« Home | Duas Luas a 27 de Agosto » | O adiar da Paz » | Economia, política, interesses. Para quando as pes... » | Já que estamos numa de Biquinis pergunto-me: » | Não é preciso o Daniel descobrir mais Leonídios pa... » | De chorar » | O 1º da época » | O caruncho entrou na casa da Democracia » | Os clones do fim-de-semana » | No fim do franquismo .. »

quarta-feira, agosto 08, 2007

Somos racistas

Tenho pena que Portugal não seja assim. Tolerante. Que se deixem de ouvir comentários como o que ouvi no outro dia. Olha ali aquela branca com um preto.
Portugal é antes de mais um país hipócrita, porque não assume o seu racismo. Quem nunca ouviu ...
"Eu não sou racista mas, ......"
... que se acuse.
Só o facto de se distinguir as pessoas torna-nos racistas. Nas notícias de jornal uma notícia é dada "2 negros assaltam bomba de gasolina" mas se eles forem caucasianos o título passaria a ser "bomba de gasolina assaltada". Portugal ou os portugueses não assumem que são racistas. São demasiado bem educados pra isso. Porque sabem, até pelos ensinamentos da história, que é mau ser-se racista e por isso não se assume, mas na realidade não gostamos dos estrangeiros, especialmente se estes vierem de Africa, India ou China. Se forem Europeus e "civilizados" até que os aceitamos bem. No bom estilo dos burgueses decadentes que apenas aceitam na sua casa quem é da sua condição social.
Obviamente que nem todos são assim. Há portugueses tolerantes. Quero crer que são cada vez mais. Que as novas gerações serão muito mais tolerantes ainda, mas não são essas que neste momento decidem. Também aqui é importante que os protagonistas sociais sejam rejuvenescidos. Em suma, ainda muito há para fazer neste cantinho à beira mar plantado.

Etiquetas:

10Comenta Este Post

At 8/08/2007 11:04 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Eu não sou racista, mas...

...se 100% dos imigrantes viessem para cá com trabalho garantido, não tinham de se marginalizar e tornar criminosos.

...se os chineses viessem para cá cumprir as regras de qualidade europeias, não tínhamos que lhes fechar as lojas e confiscar os produtos.

...se os ciganos não estivessem a receber um subsidio de inserção maior que o meu ordenado. Se recebessem esse subsidio, mas tentassem trabalhar e integrar-se, em vez de andarem a roubar tampas de saneamento para vender em sucatas.

Não me chateiam os Ucranianos espalhados pelos conservatórios de musica do país, nem os chineses com programas de investigação nas nossas universidades, nem os negros que trabalham e fazem algo para se integrarem e serem úteis à sociedade. Em relação a esses ninguém é racista.

Somos todos racistas em relação aos problemas sociais que as minorias e etnias geram quando "invadem" outros países.

 
At 8/08/2007 11:56 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo, como deves calcular nem sequer vou responder ao teu comentário e apenas digo que ainda bem que os parisienses não tiveram a tua postura quando portugueses fundaram o "bidon ville" hasteando até a bandeira nacional á entrada ou quando fomos andar aos caixotes em Nova Jersia.
És racista e ´e exactamente de pessoas como tu que eu falo no meu post.

 
At 8/09/2007 1:47 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Ainda bem que, tal como dizes no post, esta tua geração é como é...
Tens que te aguentar...

 
At 8/09/2007 1:48 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

...e outra coisa...respondeste!!!

 
At 8/09/2007 12:08 da tarde, Blogger Oscar Maximo escreveu...

Eu não sou racista mas sou contra a e/imigração.

Quem pensa que há gente a mais no mundo é logica/ contra a imigração.
A população ou é controlada local/ ou nunca o será.

Os ecologistas falam de "pegada humana" e dizem por exemplo que a "pegada humana" dos portugueses é DUAS Terras: ora, não era melhor simplesmente dizer, por outras palavras, que Portugal devia ter METADE da população ? (e a América 10x menos). Assumam-se!

 
At 8/09/2007 6:14 da tarde, Blogger Lusófona escreveu...

Parabéns pelo blog!!
Tem um visual muito bonito e temas interessantes.

Sou brasileira, vivo em Portugal, e sempre fui bem tratada pelos portugueses.

Mas, também já ouvi coisas "escandalosas" e nunca imaginei que ouviria isso aqui, porque Portugal é um país de imigrantes desde sempre.

 
At 8/09/2007 6:32 da tarde, Blogger Lusófona escreveu...

Não escrevi muito bem... eu quis dizer que os portugues são emigrantes desde sempre... os portugueses percorreram o mundo e fixaram-se em diverso países...

Agora, espero ter expressado bem a minha opinião

 
At 8/09/2007 8:22 da tarde, Blogger Unknown escreveu...

Pois é...
Pelos vistos devo ser da tal minoria em extinção.
Pois definitivamente não gosto de ver misturas.
Não me incomodam estrangeiros.
Simplesmente penso que estes devem aderir aos nossos costumes (penso que lhe chamam aculturação).
A meus olhos, pela opinião de outros, olhos miopes, não é nada bom cada um chegar e desatar a fazer as mesmas coisas que fazia "lá na terra".
Se tal acontece leva a que se repita aqui, os motivos que levaram as pessoas a vir para cá. Não será assim?
Obviamente que o que vem do exterior não é para exterminar. Antes pelo contrario.
Gostava de deixar para comentar o seginte:
Os ditos casais não racistas,p.e Brancos e Pretos, que ostensivamente tentam passar e fazer acreditar que aquilo é fantastico, pensem...
Presumindo que o compromisso existe, com o tempo chegarão os filhos.
demasiado pretos para os brancos...
demasiado brancos para os pretos...
A proclamada tolerancia (tolerancia ao que???)não será egoismo e vaidade de querer dar nas vistas??

 
At 8/10/2007 8:16 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Óscar é uma opinião que há que respeitar embora não concorde. Mas o que tu defendes eu não sei se podemos considerar dentro do racismo que aqui referi pois não é racista quanto muito nacionalista mas mesmo assim muito sui generis.

Obrigado lusófona, explicaste-te perfeitamente.

João, eu nasci na Alemanha onde vivi alguns anos. Sou filho de um Portugues e de uma Alemã e a mistura de culturas nunca me fez mal. Na Alemanha comia cozido á portuguesa e participava num rancho folclórico. Cá a minha mãe mantem os seus hábitos alemães e eu sigo alguns deles, temos amigos que já se interessaram por conhecer, por exemplo culinária alemã só porque nós lhes falávamos disso. Será isto a aculturação que tu falas?
"demasiado pretos para os brancos...
demasiado brancos para os pretos..." dizes tu. É a tua opinião. Eu vejo ali pessoas, seres humanos e só isso. Porque é que uma pessoa há de ser demasiado preto ou demasiado branco. Só se houver pessoas para quem isso seja um problema. Os tais racistas que eu gostaria que acabassem.
Só uma última coisa. As pessoas não vêm para cá por causa dos costumes das terras. Veem para cá por causa das condições económicas, na maioria dos casos.

 
At 8/15/2007 3:34 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

mais palavras para quê?

muito bom...

 

Enviar um comentário

<< Home