« Home | A revolução não está ao virar da esquina. Estará, ... » | A dignificação do amor » | Neslé contrata Securitas para espiar actividades d... » | Informação » | A libertação de Ingrid Betancourt » | Este país está uma autêntica palhaçada! » | O poema de Natália para a Dra. Manuela... » | Filosofia afinal... » | Ainda e sempre a lei do tabaco » | Porreiro pá!!!!!!!!!!!! »

sexta-feira, julho 04, 2008

Mais uma votação na AR

Já no outro dia escrevi que as votações na Assembleia da República estão cada vez melhores. Hoje assistimos a mais um episódio cómico-dramático que não lembra nem ao diabo.
O PS apresentou um voto de congratulação pela libertação de Ingrid Betancourt, presa pelas FARC e retida algures no mato, privada das suas liberdades.
Só que mais uma vez esse voto não obteve unanimidade. Ou melhor, a congratulação até obteve, o voto é que não pois foram votadas duas propostas pois o PCP não concordava com a do PS que condenava aqueles que durante anos retiveram uma pessoa presa contra sua vontade, ou seja, as FARC, e por isso votou contra e apresentou uma outra proposta em que se congratulava mas não condenava as FARC por algo que estas fizeram, dizendo dessa forma que, afinal, ela esteve presa, ficamos felizes com a sua libertação mas aceitamos que isto aconteça porque se o Governo tem guerrilheiros presos, as FARC também podem prender pessoas. Ou seja, uma versão sul americana da célebre frase de Sócrates (o filósofo e não o outro) "olho por olho, torna o mundo cego".
A minha opinião é que não concordo nem com uma nem com outra, pois ambas têm fragilidades: se é verdade que me congratulo com a libertação da senhora e condeno a atitude das FARC não posso deixar de notar a falta de uma critica ao Governo de Uribe que não é propriamente um modelo de virtudes embora não chegue ao ponto de lhe chamar proto fascista como ouvi hoje no Parlamento. Ou seja, o voto apresentado poderia ser mais completo mas como a correlação de forças está como está, fico satisfeito com a declaração de voto feita pelo BE em ambos os votos, o do PS e o do PCP.
Curiosa foi a posição dos Verdes, que fizeram essa coisa espantosa de votar favoravelmente as duas. Estão bem com deus e com o diabo.

Etiquetas:

59Comenta Este Post

At 7/04/2008 3:50 da tarde, Blogger Daniel Geraldes escreveu...

Estes gajos do PCP só podem ser burros ou estupidos ou parvos. é a unica explicação que encontro.

 
At 7/04/2008 4:11 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

VOTO DE CONGRATULAÇÃO N.º /X-3ª

Ingrid Betancourt em liberdade


Após seis anos de cativeiro na selva, é motivo de justa satisfação o regresso à liberdade de Ingrid Betancourt, ex-candidata presidencial colombiana.

O resgate de Ingrid Betancourt coloca em evidência a gravidade da situação em que se encontram centenas de prisioneiros na posse da guerrilha e nas prisões do regime de Álvaro Uribe e a necessidade de encontrar uma solução humanitária.

Assinale-se que, sistematicamente, o Governo da Colômbia tem vindo a sabotar negociações, mediadas por responsáveis de diversos países, no sentido da troca de prisioneiros entre as partes do conflito.

Os complexos problemas em presença na Colômbia, exigem uma solução política e negociada de um conflito que se arrasta há mais de 40 anos, indissociável de um regime que promove o agravamento da exploração, da repressão e das perseguições, incluindo milhares de assassinatos e brutais torturas, fortemente condicionado pela ingerência política e militar da administração norte-americana.

A necessidade de uma solução negociada para o conflito na Colômbia, torna-se ainda mais urgente num quadro em que os EUA o procuram radicalizar e instrumentalizar, como justificação para o reforço da presença de forças militares e como forma de desestabilização da região e dos países que a integram, com risco de escalada militar e ameaça à paz.

