« Home | Técnicas de manipulação - parte 1 » | «Para manipular eficazmente as pessoas é necessári... » | Mais 600 » | SOCORRO!! » | A crise em Portugal é simples. » | O que faz estar algo desocupada ao Domingo de manh... » | Levam com as 65 horas e vão ser se ainda têm tempo... » | Janis Joplin and me... » | O Coração da Terra » | A Irlanda? Porreiro, pá!!!! »

terça-feira, junho 17, 2008

O PSD está do outro lado da barricada

Nunca escondi o meu desacordo em relação a algumas opções de Sá Fernandes na CML. Quando achei necessário discordar do meu Partido por ter feito um Acordo que considerei/considero um erro, fi-lo abertamente. Sempre achei que mais que um direito esta clareza era/é uma obrigação.
(Também) por isso estou perfeitamente à vontade para dizer e para escrever que o PSD não tem qualquer credibilidade em apresentar uma Moção contra Sá Fernandes na AML, evocando o caso da Praça das Flores e extrapolando para o Jardim da Estrela. O PSD não tem credibilidade porque o PSD deixou a CML no estado em que se encontra. O PSD não tem credibilidade porque ao longo dos anos foi entregando a interesses privados todos os serviços públicos que davam, ou poderiam dar, lucro. O PSD não tem credibilidade porque em conivência com o CDS e com o PS não "privatizaram" um jardim ou não trocaram um baloiço por um cartaz. Desmantelaram ou pretendem desmantelar todos os serviços públicos, entregando-os aos interesses dos grupos económicos. O PSD não tem credibilidade política. Nem na cidade nem no País. Ponto.
...
O PSD não critica o PS. Cala o facto de ter sido Marcos Perestrelo a dar o seu aval e a fazer o contrato sobre a Praça das Flores. O PSD sabe que não é no PS que estão os seus adversários políticos. Porque sabe que não é da Praça das Flores ou do Jardim da Estrela que efectivamente fala a Moção de Censura, seja lá o que isso for no caso em apreço. O PSD está-se a vingar da actuação de Sá Fernandes que denunciou a corrupção de Carmona e dos seus correligionários e acabou por deitar abaixo o executivo do PSD. É próprio da Direita revanchista e vingativa este tipo de procedimentos.
...
Posso ter todas as divergências com opções políticas dos meus aliados. Posso ter até divergências políticas com opções políticas do meu Partido. Mas, e usando aquela linguagem que alguns consideram "demodée": os meus inimigos estão do outro lado da barricada. O PSD está do outro lado da barricada.
...

Etiquetas:

29Comenta Este Post

At 6/17/2008 5:42 da tarde, Blogger Filipe de Arede Nunes escreveu...

Por acaso gostei da ideia de Sá Fernandes e concordo com a mesma.
É pena é o texto ser quase só ódio contra o PSD!
Olhe que isso não é saudável...
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

 
At 6/17/2008 5:53 da tarde, Blogger Leal Franco escreveu...

Boa posta Isabel.

 
At 6/17/2008 5:53 da tarde, Blogger Leal Franco escreveu...

Boa posta Isabel.

 
At 6/17/2008 5:54 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Isabel estou contigo inteiramente.
O psd , a começar pela usurpação de uma coisa séria ( a social democracia não é uma brincadeia, é,(foi?), , apesar dos seus erros, um movimento muito sério, que não tem a ver com o neoliberalismo que esse sim é só ódio ao povo, que,, . não aos empresários, multinacionais etc do género.Boa pois Isabel.

 
At 6/17/2008 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O PSD na Assembleia Municipal critica o mecenato ás claras.

Prefere o Mecenato tipo Somague.....

 
At 6/17/2008 6:38 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

este Bando de Estúpidos esqueceu-se que fez a cama onde se deitou, pois foram eles que meterem o PSD na câmara. Agora não vale a pena chorarem por leite derramado, xuxem no dedo.

 
At 6/17/2008 6:43 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

cá se fazem, cá se pagam.

