Nam parecia cansado...

Quanto ás férias: merecemos todos !!!!
Obrigada pelo desejo e até já!!!!

 
At 7/16/2007 8:10 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Comentário totalmente faccioso. Por muito que me custou ver alguém integro ser castigado por ter revelado os negócios podres que se faziam na CML, Sá Fernandes e o BE perderam. Não admitir isso e não conseguir encarar essa realidade seria muito grave. Esse discurso parece decalcado do PCP em noite de derrota.

Nestas eleições erecebeu menos votos que nas anteriores. E tendo conta da fragmentação provocada por candidatos saídos dos "grandes" partidos, o resultado do BE é fraco. E há quer perceber uqal a origem para tal.

Cumprimentos,

Explícito.

 
At 7/16/2007 8:45 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Explícito, não concordo. PErdeu o Costa que queria uma maioria e teve menos votos em número absoluto que o Carrilho. PErdeu o Telmo Correia que não foi eleito. PErdeu o Negrão e a Roseta porque um ficou atrá do ex PSD Carmona e a outra porque não bateu Carmona como independente. Quem nada perdeu perdeu foi Ruben e Fernandes apesar de terem perdido votos em número absoluto. VEncedor da noite. A Abstenção e a corupção na pessoa de Carmona Rodrigues.
Se isto é ser tendencioso desculpa.

 
At 7/17/2007 1:06 da manhã, Blogger a.pacheco escreveu...

Daniel Arruda, depois de ter assistido, á campanha anti-Sá Fernandes , vejo agora certos comentadores apostados em dizer,o Sá Fernandes foi derrotado.

A SIC ontem titulava , o Bloco de Esquerda não consegue eleger o segundo vereador.....

O Correio da Manhã , Sá Fernandes só foi apoiado por 13.000 , Lisboetas, e por aqui, fala-se em discurso proximo do PCP.

Vamos a Factos.

O PS perde 18.000 eleitores e 25% do seu eleitorado

O PSD quase 90.000 e mais de 70%

O CDS 9.000 e mais de 60%

O PCP 14.000 e mais de 40%

Isto é, todos os partidos parlamentares foram penalizados pela abstenção, pensar que Sá Fernandes e o Bloco não o seriam, é algo que só pode suceder em filmes de ficção.

Depois quem esteve na campanha, ou acompanhou pelos meios da comunicação a cobertura que era feita da campanha de Sá Fernandes, percebe, que os ataques, as insidias, as calunias, a forma inviesada como eram apresentadas as prospostas da candidatura , teriam de ter alguma consequência.

Sá Fernandes foi o bode espiatório desta campanha, se denunciou a Braga Parques logo surgiam vozes a pôr em causa a justeza dessa opcção, se exigiu que o Tunel do Marquês fosse pelo menos construido com alguma segurança, era o culpado da derrapagem financeira.
Se queria lisura no contratação de assessores e que todos os partidos seguissem a mesma metodologia, era o gastador, o vereador que oferecia tachos, etc etc etc.
Para já não falar de epitetos como o justiceiro, o detective, o empata, o homem que impedia que Lisboa se modernizasse etc etc etc.

Perante tudo isto , o que se poderia esperar, não nego que a campanha pode não ter sido conduzida de uma forma totalmente eficaz, e que a propria propaganda, pode não ter sido bem aceite por certos apoiantes do Bloco.

Mas nas condições objectivas em que se desenrolou a campanha , com uma tentativa organizada de impedir a sua eleição, ( e quem não for cego surdo e mudo , sabe do que falo), a re-eleição de Sá Fernandes e os mais de 13.000 votos conseguidos são UMA VITORIA.

 
At 7/17/2007 1:05 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Como achei piada à dualidade de critérios na análise das votações de duas forças que perderam uma percentagem quase idêntica (na casa dos 40%), fiquei desconfiado e resolvi olhar melhor para a outra afirmação de a CDU ter estado “à beira de não eleger o segundo vereador”. Claro que isso só teria acontecido se o CDS/PP tivesse tido mais 2081 votos, o BE mais 5334, o PS mais 8000 e os outros ainda bastante mais...