Nestes termos, a Assembleia da República:

1-Congratula-se pelo regresso à liberdade de Ingrid Betancourt.
2-Exprime o seu desejo de que a liberdade de Ingrid Betancourt possa contribuir para um caminho de paz para a Colômbia.
3-Apela às partes envolvidas para que encetem negociações no sentido da libertação de todos os prisioneiros.
4-Valoriza todos os esforços orientados para alcançar uma solução política negociada.
5-Apela às partes para que se empenhem na busca de uma solução política negociada do conflito, que dura há mais de quatro décadas.
6-Manifesta-se pelo respeito da soberania do povo colombiano na definição dos destinos do seu país.


Assembleia da República, 4 de Julho de 2008

Os Deputados

BERNARDINO SOARES; ANTÓNIO FILIPE; JOÃO OLIVEIRA; MIGUEL TIAGO; BRUNO DIAS; JORGE MACHADO; JOSÉ SOEIRO

 
At 7/04/2008 4:25 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo, e onde está a crítica ás FARC? Eu nunca disse que não concordava com o texto da moção do PCP. Disse até que para mim ambas estavam incompletas. Na do PS faltava a condenação ao regime de Uribe e na do PCP faltava a condenação ás FARC. E mais aquele paragrafo 2º é totalmente disparatado pois aparece descontextualizado e parece metido a martelo.
Parece-me claro não? Podes é não concordar comigo mas isso é outra coisa.
Já agora, da próxima vez deixa o link. Torna o coemntário mais curto.

 
At 7/04/2008 5:09 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Nesta moção do PCP o BE absteve-se e contudo votou a FAVOR da moção da direita!!!! Alguém pode arranjar o teor da moção que o BE votou a favor?

 
At 7/04/2008 5:28 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O problema do PCP é que sempre apoiou os actos das Farc.

A presença da dita organização foi continua em festas do Avante, e só quando começaram as denuncias dos metodos desta organização, o PCP atabalhoadamente veio arranjar desculpas.

Não é uma moção de esquerda aquilo que o PCP apresentou, as esquerda condenam tanto os metodos do URIBE como os das FARC, o rapto de civis como arma politica, não faz parte doa anais de uma esquerda democratica.

Por isso defender que houve uma moção de direita a do PS, e uma de esquerda a do PCP, é achincalhar a esquerda.

Mas depois do episodio Mugabe, do episodio Tibete, e do VERGONHOSO episodio Conego Bembista Melo, esta é mais uma.

Não condenar claramente as Farc, é defender o tipo de acção que esta organização de terroristas leva a cabo.

E a esquerda tem que começar de uma vez por todas a demarcar-se deste tipo de movimentos.

Isto nada tem a ver com insurreição popular armada, nada tem a ver com levantamento popular contra corruptos, isto são metodos de BANDIDOS.

 
At 7/04/2008 6:54 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Aqui vai o voto do PP, PSD, PS e do BE:

1.A Assembleia da República congratula-se com os esforços da comunidade internacional, em particular da América Latina, da União Europeia, dos USA, da Cruz Vermelha Internacional, de muitas ONG's e das próprias Forças Armadas colombianas que, ao longo dos anos, lutaram pela libertação dos reféns das FARC, em particular de Ingrid Betancourt.


2.A Assembleia da República acompanha a União Europeia na denúncia das FARC como organização terrorista, financiada pela extorsão, pelo roubo e pelo tráfico de droga.


3. A Assembleia da República continuará a defender intransigentemente a liberdade, os direitos humanos, repudiando a actividade das FARC como de qualquer outra organização terrorista, apelando à libertação de todos aqueles que ainda se mantém presos por este grupo terrorista e congratulando-se, hoje, com a libertação de Ingrid Betancourt e dos restantes reféns.