 
At 6/17/2008 7:12 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Filipe, não costumo odiar...nem sequer em política. Discordo ou concordo. Respeito ou não respeito.
E quando não respeito costumo, de facto, ser bem mais dura do que quando discordo. O meu problema, com o PSD não é estar, usando a terminologia que me apeteceu adoptar no post "do outro lado da barricada". O PSD é um Partido ideologicamente de Direita. Eu considero-me ideologicamente de Esquerda, logo isso é normal.
O meu problema neste caso é de credibilidade mesmo. O PSD é o último Partido a ter credibilidade para criticar Sá Fernandes com este argumentos e sob este prisma.
Pelas razões óbvias que penso deixei claras no post.

 
At 6/17/2008 7:12 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Obrigado Leal

 
At 6/17/2008 7:14 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

FJ, pois é por isso que falo em credibilidade. O PSD , arauto do neo-liberalismo económico acusar o Sá Fernandes de favorecer interesses privados, é de morte!!!

 
At 6/17/2008 9:19 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

PSD quer que o vereador perca o pelouro dos Espaços Verdes
Assembleia Municipal de Lisboa aprova moção de censura a Sá Fernandes
17.06.2008 - 18h58 Lusa
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje a moção de censura apresentada pelo PSD contra José Sá Fernandes, a exortar o presidente da autarquia, António Costa, a retirar o pelouro dos Espaços Verdes ao vereador eleito pelo Bloco de Esquerda.

A moção, subscrita pelo deputado municipal social-democrata Vítor Gonçalves, foi aprovada com os votos favoráveis do PSD, em maioria absoluta na Assembleia Municipal, e do CDS-PP, as abstenções do PCP e PEV e os votos contra do PS e Bloco de Esquerda. A aprovação desta moção não tem consequências práticas, já que a Assembleia Municipal não tem poderes executivos.

Na moção, Vítor Gonçalves acusa Sá Fernandes de "'alugar' os jardins públicos mais emblemáticos da cidade de Lisboa, privando os cidadãos do seu usufruto".

Em causa está a iniciativa comercial de uma marca de automóveis que tem decorrido na Praça das Flores, que levou ao encerramento do espaço ao público a determinadas horas, e que terá como contrapartida a reabilitação do jardim daquele local.

O social-democrata Vítor Gonçalves contestou a cedência da Praça das Flores durante 17 dias "guardada com grande aparato policial, a uma marca de automóveis", para esta realizar "apresentações do seu novo modelo e várias festas nocturnas, vedando-a a transeuntes, população do bairro, turistas, prejudicando o comércio e incomodando todos os moradores com o barulho das festas, o que provocou um sentimento de revolta pela privatização do espaço público".

 
At 6/17/2008 9:20 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Os ceguinhos não querem ver que quem se deita com ratos acorda ratada

 
At 6/17/2008 9:58 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

além de demagogo e convencido da sua (suposta) superioridade moral, é estruturalmente incompetente. Ou seja, um desastre, o tal de Zé.

 
At 6/17/2008 10:09 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

A moção acerta ao lado, o Marcos Perestrelo do PS, nem sequer é referido, e uma vez mais o PSD, demonstrou que não é um partido credivel.

Deixou a Camara de Lisboa de tanga, têm em cima uma serie de investigações em curso por corrupção.

Esta Assembleia foi eleita nas eleições do Carmona Rodrigues de triste memoria , e apesar disso...

Significativa tambem a abstenção do PCP, mais um que deixou cair a mascara, a partir de agora sabe-se claramente quais são as alianças na camara.

De um lado o PS e o Bloco

Do outro o PSD o CDS, e com o PCP sempre que possivel, a escolher o seu campo, o do PSD.

