« Home | Levam com as 65 horas e vão ser se ainda têm tempo... » | Janis Joplin and me... » | O Coração da Terra » | A Irlanda? Porreiro, pá!!!! » | Pedaços de dia » | Marchas Populares » | Uma dúvida existencial » | Pode só ter uma, mas tem... » | Acabou a brincadeira para alguns » | Para quando a Greve Geral. »

domingo, junho 15, 2008

O que faz estar algo desocupada ao Domingo de manhã...

Se eu não fosse uma gaja preguiçosa, escrevia aqui o artigo todo para o caso de vocês não terem nada com que rir neste Domingo e, já agora, para o caso de me poderem informar sobre quem é este tal de Henrique Raposo, que escreve no Expresso.
Como sou uma gaja bué de preguiçosa e o meu altruísmo anda um bocado pelas ruas da amargura, só tenho coragem de transcrever algumas frases.
....
A coisa começa, então, assim: "Cavaco Silva falou em "dia da raça", e estalou o escândalo entre os polícias do vocabulário". O Raposo escreve logo a seguir que se refere ao BE e ao PCP.
Mais à frente, depois de mostrar que o PCP e o BE têm sempre o Salazar na boca e atrás de cada esquina e de trazer à bailação Lenine e Trostky, ou melhor, as respectivas "carcaças", o Raposo lembra que o PCP e o BE possuem uma "cultura política muito semelhante ao salazarismo". E "repete" para que não fiquem dúvidas aos mais apressados: "Louçã e Jerónimo são iguais a Salazar em muitos aspectos". Depois enumera as semalhanças: são "anticosmopolitas", explicando que isso significa que querem Portugal fechado ao exterior, têm um forte sentimento anti-EUA e anti-UE "tal como os salazaristas" (aqui reconheço que o Sr. Raposo teve a preocupação de falar em istas e não no tal, porque localizou a cadeira no seu (seu, dela, cadeira, não seu dele, Sr. Raposo) tempo e à imagem de Salazar os dois querem "exilar Portugal". Explica que o querem exilar da "globalização". Para concluir triunfante com esta análise profunda: "O isolacionismo provinciano e nacionalista de Salazar está vivinho da silva no BE e no PCP". Penso que o silva, justiça seja feita ao Sr. Raposo, não é o Cavaco.
No último parágrafo, coloca Salazar, Louçã e Jerónimo de Sousa, sentados a beber chá e a cavaquear durante horas sobre o que os une. A saber, a tal sociedade liberal composta por individuos cosmopolitas (o homem curte bué o termo...). Antes de terminar ainda tem tempo de afirmar que o "léxico corporativista de Salazar" nada tem de diferente do "vocabulário sindical do BE do PCP" (não me peçam para explicar que eu não conheço o Raposo) e termina com esta frase de antologia: "Meus amigos" (penso que já vos disse que não sei quem é o senhor, mas dou-lhe a desculpa do termo usado , pois ele parte do princípio que não fosse uma manhã de Domingo com alguma pasmaceira eu nunca iria perder tempo a lê-lo) " votar no BE e no PCP significa legitimar uma mensagem reaccionária e nacionalista. Votar no BE e no PCP é regressar a Salazar. Não, obrigado".
A única coisa que aprendi do Sr. Raposo, para lém do óbvio, é que deve ser conhecido do Sócrates e ver as sondagens...e, possivelmente, também deve ser amigo do Manuel Monteiro e andar a mobilizar o "povo" de Braga par se "voltar a levantar" contra os comunistas e a extrema-esquerda.
...
Quanto a mim, vou ter que começar a não fazer ao Sábado ao jantar o almoço de Domingo, pois costumo comprar o Expresso de quando em vez e nunca me tinha dado ao trabalho de transcrever o Raposo.
...

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 6/15/2008 1:42 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

O Raposo é lélé da cuca. Não compres o expresso.

 
At 6/15/2008 10:55 da tarde, Blogger PreDatado escreveu...

Quando eu comprava o Expresso (quer dizer, às vezes ainda compro...) já tinha desistido de ler assim uns quantos por lá escrevem. E para não ter pasmaceiras de Domingo faço umas caminhadas pela manhã. E garanto-lhe Isabel que é muito mais saudável do que ler o Raposo.

 
At 6/15/2008 11:19 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Ok, José Manuel, o conselho já quase o adoptei...à conclusão também já lá tinha chegado. :))

 
At 6/15/2008 11:22 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Prédatado, eu sei que tens razão nessa parte das caminhadas (no resto também...).
Mas sou verdadeiramente preguiçosa...e algo masoquista para ler o Raposo. Mas prometo que vou tentar mudar. Para já não volto a ler o Raposo...a seguir só falta mesmo as caminhadas.

 

Enviar um comentário

<< Home