« Home | Sócrates morreu! » | A Nossa Escolha » | MMS » | Com um esforço vão lá » | Um fim de semana atribulado » | resumo » | Domingo de manhã » | Obrigação versus capacidade » | Sem comentários - III » | Sem comentários - II »

quarta-feira, novembro 14, 2007

Façam o que eu digo, não façam o que eu faço.

Estalou há coisa de duas semanas uma discussão numa das nossas caixas de comentários por causa dos deputados e das suas regalias. Nessa altura um dos anónimos de serviço veio atacar os deputados do Bloco disto e daquilo e mais daquele outro.
Só que há por aí passarinhos que por vezes nos sopram algumas coisas ao ouvido e ainda bem, pois é sinal que o Troll anda bem frequentado. Num desses sopros o Troll, (eu, my self and I) ficámos a saber que nalguns partidos de esquerda as mordomias não fazem parte da sociedade burguesa que urge combater.
Por exemplo. Alguém fazia ideia que o deputado Antonio Filipe do PCP, por ser vice presidente do parlamento burguês, palavras do seu partido, tem direito, e faz uso, e isso é que me espanta, de um carro com motorista particular cedido pelo Parlamento?
Ou sabiam que o coordenador da União de Sindicatos de Setúbal tem um carro pago pelo sindicato o mesmo acontecendo com o coordenador do Sindicato dos Metalurgicos? Ou que a coordenadora do Sindicato da Função Pública de Setúbal se recusa a andar de transportes sendo-lhe por isso paga a gasolina para ir às manifs, enquanto que aos trabalhadores "normais" é descontado um dia de trabalho?
.
Pois é. Já pregava Frei Tomás. Façam o que eu digo, não façam o que eu faço.

Etiquetas:

13Comenta Este Post

At 11/15/2007 12:39 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

O que o Troll está a arranjar....

O Antonio Filipe até é dos deputados menos sectarios, e com este comentário, lá vai ficar o homem em cheque....

O que interessa é denunciar as modormias daqueles que enchem a boca de principios, de classe operária, da defesa da pureza do partido, e que depois levam uma vida de nababos, pouco se preocupando com os trabalhadores que dizem defender....

 
At 11/15/2007 8:59 da manhã, Blogger Farpas escreveu...

É este tipo de coisas que descredibiliza a política e as lutas que são feitas. Um anti bananas não pode ir para uma manifestação a comer uma banana certo??!!.... muitooooo mau...

 
At 11/15/2007 9:25 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo, eu não creio que sejam as pesspoas que ficam em cheque...apenas as atitudes.
Ali em baixo os deputados do BE foram acusados, por anónimos que se assmem como militantes do PCP de usar o dinheiro que ganham no Parlamento para proveito próprio (algo muito pior, a meu ver do que usar carro com motorista,apesar de tudo...) e de mais umas quantas coisas do género(espreite os comentários ao post sbre a Luísa Mesquita).
Só dois exemplos, ao acaso:
"As camisas de marca que no meu partido, os meus camaradas possa usar NÃO SÃO RESULTADO da actividade política que desenvolvem. No PCP os eleitos entregam o dinheiro ao Partido, no Bloco (segundo creio, mas por favor, corrijam-me, provem que estou enganado), levam-no para casa, não é? Ai pois é! Cada um come como quer."

"Tu podes ter um ferrari e uma casa de campo. A questão é: tens o ferrari por ganahares a lotaria, por herança, pelo teu trabalho na iniciativa privada... ou por "representares o povo e os trabalhadores?" Essa é a questão e o resto é conversa! Álvaro cunhal - esse herói popular poderia ter tido tudo e ter sido tudo. o camarada nunca usou "camisas de marca" - mas se tivesse usado por ter recebido uns cobres da herança familiar, qual era o problema?"

Os deputados do BE vão para o Parlamento de transportes públicos (com ou sem camisas de marca...) e os do PCP de motorista privado (concedido no exercício das suas funções, não por herança familiar...).
Mas se quer que lhe diga, a mim choca-me muito mais que dirientes sindicais vão para as manifs com gasolina paga, do que o António Filipre ter motorista e aceitar...aesar de tudo, o último faz uso (que eu num Partido e Esquerda, contesto) de uma porrgativa concedida pelo sistema...o outro faz uso do dinheiro dos trabalhadores.

 
At 11/15/2007 9:26 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Pois Farpas,também é ess aparte, como acabei de dizer, muito mais do que a que respeite ao António Filipe que me choca...sobretudo que me faz pensar que se devia pensar duas vezes antes de mandar pedras ao telado do vizinho, que, afinal, neste caso, nem de vidro é.

 
At 11/15/2007 2:09 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O PCP, correu com o Veiga de Oliveira porque ele ia ao Gambrinus comer lagosta....

Correu com a Zita porque ela ia lanchar á Ferrari...

A mulher do Mao era acusada de usar meias de seda...

À falta de argumentos politicos, o PCP, e já agora ,outros ditos partidos comunistas, usam este tipo de conversa.

Grave é um dirigente sindical, utilizar as cotizações dos trabalhadores para ir ás minifestações de carro particular.

Quanto ao caso do Filipe e dos deputados do BE, que um utilize o carro e o motorista que lhe tem á disposição, e que outros utilizem como muito bem entendem, o dinheiro do ordenado do Parlamento, não vejo onde está a gravidade do problema....

Grave é aqueles que se servem do lugar do Parlamento para enriquecerem de forma ilicita ....