Os gajos bem podiam congratularem-se à vontade com a "libertação" da Ingrid Betancourt, mas escusavam de branquear o regime proto-fascista de Uribe. Claro que por isso nunca podiam votar a favor do voto do PCP.

 
At 7/04/2008 6:59 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O BE esteve bem.
O PCP é que esteve mal como sempre, ao lado da violência cruel.
Tal como se colocou ao lado da China contra o Tibete, tal como votou a favor do voto de pesar do Cónego Melo.
PCP vergonha. Esquerda sectária. Até os Verdes já se estão a afastar.

 
At 7/04/2008 7:43 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Daniel, sendo esta de facto a Moção aprovada, eu não a acho incompleta. Acho-a perfeitamente conivente com o regime de Uribe. Penso que o BE deveria ter-se abstido como fez em relação à do PCP. Não cerio que a declaração de voto chegue. Temos a aobrigação de fazer diferente e melhor. E por isso deveriamos ter apresentado a nossa própria Moção, denunciando Uribe e o seu regime repressivo e violento e demarcando-nos dos métodos que não tenho nenhum problema em chamar de terroristas das FARC e daquilo em que elas se transformaram. A correlação de forças não dava para ser aprovada, mas não me parece que isso fosse importante.... Afinal a do PS seria aprovada com ou sem os nossos votos a favor...e o BLoco não votaria favoravelmente uma MOção que omite a repressão e que exulta o exército boliviano pela sua contibuição na libertação ds reféns...esqucendo que esse exército é o mesmo que, nos intervalos das buscas, reprime, prende e mata.

 
At 7/04/2008 8:24 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Isabel, desta vez não concordo contigo.
As revoluções e a luta armada fazem sentido quando se tem o apoio de um povo, coisa de que eu no caso das FARC manidestamente tenha dúvidas. Bem ou mal o regime direitista de Uribe tem alguma legitimidade o que não representa que a use bem. No entanto este voto de congratulação visava unica e exclusivamente a congratulação da libertação da Ingrid Betencourt que esteve refem das FARC e não do regime de Uribe e como tal deveria condenar essa atitude das FARC. Poderia e eu disse-o no meu post ter também uma referencia a Uribe mas era de todo impossível votar contra ela ou abster-se. Isso representava uma conivencia absurda com as FARC e isso eu desaprovava de todo.

 
At 7/04/2008 9:18 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Amigo e camarada Daniel, ainda bem que assim é, que, às vezes, calha!!!
Nã falei em o BE votar contra. Reitero que perante aquela Moção nos deverimos ter abstido, não porque estivessemos a ser coniventes com as FARC mas porque não aceitavamos ser coniventes com um voto que não belisca sequer Uribe.
Deveriamos ter apresentado a nossa própria Moção, é mesmo a minha opinião...afinal a gente não diz que somos alternativa ao PS e ao PCP. Sê-lo sempre passava por o ter sido também hoje.

Ah, mas entretanto parece que Fidel Castro foi durissimo com as FARC e clarissimo que um movimento que rapta inocentes não pode ser chamado de revolucionário (ouvi na 1 e ainda não pude confirmar!!). A ser verdade como é que o PC descalça a bota??? Estará Fidel a soldo do imperialismo americano e de Uribe???
Vou ver se descubro as declarações. Devem ter piada.

Mas quanto ao que é uma organização revolucionária não podemos estar mais de acordo (basta leres o meu post de ontem)...desculpa lá, mas sem anestesia basta a parte do voto do Bloco!!! :)))

 
At 7/04/2008 11:16 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Podem o Daniel ou a Isabel esclarecer-me sobre a posição do BE?
É que escrevi no meu blogue que hoje, na AR, apenas os Verdes e o BE se tinham congratulado de facto com a libertação de Betancourt.
Escrevi isto tendo como base uma notícia da Lusa, que vi reproduzida em outros órgãos de informação e que diz que os Verdes e o BE teriam votado favoravelmente os dois documentos.
Não gosto de dar informações erradas, mas como devem imaginar a minha posição sobre os votos do BE também seria diferente.