 
At 7/17/2007 2:53 da tarde, Blogger Esquerda Comunista escreveu...

Vocês desculpem, mas devemos andar a viver em países diferentes.

a) Era objectivo do Bloco 2 vereadores - elegeu 1

b) Tendo em conta o protagonismo político que o Sá´Fernandes teve ao ter denunciado a tentativa de corrupção de que foi alvo, esta era uma oportunidade única.

c) Se havia um sector do eleitorado que tinha todas as razões para confiar no seu vereador, para se mobilizar e votar em massa, era o eleitorado do Bloco.

d) consigo entender que me digam que a Helena Roseta limitava o crescimento da candidatura do sá Fernandes; consigo entender que com a taxa de abstenção, o BE tivesse menos votos expressos, não posso entender é como baixou a nível percentual.

Vitória é continuar com o mesmo número de veradores? Vitória é baixar o número de votos expressos? Vitória é perder percentualmente?

Se alguém ganhou foi o Carmona e a Roseta. Até o Costa só teve mais 3% que o carrilho.

Abstraindo a situação concreta, do Sá Fernandes poderiamos dizer que teve um EMPATE. Vencer teria sido eleger 2 vereadores, ter mais votos, ultrapassar o PCP. E nada disso aconteceu!

Creio que, tendo em conta a situação de crise profunda do país, os últimos escândalos (saneamentos, curriculum de sócrates, etc.), e sobretudo o colapso da CML, o Bloco tinha uma oportunidade de ouro para dar um salto qualitativo que não soube aproveitar.

Se o Bloco não cresce nesta situação, quando é que irá crescer?

Se os últimos resultados mostram alguma coisa (presidenciais, regionais da Madeira, Intercalares de Lisboa), é que tem havido uma derrapagem eleitoral desde o máximo histórico conseguido nas legislativas de 2005.

As razões poderão ser muitas. Poderemos mesmo discordar profundamente dos motivos que têm causado esta situação.

Objectivamente, é inegável que o Bloco tem perdido fôlego. O que não significa que não venha a recuperar. Mas falar em vitórias, no caso das intercaleres de Lisboa, faz lembrar o álvaro cunhal trransformando derrotas em vitórias.

 
At 7/17/2007 6:11 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

A mim “falar em vitórias, no caso das intercalares de Lisboa” faz-me lembrar balanço das eleições do Daniel Oliveira, no Arrastão, em que resumo, disse:
António Costa
Venceu.

Carmona Rodrigues
Derrotado.

Fernando Negrão
Perdeu estrondosamente.

Helena Roseta
Venceu.

Ruben de Carvalho
Desce dois por cento e elege o segundo vereador à tangente (...) é um mau resultado. (...) Terá perdido mais para Roseta (...) Perdeu.

José Sá Fernandes
Teve (...) muito próximo do que conseguiu há dois anos (...) pode considerar que venceu. (...) segurou o seu eleitorado (...). Por isso venceu.

Telmo Correia
????

Isto é para o DO houve 4 vencedores - Costa, Carmona, Roseta, Sá Fernandes - e 2 perdedores - Negrão e Ruben -...

...E contudo comparando com os resultados de há dois anos, o PS perdeu mais de 20%, o BE e a CDU perderam 40%, o PP perdeu quase 60% e o PSD perdeu mais de 70%!

E a tal tangente de que fala eram uns “meros” mais de 2000 votos para o PP, mais 5335 para o BE ou mais de 8000 para o PS. Digam lá se os amigos não são para as ocasiões pós-eleitorais...

 
At 7/17/2007 6:32 da tarde, Blogger a.pacheco escreveu...

A eleição de Sá Fernandes como se vê, causou azia a muita gente ,mas isso com sais de fruto passa.

Já Agora o Ruben foi eleito com 9.000 votos o Sá Fernandes precisou de 13.200.