 
At 6/17/2008 10:50 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

De um lado o PS e o Bloco, sempre, sempre de braço dado até que o Ps lhe dê um pontapé no cu

 
At 6/17/2008 10:51 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

Nas eleições autárquicas há uma ligação programática entre a candidatura à Câmara e Assembleia Municipal. É verdade que normalmente os partidos menos expressivos têm mais votos para a AM. A questão fulcral é que foi um diparate não ter havido eleições para a AML. Esta AML não representa a verdade democrática municipal lisboeta.Assim o PSD brinca a belo gosto.

 
At 6/17/2008 11:58 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

“Na reportagem do programa "People & Power" do canal AlJazeera em inglês, as denúncias de José Sá Fernandes são consideradas exemplares no combate à corrupção em Portugal. A acusação de Domingos Névoa e respectivo julgamento são vistos como um acontecimento histórico: afinal, é a primeira vez que, em Portugal, um autarca levará a julgamento alguém devido a um acto de corrupção”

Não sejam tão ingénuos, a direita PPD,s e CDS,s, não se esquecem do que José Sá Fernandes fez aos seus amigos, independentemente da polémica da Praça das Flores (que pessoalmente também não concordo) a verdadeira causa desta moção de censura foi esta.
O PCP como sempre, com um pé cá e outro lá.

 
At 6/18/2008 12:04 da manhã, Blogger Goldmundo escreveu...

O professor de geometria, num exame:
- Conhece algum sólido só com dois lados?
- Sim, respondeu o aluno. A barricada.

é claro que isto é uma história dos anos 70 ;)

De resto, inteiramente de acordo, Isabel! O próximo ano em Lisboa vai ser bem interessante.

 
At 6/18/2008 12:30 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

José Manuel,completamente de acordo.

 
At 6/18/2008 12:34 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Sequeira, não cerio que esteja a ser ingénua. Se leste bem o meu post é exactamente isso que lá está. O PSD do neo-liberalismo quer icomoda-se lá com a pertença ou o usufruto dos espaços públicos. O PSD apenas se pretende vingar de Sá Fernandes muito mais pelo que lhe fez na opisição do que por aquilo que lhe possa fazer no Executivo.

 
At 6/18/2008 12:36 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Goldemundo, ainda me lembro dessa anedota!!! Obrigadinhom por a a lembrares...ou malvado por me lembrares...a idade!!! :)))

O próximo??? muito antes disso, garanto-te!!

 
At 6/18/2008 2:09 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Isabel Faria 3 perguntas directas:

Depois da manobra de baixa politica dos eleitos do PSD na Assembleia Municipal, com a aprovação de uma moção contra o Sá Fernandes.

Onde está o Bloco de Esquerda de Lisboa....calados

Qual a posição de Luis Fazenda...silêncio

Que tem a dizer Francisco Louçã....não é nada com ele....

É nestes momentos, e para lá de todas as divergências que possa haver com o Sá Fernandes, que se espera uma coisa essencial num partido como o Bloco.

A defesa daquele que é para todos os Lisboetas, o vereador eleito com o apoio do Bloco.

E que estranham que o Bloco não saia em sua defesa.

Não o fazendo, não é Sá Fernandes que sai diminuido, e sim quem não tem a coragem, de nestes momentos tomar a única posição pública possivel:

Sair em defesa de Sá Fernandes.

Tu ao menos, para lá de todas as divergências, demonstraste ao defendê-lo , de que fibra és feita.

Augusto Pacheco

 
At 6/18/2008 12:30 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Augusto Pacheco, três repostas directas e um comentário:
1º - Infelizmente a Concelhia de Lisboa, da qual faço parte ainda não tomou posição pública nem sobre a Praça das Flores nem sobre a Moção do PSD.

2º - Não sei

3º - Não sei

Comentário: podem-me acusar de imensa coisa. Até me podem acusar de falta de estratégia política...nunca me acusarão de calar o que penso ou o que sinto em nome do que quer que seja.
Obrigado por o reconheceres.