 
At 7/04/2008 11:40 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

A. de Moura Pina, só agora me consegui sentar com algum tempo e só agora vi as notícias on line.
E também eu vinha aqui perguntar isso, mas ao Daniel ou ao João. Pelo comentário o João e pelo post do Daniel entendi que o Bloco tinha votado a favor da Moção do PS e se tinha abstido na do PCP. Por isso aqui defendi que nos deveriamos ter abstido nas duas e apresentado a nossa (ok, também não discordaria que tivessemos votado ambas, o que realmente não aceitava era que tivessemos votado diferentemente uma e outra, pois cada uma delas era, quanto a mim, uma maneira parcial de colocar a questão).
Agora, tanto o Público como a Lusa, como a TSF dizem que o Bloco votou favoravelmente as duas Moções. Olha, vais ter que manter a dúvida até amanhã. Só então terei oportunidade de ter a certeza. Prometo que depois digo!!

 
At 7/04/2008 11:56 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"Estes gajos do PCP só podem ser burros ou estupidos ou parvos. é a unica explicação que encontro." Não nos custa imaginar que o Daniel não consiga, em esforço e pujança, encontrar outras explicações...

O PCP, pela voz do seu líder parlamentar teve ocasião de explicar explicitamente que o PCP NAO concordava com os métodos das FARC.

Todavia, o Bloco votou a favor das 2 moções numa demonstração inequívoca falta de política.

Ao terem votado a moção PP/PSD/PS, o bloco e os verdes(?) juntaram-se à "luta anti-terrorista" dos estados unidos. Até porque foram os Estados Unidos que declararam, há uns anos, as FARC como organização terrorista, sendo logo seguidos pelos seus vassalos - incluindo a UE.

O bloco votou uma moção em que capitulou completamente à pressão dos média e ao hiprócrita "sentimento humanitário", uma moção que não diz uma palavra dos 30 sindicalistas assassinados SÓ este ano por uribe, que não diz uma palavra sobre os para-militares, os narco-traficantes, a ligação destes a Uribe, a militarização do país, a presença em força dos EUA, o bombardeamento de outros países...

o Bloco votou uma moção, enfim, que objectivamente serve os interesses de uribe, da oligarquia colombiana e dos EUA e a sua propaganda.

O Bloco ao invés de se colocar no campo dos que exigem uma solução política negociada para o conflito gaba, apalude e aprova votando a política de "mão de ferro" do fascista Uribe.

Sabem que mais? Ainda bem que não somos tão fraCHICO ESPERTOS como os do bloco

 
At 7/05/2008 12:03 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

O Isabel, olhe que o seu partido também votou as 2 moções, estando, por isso bem ou tentando estar, com Deus e o Diabo

 
At 7/05/2008 12:32 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Se é essa a notícia que vem na CS está errada. O Bloco não votou favoravelmente as duas. Que isso fique claro. A menos que as declarações e intrevençõe sque ouvi na rádio fossem uma montagem.

 
At 7/05/2008 12:42 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Ou seja, na tua hipótese benévola votou apenas naquela que passa por cima do regime semi-fascista da colômbia? Que passava por cima dos 3.000 activistas civis assasinados às mãos do governo colômbiano nos últimos 20 anos? Que passava por cima da presença militar americana? Por cima Do bombardeamento do Equador? Por cima do narco-estado colombiano?Por cima da repressão ao movimento sindical? Por cima da pobreza atroz que assola o país? Por cima dos mais de 60% de abstenção (toma la a legitimidade) nas eleições que Uribe ganhou porque votar contra o governo pode matar em muitas zonas do país? Por cima da propaganda? Por cima do mesmo imperialismo que já considerou "terroristas" como hoje considera as FARC, organizações como o PAIGC de Amilcar, ou o ANC do Nélson Mandela ou até, até hoje, a OLP?