Quanto ao sr Faustino , depois do que ele foi escrevendo durante toda a campanha para denegrir o Sá Fernandes e o Bloco, é preciso topete, para agora vir numa de grande análise aos resultados.

Se certas pessoas se tivessem esforçado a sério na campanha, e não fizessem objectivamente feito boiocote, talvez o resultado fosse outro.

Lá diz o povo com os meus inimigos posso eu bem, o pior são os meus amigos.....

 
At 7/19/2007 7:06 da tarde, Blogger Esquerda Comunista escreveu...

Oh Pacheco... com todo e o devido respeito... vai-te catar!

Eu sei que é mais fácil andar à procura do "inimigo interno", bricar às caças às bruxas do que analisar fria e logicamente as razões porque o eleitorado bloquista de Lisboa - em boa medida - ficou em casa e não foi eleger o 2º vereador do Bloco.

Só não esperava este tipo de "facilitismos" no Bloco.

Sê consequente e apresenta uma queixa na comissão de direitos: o meu número de aderente é o 2800. Pode ser que haja mais torquemadas como tu.

Quanto às razões do insucesso, se te dás por satisfeito com a explicação "do inimigo interno", dos 2 comentários que escrevi neste blog ou até com essa célebre "campanha de impresa" que muitos dos militantes do Bloco não viram... apenas te posso assegurar que és um abençoado pois é dos simples de espírito que pertence o reino dos céus.

Passar bem, meu pequeno Béria

 
At 7/20/2007 3:38 da tarde, Blogger a.pacheco escreveu...

Rui Faustino até poderias ser o numero um.

Ou és masoquista e teimas em fazer parte de um partido, de que discordas de tudo.

Ou pior és um oportunista, pois aquilo que foste capaz de escrever sobre o Sá Fernandes fazendo-te eco do Correio Da Manhã, demonstra que , ética e principios são coisa que desconheces.

 
At 7/20/2007 3:57 da tarde, Blogger a.pacheco escreveu...

Rui Faustino, não tenho nada de Beria, personagem que abomino.

Só que não aceito , aqueles que dizendo-se aderentes do Bloco, objectivamente sabotam o trabalho.

Seria incapaz , por principios éticos , de me fazer eco , do Correio da Manhã e aproveitar a onda, para espalhar POR VÀRIOS blogues, uma opinião que objectivamente servia os adversários da candidatura, de Sá Fernandes.

Não querer ver o papel da Braga Parques, os ataques do Carmona e do PCP, estar cego surdo e mudo aos artigos do C.M. do 24 horas e até do Publico, e depois candidamente, dizer queriam dois mas só tivemos um....

Desculpa, mas não faz parte da minha visão, daquilo que deveria ser um militante do Bloco.

E isto nada tem com a defesa da liberdade de opinião, essa tem outros contornos,mesmo na Blogosfera, a Isabel Faria o Daniel Arruda , o Daniel Oliveira, e mesmo outros comentadores apoiantes do Bloco, têm com toda a frontalidade ,criticado acções e politicas do Bloco.

Só que nenhum precisou de se servir de Correios da Manhã, ou nalgum momento tenha utilizado os métodos do Rui Faustino.

Possivelmente porque para eles o debate aberto e frontal, nada tem a ver com mesquinhez, ou pior desejos, de uma afirmação pessoal, muito pífia diga-se.

Mas como diz o povo , cada um vale aquilo que vale, e a mais não é obrigado.

Espero que a Isabel Faria quando vier de férias possa entrar neste debate, não espero que ela me dê razão, espero sim que ela possa ajuizar,perante o que aqui foi dito, quem realmente pretende que o Bloco se reforce e seja uma real alternativa á direita.

Até lá não direi nem mais uma palavra sobre o Rui Faustino.

 
At 7/21/2007 11:07 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Explícito, tentei ontem, apesar de ter o Mar a chamar por mim, aqui deixar uma análise mais serena (e mais objectiva) dos resultados das eleições..
Não considero que Sá Fernandes e o Bloco tenham perdido. Considero que temos que tirar ensinamentos de não termos crescido eleitoralmente, apesar de todo o trabalho de Sá Fernandes.
E que temos que os tirar JÁ!!

