« Home | We still have his dream » | Desculpa aos leitores e ao Dr. Paulo Teixeira Pinto » | Hoje acordei virado para aqui II » | Hoje acordei virado para aqui » | Era um país cheio de cor ... » | Sorry again » | O retrato Robot » | Ex ou novo, quem é a pobre vitima??? » | A nossa Escolha » | Não precisa de agradecer, rico. Estou cá para faze... »

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Confirmações e mitos

Esta notícia traz algumas confirmações e deita por terra "mitos", que, alguns, ao longo dos anos, foram tentando criar.
Confirma-nos:
1 º - Que é normal que uma pessoa normal já não possa ver o Sr. Primeiro Ministro à frente. tenha pesadelos com a sua voz e precise de calmantes sempre que ouve o seu nome. Imaginemos, aquela voz e aquele ar e multipliquemos a coisa por 50 horas...50 horas, 2 dias e ainda mais 2 horas...já fizeram o exercício??? ok, então, agora toca a ir, rapidamente, à mala buscar o Lorenin ou o Xanax...
2º - Que, apesar de tudo, fomos algo poupados aos pastés de bacalhau do sr. Presidente da República, o que pode explicar que não se tenha esgotado o stock de Xanaxs.
3º - Que o Bloco central funciona às mil maravilhas nas nossa televisões. O nosso Centrão não precisa de novas Leis autárquicas ou eleitorais para nada. A alternância entre o PS e o PSD já ali está, sem se ter que recorrer a chatices de alterar leis, que dão sempre uma trabalheira do caraças. Vejam a boa classificação de Luís Filipe Menezes e do seu pequeno antecessor e digam lá se há necessiade de arranjar forma legal de garantir no futuro que a nossa AR será pintada, eternamente, de rosa / laranja ou de laranja/rosa, conforme as ocasiões. A informação imparcial das nossas televisões encarrega-se disso. Nas calmas.
4 º - Que Paulo Portas tem um tempo de antena ( e contribui também ele, para a elevada taxa de dependência de calmantes dos portugueses) muito superior à representatividade do seu Partido. Não deixa de ser enternecedor ver como o bloco central trata os seus amigos.
Cai o mito:
1 - O PCP ao longo dos anos tem acusado o Bloco de Esquerda de andar ao colo da Comunicação Social.
Já durante as Presidenciais, se tinha verificado que tal não correspondia à realidade, mas os mitos não se perdem assim do pé para a mão e, sempre que vem à bailação, lá surge a conversa: pois o que seria do BE sem a Comunicação Social? O que vos vale são os favores dos jornalistas!!! O PCP é eternamente descriminado...e assim, mais umas coisas do género.
Afinal, Jerónimo de Sousa ocupa um honroso 5º lugar no tempo de antena das nossas televisões...e Francisco Louçã aparece em 11º lugar...a mim nada que me incomode por aí além...apesar de ficar sempre triste quando estrago um mitozito aos camaradas do PCP. Eles já perderam tantos, ao longo da vida...(NB: eu também...se bem que alguns não foram comuns...).

Etiquetas:

6Comenta Este Post

At 1/24/2008 12:29 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

O PCP queixa-se sempre da CS, o último exemplo foi uma conferência nacional que realizaram, mas o Jerónimo de Sousa é uma estrela para os média.

 
At 1/24/2008 1:22 da tarde, Blogger Esquerda Comunista escreveu...

Se alguma coisa esta notícia demonstra, é a imensa manipulação jornalística, a tremenda formatação das consciências, o circo montado para entreter as massas da "nova Roma".

Só não percebo estas picardias artificias com o PCP! Se o PC tem tido (recentemente, atenção!) mais tempo de antena do que o Bloco, se calhar é porque o Bloco está a ser uma fraca oposição ao governo.

Um bom exemplo foi a primeira intervenção parlamentar do nosso deputado jovem (ao fim de quase 10 anos temos um).

Pois aproveitando os "holofotes" que a imprensa burguesita iria lançar sobre a "novidade" (e os média adoram novidades), que fez o deputado jovem do Bloco?

Uma intervenção denunciando o desemprego? A precaridade? A destruição do sistema educativo público? As propinas? O preço das rendas de casa? O problema da Habitação?

Não! Nada disso! Falou sobre a "praxe académica", pois, como é óbvio de ver, a praxe académica é a grande preocupação da juventude portuguesa!

Todavia, é mais fácil lançar farpas ao PC e estimular o clima de sectarismo existente na esquerda portuguesa do que analisar as causas concretas do desmazelo a que o Bloco está a chegar.

 
At 1/24/2008 8:02 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Rui, vamos lá por partes. Passei 2/3 do meu post a falar no que tu dizes ser o problema da CS. A formatação de consciências. Reduzi-a à formatação polítca. Poderia, evidentemente, falar noutras. Mas na notícia em causa era o tempo de antena de dirigentes politicos que estava em causa. Penso que dá para entender a razão da opção.

Depois, no último parágrafo falei na constante vitimização do PCP. Nem sequer falei se era justo ou não o tempo de antena dado ao PC ou ao Bloco, ou comparativamente aos dois. Falei na vitimização do PCP e na acusação recorrente de que o BE anda ao colo da CS.
Mantenho o que disse e os números confirmam. O PCP não tem razão, comparativamente ao BE em se armar em vitima. Ponto. Este era o meu post.

Quanto à tua argumentação:
Há alguma contradição em achar "é a imensa manipulação jornalística, a tremenda formatação das consciências," e depois dizer que o PCP é mais noticiado do que o BE porque faz melhor oposição ao sistema (penso que entendes o uso do termo, pois Governo seria, pela tua análise, algo redutor) do que o BE.
Isto é, então uma comunicação social manipuladora, completamente a soldo do Governo e de interesses políticos e económicos da direita e do capital, dá mais espaço de antena a quem lhe faz oposição??!! Então, mas, asim sendo, não é manipuladora e é uma CS democrática, aberta, que dá voz a quem faz oposição...nada a criticar-lhe, quanto à formatão política, portanto...

