« Home | A nossa escolha » | Club Iraq » | E os trabalhadores? E os jovens? » | Mário Machado está muito mais maduro » | A escolha da carreira » | Ainda o Tibete » | Imagens do passado não constroem o futuro » | Sócrates, a energia negativa » | Não a Pequim 2008 » | Fado Falado ou a pureza do fado »

sexta-feira, abril 11, 2008

Uma evidência difícil de negar

Apareceu nos últimos dias na comunicação social um facto que não é de desprezar. Os nossos comentadores e analistas finalmente descobriram e começaram a escrever sobre o facto de o verdadeiro perigo da perca da maioria absoluta do governo PS está à esquerda e que, no actual cenário, só esta o pode fazer. Certo que os mais conservadores e liberais anunciam isso como mau e usam-no como recado interno a Luis Filipe Menezes, mas não importa, pois o que ressalta daqui é que só a esquerda será capaz de parar este tormento que se tornou a governação Sócrates. Aliás, o 1º Ministro já reconheceu isso e eu escrevi-o àcerca do debate de há 15 dias no Parlamento. em que ele. claramente. recentra o debate à esquerda procurando retirar espaço de manobra ao BE e ao PCP.
Esta situação (a esquerda parlamentar como fiel da balança) vem, no entanto, dar um novo significado ao voto útil, o que é uma preversão pois ao longo dos anos o apelo ao voto útil à esquerda foi utilizado sempre pelo PS e, neste caso, claramente que um voto útil em 2009 será no BE e no PCP. Neste momento, a fasquia está posta nos 20% de somatório dos dois partidos, atendendo que as últimas sondagens, consensuais na previsão destes dois partidos, dão valores a rondar os 18%. Mas pode ir mais além num caminho difícil. Mas se até os comentadores foram obrigados a reparar nesta evidência, mais facilmente os cidadãos repararão.

Etiquetas:

5Comenta Este Post

At 4/11/2008 8:08 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

Segundo uma sondagem do CM. O BE( 10.2%)e o PCP (8.9%), valem ( 19.1%).

A direita anda preocupada.

 
At 4/12/2008 3:21 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Pois José Manuel, eu fiz uma média de todas as sondagens e deu perto dos 18% pelo que assumi este valor.
MAs sim está mais perto dos 20 que para baixo.

 
At 4/12/2008 11:30 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

,Bem visto, vamos aos 20%. Para ps e psd julgo que formalmente ou me não organizados em bloco "centra"tambem o que lhes interessa é o somatório, pois com sócrates, mendes ( menezes nem chegará ás eleições,julgo ), o que interessa a direita dos interesses e os verdadeiros governantes,o patronato nacional e internacional.

 
At 4/12/2008 7:18 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Então agora somam os votos do BE com os do PCP?

Tá tudo maluco...

 
At 4/13/2008 2:31 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo, eu estava a falar de esquerda parlamentar e nesse caso só vejo o BE e o PCP. Mais, ainda sou dos que acredito que com todas as diferenças tenho muito mais em comum com o PCP do que com o PS.
E sim, acho que para um novo rumo para o país vai ser forçoso que num cenário de mais de 20% de esquerda parlamentar que o BE e o pCP se entendam quanto a matérias essenciais cmo saúde, emprego, educação e finanças.
Respondido?????

 

Enviar um comentário

<< Home