« Home | A Benção do Cardeal » | Desculpem lá voltar ao tema mas, » | Leiam que vale a pena » | A nossa Escolha » | Corridas... » | Curto pensar que continua coradito.... » | BANCO COMERCIAL PORTUGUÊS A ARMA SECRETA PARA O CO... » | Rrrrrrrrrrrrr........... » | Luiz Pacheco » | CML »

terça-feira, janeiro 08, 2008

Parece que Lisboa deixou de estar alerta...

No início de Novembro nascia um Blog feito, pelo menos assim se apresentava, pelos trabalhadores precários e avençados da CML.
Apresentava-se assim, no 1º post: "Os nossos principais objectivos são tornar público a situação precária de mais de 1 000 trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa que de há anos para cá asseguram o regular funcionamento dos serviços e que vêem, com a chegada do executivo liderado pelo Sr. António Costa, perigar a sua única fonte de rendimento, rendimento esse conseguido com o seu trabalho e dedicação à autarquia que os emprega".
...
Durante o mês e meio que durou actualizado, sucederam-se posts sobre a situação dos trabalhadores percários da CML, sucederam-se criticas à actuação do executivo liderado por António Costa, foram publicadas listas de salários chorudos dentro da CML, denunciaram-se situações e apresentaram-se testemunhos.
Olhando os posts iniciais do Lisboa em Alerta, pensávamos que estávamos perante um instrumento importante para a luta dos trabalhadores da CML.
Para o fim, como que prenúncio do que se anunciava, surgiam posts com uma linguagem que nos parecia demasiado familiar... "Confrontados com o conhecimento público da manobra indecente do novo modelo de contrato, Cardoso da Silva e José Sá Fernandes apressaram-se a deitar areia para os olhos dos trabalhadores"...
O post onde se encontra este parágrafo termina afrmando que houve novos depedimentos, novas ameaças...mas que não se sabiam detalhes. Nem confirmações.
...
No último post, datado de 15 de Dezembro, os autores do Blog afirmam que a CML recuou nos novos contratos...manifestam a sua satisfação por muitos trabalhadores precários da CML verem no Lisboa em Alerta um aliado na luta...reiteram a sua determinação em continuar com o Blog e com a luta...
...
Depois, desapareceu. Acabou-se. Desde o dia 15 de Dezembro que ninguém por lá passa, a não ser meia dúzia de putos, que parecem ter ocupado a casa e debitam imbecilidades na caixa de comentários do últmo post. Mais nada. Nem uma informação aos trabalhadores ou aos leitores sobre a situação dos tais contratos, ou da nova vaga de despedimentos que se avizinhava, segundo informação não confirmada veinculada pelo último post... nem uma palavra a dizer que concluiram que o papel do Blog tinha chegado ao fim...nem um "até já"... nem um contacto para os trabalhadores, para quem supostamente se dirigiam, poderem contactar em caso de necessidade. Nada. Silêncio.
...
Os autores, que não conheço de nenhum lado, que me desculpem. Mas a isto chama-se falta de respeito pelos trabalhadores em nome dos quais supostamente falavam. A isto chama-se falta de solidariedade e, sobretudo, falta de seriedade. As lutas, sobretudo, se nos reivindicamos como seus porta vozes, não se "terminam" quando já não nos apetece continuar, quando o nosso problema está resolvido ou quando arranjamos uma luta nova para nos entretermos.
Se se venceu a luta, aqueles que os ajudaram nessa vitória, têm o direito de saber. Se se perdeu a batalha, aqueles com quem se conta, têm o direito de saber que não podem cruzar os braços. Se nada ainda está decidido ou ultrapassado, todos nós, que nos disponibilizamos para a solidariedade, mas, sobretudo, os trabalhadores que viram no Blog um aliado, têm o direito de saber...
...
Assim, abandonado, sem uma explicação, surge como mais um exemplo de como alguns usam as lutas e os problemas dos trabalhadores para proveito próprio. Político ou pessoal.
Como os seu autores sempre foram anónimos, nunca se saberá se se trata de leviandade, de oportunismo ou de traição.
Mas seja qual for a razão, é triste.

Etiquetas:

0Comenta Este Post

Enviar um comentário

<< Home