 
At 6/18/2008 9:28 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Mas o Louçã e o Fazenda tinham de botar discurso sobre o assunto? E porque não a Ana Drago, o Pedro Soares, o Fernando Rosas, etc., etc.?
A posição do Bloco ficou claríssima com o grupo municipal a defender o vereador e a votar contra a moção. Pode-se ser mais claro? Há por aí pessoal que se diz muito amigo, mas parece estar mais interessado em dividir... não é bonito!

 
At 6/19/2008 2:21 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Ah! O Louçã e o Fazenda não tinham que se pronunciar! Porreiro, pá!

 
At 6/19/2008 2:44 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Sejamos claro e acabo aqui esta polemica.

A ultima coisa que eu pretendo é lançar lenha para a fogueira, até porque apoio o Bloco de Esquerda, e o Sá Fernandes.

O Fazenda deveria ter-se pronunciado, pois ele é actualmente a ligação entre o Bloco e o vereador Sá Fernandes.

E a resposta a uma provocação , ou melhor a uma manobra de baixa politica, de pessoas sem qualquer crédito , como a maioria dos actuais membros do PSD da Assembleia Municipal de Lisboa eleitos nas listas de Carmona Rodrigues,de triste memoria, merecia uma tomada de posição do Louçã, apesar de tudo estamos a falar de Lisboa, e de alguem que mesmo como independente , tem o peso politico do José Sá Fernandes.

É esta a minha maneira de ver as coisas, é porque considero que o Bloco não é um partido igual aos outros, que o apoio.

È porque o Bloco não tem Ferreiras do Amaral e Lusopontes, Somagues, e negociatas Parque Mayer , que o apoio.

É porque não tem negociatas de submarinos, de sobreiros, de apoios financeiros encapotados do BES,e de outras comissões...., que o apoio.

É porque não tem medo denunciar a corrupção, não tem Jorges Coelhos , Armandos Varas e outros que tais, nem faz promessas Socratinas que depois não cumpre, que o apoio.

É porque não corre a pontapé militantes de dezenas de anos, como o PCP fez VERGONHOSAMENTE a Barros Duarte militante e Presidente da Marinha Grande, NÂO FAZ MINUTOS DE SILENCIO À MEMORIA DE CONEGOS BOBISTAS MELOS, nem defende regimes ditatoriais como a China ou Cuba, nem justifica massacres como o do Tibete, que o apoio.

E é por isso que lhe devo exigir, ao Bloco de Esquerda coerência, e sem tibiezas, mesmo discordando de algumas medidas de Sá Fernandes, sair claramente em sua defesa.

Penso que me fiz se entender.

Augusto Pacheco

 
At 6/19/2008 3:03 da tarde, Blogger Filipe de Arede Nunes escreveu...

Cara Isabel,

Discordo consigo em diversos aspectos e alguns deles são factuais, não sendo apenas fruto da minha opinião…

O PSD é um partido de matriz social-democrata. Não me recordo da social-democracia ser enquadrada no espectro ideológico da direita! Seja como for, essa social-democracia tem sido vincada pela actual liderança.

Não compreendo como fala de credibilidade quando é do Bloco de Esquerda. Se há partido sem qualquer credibilidade é o BE!

Finalmente, reafirmo o que disse no meu primeiro comentário. O post é quase só ódio contra o PSD!

Apesar de tudo, como é óbvio, tem o direito de o fazer. É esse o corolário maior da democracia. Mas não deixa de ser ódio!

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

 
At 6/19/2008 11:51 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Filipe Arede Nunes falemos da Somague......

 
At 6/20/2008 12:47 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Augusto Pacheco: o Bloco foi claro na defesa do vereador. Ainda hoje li uma notícia no Meia-Hora a reafirmar isso. Mas, deixe-me que lhe diga, ainda não vi o vereador a defender o Bloco e a apoiá-lo, em situação alguma. Receio, sinceramente, que ele apenas se use do Bloco. Como é que ele foi capaz de tomar a decisão sobre a praça das flores mesmo contra a vontade do partido que o fez eleger? Não havia outra solução? Não teria sido possível uma posição de comum acordo?

 

Enviar um comentário

<< Home