Rui Faustino, durante toda a campanha fui clara, mesmo que isso me tivesses custado algumas incompreensões... Empenhei-me a 100% na campanha do Bloco. Mas não me empenhei duma forma hipócrita ou de mal menor. Não havia (nem há) para a CML alternativa a ter Sá Fernandes como cabeça de lista.
Reitero o que sempre disse. Sá Fernandes foi o melhor candidato que o BE pode ter tido. É o melhor vereador que o BE pode ter.
Se podiamos fazer mais? Claro que sim. Por isso ainda não há muito subscrevi uma Moção dentro do BE que pretendia analisar os erros e apontar caminhos para os ultrapassar. Só que nada disso tinha nada a ver com histórias de salários ou de números de acessores...
Preocupa-me que a campanha em Lisboa não tenha descido às bases, isso sim. Mas essa preocupação também a deixei na Convenção e vou continuar a manifestá-la dentro do Bloco.
Como escrevi no post que ontem publiquei, durante a campanha eleitoral nunca viria publicamente criticar a forma como a campanha estava a decorrer ou manifestar dúvidas sobre Sá Fernandes (até porque nem as tinha). Só assim, hoje, me sinto à vontade para aqui escrever o que penso. Criticas, incluídas. Não estou com uma perna fora e outra dentro de nada...quando estou, estou inteira, quando saio, saio inteira. Na campanha para Lisboa também.Ou no Bloco.

A.Pacheco,não tenho muito tempo para responder na hora, porque isto fica muita caro...mas aqui vai.
Creio que sabes a minha opinião. Manifestei-a aqui muitas vezes. Fiz campanha pelo Sá Fernandes e fi-la convictamente. Deixei as criticas para depois.Durante a campanha e, sobretudo, porque sempre a entendi como díficil, abstive-me de fazer qualquer uma publicamente. Fiz algumas chamadas de atenção internas. E agora, com tudo terminado, deixei o post lá de cima.
O meu problema no Bloco não está em perdermos ou não ganharmos força eleitoral numas eleições, está em conseguirmos ser (voltar a ser) a alternativa no Parlamento, nas empresas e nas escolas. E nos Sindicatos, que como sabes é algo que me é muito caro (havemos de voltar a esta "guerra").
Por isso dos resultados eleitorais tirarei ensinamentos. Com a consciência tranquila que, se algo não correu tão bem como deveria, fiz tudo para o evitar.

Continuarei a criticar o Bloco, mesmo publicamente, quando assim o entender, mas como dizes, e o Rui Faustino que me perdoe a frontalidade, quero criticá-lo com palavras e ideias minhas, não com palavras e ideias do Correio da Manhã e do 24 Horas. Ou dos representantes da Bragaparques na C. Social.

 
At 7/21/2007 4:17 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Perdera, perderam, não tenham ilusões, perderam e em grande e nunca mais vão tornar a pôr os pézinhos na câmara de Lisboa.

E ética e principios são coisas que nunca conheceram.

 
At 7/21/2007 4:18 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Agora o pretexto para a censura é o correio da manha. que gente mais hipócrita esta, meu deus!

 
At 7/24/2007 10:49 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo nº 1, não sei de quem está a falar...a única força que estevena CML e que saiu foi o PPão é nada a minha guerra.

Anónimo nº2, não faço ideia do que estás a falar...repito o que já aqui escrevemos todos milhares de vezes: em nossa casa mandamos nós...e se a queremos ter livre de discursos de papas e de sec. gerais é um problema e uma opção nossa.
Se chamas a isso censura, é um problema teu.Mas numa coisa tens razão:encher o Troll de artigos do CM também não é o meu sonho...de qualquer forma, não foi disso que falei e presumindo que entendes português, entendeste isso perfeitamente. Por isso...quando achares que é hipocrisia a mais...poupa-te. Não voltes cá.

 

Enviar um comentário

<< Home