« Home | Vieira da Silva, o ministro » | Uma evidência difícil de negar » | A nossa escolha » | Club Iraq » | E os trabalhadores? E os jovens? » | Mário Machado está muito mais maduro » | A escolha da carreira » | Ainda o Tibete » | Imagens do passado não constroem o futuro » | Sócrates, a energia negativa »

sexta-feira, abril 11, 2008

Sons de Abril em mim.

A Maria João Pires começou hoje uma série no Cinco Dias. Murais e músicas de Abril, "porque é Abril".
E começou com El pueblo unido jamás sera vencido. E eu não resisti...
...
Não sei se se passa o mesmo com todos os que viveram aqueles dias. Nem sei se se passa sempre o mesmo comigo. Há momentos em que já não consigo recordar-me nas imagens e em que apenas me guardo nos sons. Há momentos em que me recordo neles, nos que, teimosamente, perduram, mas já não estou segura que ainda me consiga sentir neles. Em que parece que já só me consigo olhar neles. Como se de fora. Os desencantos. A vida. Os caminhos que, entretanto, fizemos dos nossos sonhos, a Revolução que não fizemos e aquilo a que outros chamaram Revoluções e o que delas fizeram, talvez a idade, ou, talvez apenas o tempo, fazem com que hoje já só haja alguns sons que me voltam a colocar quase lá.
Este, que a Maria João hoje escolhe no
Cinco Dias, é um desses sons.
...
As palavras já não fazem o mesmo sentido? Possivelmente não. Mas isso interessa?
..
No dia em que o cantei, talvez pela primeira vez após Abril, nas ruas de Santarém, ali, mesmo juntinho à Escola Prática de Cavalaria, não sei em que dia, já pouco sei de com quem, penso que ainda em Abril, fugida das aulas do Sta. Margarida, a mentir aos meus avós, arranjando desculpas para chegar a casa tarde, e tarde era, então, o fim da tarde, que nem mesmo Abril, ainda bébé, evitava que os catorze anos ainda contassem para as horas de chegar a casa, as palavras que eu cantava diziam que queria fazer um País livre. E um Mundo melhor.
...
O que fizeram, o que eu própria com elas ou delas fiz, não me interessa nada. Sem elas não seria o que sou hoje. Nem o Mundo seria o que é hoje. Para o bem e para o mal.
Por isso, não sei se se passa o mesmo com todos os que viveram aqueles dias. Ou se se passa o mesmo comigo todos os dias. Mas apesar dos erros, das dúvidas, das traições e dos desencantos, El Pueblo Unido volta a colocar-me em mim quando em mim tudo era possível. Até mudar o Mundo.
..
E sinto orgulho nisso. E uma imensa alegria.



Durante Abril e apesar deste ano, e porque já se passarm alguns, desde o meu primeiro Abril na Blogosfera, e já foi quase tudo dito, encontrarei, certamente, outros sons que me deixem voltar àquelas dias. Ficar-lhes-ei eternamente grata, se teimarem em não se desvanecer.
A razão porque escolhi este video, com imagens do Chile de Allende, e não, apenas, com a canção, é, apenas, porque no meu som, há sempre vozes de gente. Como esta.

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 4/12/2008 12:23 da manhã, Blogger Mar escreveu...

Isabel, tão belo o som quanto as tuas palavras. :-)

 
At 4/12/2008 12:35 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Obrigada Mar.
Quando, por alguns momentos, lá volto...talvez até as palavras ganhem luz.

 
At 4/12/2008 12:21 da tarde, Blogger Shyznogud escreveu...

Fico contente por as minhas manias terem despertado recordações tão especiais.

MJP

 
At 4/13/2008 4:50 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Também eu, Maria João. Acredite que despertaram mesmo...e que soube /sabe bem.

 

Enviar um comentário

<< Home