Não considero nada que o PCP faça uma melhor opoisição ao Governo do que o Bloco.
Considero que o Bloco fez durante anos muito melhor oposição política do que a que faz hoje ( a escolha do tema para a Moção de Censura é, apenas, um insignificante mas significativo exemplo). Não me revi, então, nem me revejo hoje na oposição política do PCP.

Quanto às farpas ao PCP. De vez em quando acontecem, sim. Se contares a quantidade de posts que postamos e os que versam o PCP verás quão são poucas as farpas...mas, sabes, a doia anitos de fazer os 50 há muito que deixei de ter Deuses e achar que há gente intocável...fazer criticas não é ser sectário. Ser sectário é não aceitar criticas.

E não penso que seja o clima de sectarismo o drama da Esquerda portuguesa. Para mim o drama da Esquerda portuguesa é a acomodação, a falta de vigor.E essa não é exclusiva, se calhar nem maior no BE do que no resto da Esquerda.Notamo-la no Bloco, porque militamos nele e porque é mais recente. A acomodação do PC, já a conhecemos há décadas.Se bem que a costumem disfarçar de lutas inconsequentes e de chavões falsamente mobilizadores...

 
At 1/24/2008 8:16 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

Caro Rui Faustino este teu comentário mostra que estás muito mais próximo em termos estratégicos e tácticos ( não me parece em termos ideológicos, o PCP é estalinista, o camarada é trotsquista) do PCP do que do Bloco.

 
At 1/24/2008 11:01 da tarde, Blogger Esquerda Comunista escreveu...

Isabel:

Escrevi "se o PCP tem tido". Porque não sei como esses estudos são feitos e - sobretudo - o estudo em questão não faz uma análise QUALITATIVA da informação noticiosa.

Isto é: pode até ser que o PCP tenha mais cobertura jornalística, mas isso não significa que essa cobertura o favoreça, isso não significa que nas peças sejam reproduzidas os seus pontos de vista ou que as ditas peças não sejam mesmo perjorativas!

Parece-me é que nem vale a pena estar com estas tricas. Se o PCP se autovitimiza, não vamos nós fazer o mesmo, não é?

Senão como é que vamos contruir a unidade de esquerda que os camaradas - e bem! - defenderam na última convenção do BE?

Saibamos discutir o importante sem cair no acessório.

Quanto à minha "próximidade ideológica", José Manuel Faria, devo dizer-te honestamente que, após 10 anos de militância no PCP e 5 no BE, me parece que tanto um como o outro têm coisas boas e coisas más e, realmente, não vou cair na "diabolização" que muitos camaradas do BE fazem do PC, porque vícios existem nos 2.

 
At 1/25/2008 11:55 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Rui, se leste bem a notícia que está na base do post, verás que fala de tempos de antenas de pssoas...o Jerónimo de Sousa, Sec. Geral do PCP, aparece em 5º lugar. Presume-se que quando o Jerónimo de Sousa, Sec Geral do PCP, aparece nas televisões seja para transmitir os pontos de vista do PCP e não para dar cobertura a notícias perjorativas sobre o PCP.

Repito, no entanto, que não era disso que falava a parte do post em que o PC entrava...eu não dizia que o PC tinha cobertura a mais...eu negava era a acusação- até lhe chamava mito, para não levar algo, sem demasiada importância, demasiado a sério - de que a CS favorece o Bloco, neste caso, porque era de pessoas que tratava, o Coordenador do Bloco, acusação recorrente nos militantes do PCP. Sabes que lido com eles diariamente, a nível sindical...conheço, portanto,muito bem oas seus "argumnentos" habituais.

Quanto á unidade des Esquerda: na Moção que subscrevi à Convenção do BE e em posteriores tomadas de posição, nomeadamente sobre autarquias, penso que fica claro que o que defendemos é a unidade de acção, de base, a convergência para lutas concretas com as bases do PCP. Aliás se leres bem a Moção, não reduzimos esta convergência ao PCP...

Da minha parte e tenho a certeza que é essa a posição de todos os camaradas que comigo estiveram / estão, não defendo unidade com uma Direcção autista, sectária, anti-democrática, que sob a capa da falsa mobilização, apenas usa as lutas dos trabalhadores (ok, retiro o "apenas") essencialmente usa as lutas dos trablahdores para o seu calendário político. Que recua sempre, em que agora a Flexisegurança é o papão, esquecendo-se que o Código de Trabalho ainda aí está, vivinho da costa...que se prepara para fechar a CGTP ainda mais, que a nível autárquico faz sistematicamente alianças com a Direita, que permite sem pestenejar a precariedade nas suas Cãmaras, nos organismos que lhe estão próximos...
Não, Rui, com esta Direcção eu não quero alianças.
Quero-as e construo-as, dia a dia, com os trabalhadores na base...mas em torno de projectos políticos e de acções politicas concretas.

Só para terminar que isto vai longo:
Quando eu, dentro do Bloco, luto contra vícios...os vícios têm "forma".
Os vícios contra os quais eu luto, têm umas vezes a forma do PS...e outras a do PCP. Luto da mesma forma contra ambos.
Não quero um Bloco, não estarei num Bloco que se assemelhe a um ou a outro...por isso eu não diabolizo o PCP...apenas não quero um Bloco parecido com ele...

Foi no Bloco, alternativa ao PS e ao PCP, que eu entrei...só estari nesse.

 

Enviar um comentário

<< Home