 
At 11/15/2007 4:50 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo. Esta posta só apareceu porque houve alguém que resolveu mandar pedras ao telhado do vizinho de forma infundada e ainda por cima não olhando á sua casa.
Mas se precebi bem concordo contigo pois é realmente grave o que se passa nos sindicatos. Com o dinheiro de todos os sindicalizados.

 
At 11/15/2007 4:58 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Vamos ser sérios, o PCP correu com a Zita, o Veiga, o Vital, o Judas e outros mais pelo simples facto de que eles deixaram de ser comunistas!
Não sou do PCP mas isso não me transforma em anti-comunista.

 
At 11/15/2007 5:23 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Resposta de um anonimo, a um anonimo...

O que eu disse é que utilizar argumentos como:
Comer lagosta no Gambrinus, ou lanchar na Versailles, como motivos para EXPULSAR militantes, é de todo ridiculo.

Como ridiculo é falar dos ordenados dos deputados do BE, e das camisas que eles usam....

A discussão politica tem de ser feita noutros termos.

Aliás o que está em causa é os ordenados e a vida de nababos que levam certos dirigentes sindicais afectos ao PCP, e isso sim , é grave, porque quem paga os ordenados a estas pessoas, são as cotizações dos trabalhadores sindicalizados....

Quanto á questão de as pessoas serem ou não comunistas, ou antes comunistas facção PCP, isso é muito fluido, a Luisa Mesquita, o Barros Duarte, e até o Carlos Sousa, eram até há pouco comunistas para os chefes do PCP, e de um dia para o outro passaramm a ser lixo, pelo menos os dois primeiros.....

 
At 11/15/2007 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Presidente de Câmara de Vizela expulsa e empurra jornalista da reunião de hoje.

As razões: o jornal diz mentiras.

Presidente, PS.

A jornalista, Susana ribeiro apresenta queixa na GNR.

 
At 11/15/2007 7:29 da tarde, Blogger Esquerda Comunista escreveu...

Acho que vocês estão a confundir um fenómeno estrutural (a tendência à burocratização e apatia) com críticas ao nível do comportamento pessoal.

E esta troca de galhardetes em nada bebeficia a necessária unidade de esquerda que os camaradas justamente defenderam na última convenção do Bloco de Esquerda.

Já nessa Convenção tive oportunidade de apresentar propostas que visam combater a "tentação" burocrática, sobretudo e nomeadamente:

a) eleição e direito à revogação de mandatos políticos, dirigentes, de funcionários e acessores por plenários de militantes de base.

b)Remuneração pelo salalário médio. Se os nossos dirigentes não viverem como vive o povo, como pode representá-lo? Esta é a melhor forma de afastar oportunistas em busca da "camisa de marca".

Se o sistema é viciante, todos são sujeitos à viciação: tragam no bolso um cartão do PCP, do Bloco ou do agrupamento escutureiro 513.

É nestes termos que a discussão deve ser feita. Também no Bloco de Esquerda.

E como os camaradas fazem parte da Mesa Nacional e animam uma das tendências do Bloco, espero que no futuro saibam também levar a cabo esse combate de moralização.

 
At 11/15/2007 8:24 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Camarada Rui, estás a confundir duas coisas. Uma coisa é o combate político dentro dos partidos. Outra coisa é um blog. Este blog não é uma cadeia de transmissão de uma linha política. Por acaso os 3 escribas estiveram do mesmo lado naquela barricada. Os Blogs têm dinamicas próprias e este post vem no seguimento de outro em que os deputados do BE foram acusados de algumas coisas que me parecem parvas. Como se a defesa dos trabalhadores se medisse pela roupa que vestem. Da mesma forma que não concordo com o que propuseste do ordenado médio. Não existe norma estatutária que me impeça de ser rico (infelizmente não sou) e por isso não defender quem ganha menos. Se o dinheiro é ganho no exercicio do seu trabalho porquê censurar?
Já quanto á viciação do sistema continuo a dizer que o sistema so vicia que quer ser viciado. Até ao momento ainda ninguém apresentou um ponto onde algum deputado do BE tenha sido viciado pelo sistema enquanto que noutros partidos há muitas evidencias. Chamem-se elas mordomias, ou cargos em empresa públicas ou um qualquer tachito numa autarquia.

 
At 11/15/2007 9:26 da tarde, Blogger Esquerda Comunista escreveu...

Daniel:

"Se o dinheiro é ganho no exercicio do seu trabalho porquê censurar?"

Eu não censuro os camaradas que usam camisas de marca. Modéstia à parte, também tenho um pullover berberry.

Mas eu não aceito que se considere "representar o povo" ou "dirigir o partido", como um "emprego" onde "o dinheiro é ganho no exercício do seu trabalho".

E um partido político necessita duma direcção estável e dum quadro de funcionários. Aqui não haverá diferenças.

PORÈM, o que eu digo, é que os dirigentes e funcionários o devem ser, porque assim foram eleitos pelos seus camaradas de base e por EXCLUSIVA dedicação a uma causa, não porque essa dedicação lhes conceda, também, "camisas de marca".

Porque se trouxer "camisas de marca", um dia olhas para o lado e tens junto a ti não os activistas mais dedicados, mas os mesmos oportunistas de sempre.

Com isto não estou a chamar "oportunista" a ninguém, apenas apresento propostas para evitar que eles se multipliquem.

 
At 11/16/2007 11:08 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O grande educador do Bloco....

È só rir....

 

Enviar um comentário

<< Home