O PCP pode até ter uma política errada, mas o be é que não tem política nenhuma como ficou expresso nesta votação "tragico-cómica"

 
At 7/05/2008 12:47 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

"Penso que o BE deveria ter-se abstido como fez em relação à do PCP"

Mas o BE votou CONTRA o Voto do PCP e a FAVOR do outro Voto que branqueia o regime do Uribe! Foi mesmo assim que o BE votos, CONTRA o voto do PCP e juntou-se à carneirada para branquear o Uribe!

 
At 7/05/2008 12:57 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Daniel, pois, amahã eu confirmo a votação. Depois digo. Já deixei a promessa ao A de Moura Pina...
E qualauer forma e aqui é a nossa tal divergência (UAUUU!!!) , essa seria para mim a posição menos errada:votar ambos favoravelmente...a mais acertda teria sido abster-se em ambas e apresntar a nossa própria Moção.Mas ou tu ou a Lusa enganaram-me!!!

 
At 7/05/2008 1:02 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo das 00.47, se assim foi, eu não estou de Acxodo com a votação do Bloco. Como já não estive em muitas outras ocasiões. E posso dizê-lo abertamente. Como já fiz em muitas outras ocasiões. Sabe, meu caro, eu até apresentei uma Moção alternativa à da Direcção do meu Partido na última Convenção, me apresentei numa Lista alternativa à Concelhia de Lisboa do meu Partido...esquesitices, né??? E a maior esquesitice: ainda não fui expulsa!!!!

 
At 7/05/2008 1:07 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Porque é que insiste em misturar alhos e bugalhos, Isabel? Por não ter argumentos para os "alhos", saca logo dos "bogalhos"? Se não é parece, que a Isabel sistematicamente faz isso por aqui...

 
At 7/05/2008 1:33 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Quem é que se pode confiar numa dirigente partidária que horas depois finge não saber como é que o seu Grupo Parlamentar votou?

E quem é que pode confiar num partido que se diz de "esquerda" e vota juntamente com toda a direita no branqueamento do regime de Uribe e contra um voto de congratulação pela liberdade de Ingrid Betancourt e apela à resolução política do conflito?

Não se pode, obviamente confiar nem numa nem noutro!

 
At 7/05/2008 5:06 da manhã, Blogger Chalana escreveu...

1ª Nota: PCP sempre combateu o terrorismo como método de luta. Mesmo nas duras condições do fascismo, as perspectivas do PCP para o seu derrubamento eram a de um levantamento nacional, apoiado por uma parte das Forças Armadas - e o que foi a acção do MFA no 25/4, senão a expressão desse levantamento, dessa luta incessante dos trabalhadores portugueses e dos povos das colónias ao longo de 48 anos?

Sabemos que nunca a burguesia abdicou dos seus poder e propriedade sem uma amarga luta. Mas o PCP sabe que essa luta, mesmo no seu estádio "armado", será sempre a luta do povo e da classe trabalhadora organizados.

E ainda que não concorde com os métodos das FARC e entenda que deve ser encontrada uma solução política para o conflito colombiano, no PCP não se esquece que a solidariedade dum revolucionário está integralmente com aqueles que são oprimidos, com os explorados e os povos em luta do mundo.


2ª Nota: A repressão da burguesia colombiana e do seu estado protofascista é ilustrada nos mais de 2500 sindicalistas e militantes de esquerda assassinados nos últimos 20 anos. 1 em cada 8 sindicalistas assassinados no mundo são-no na Colômbia. 97% destes crimes ficaram impunes! De mãos dadas com o narco-tráfico, fomentando os grupos para-militares, reprimindo o movimento oeprário e popular, o governo do assassino Uribe é ponta-de-lança do imperialismo americano no continente e que tem vindo a fazer da Colômbia uma enorme base militar a pretexto do "narco-tráfico", mas na realidade para (através do exército colombiano) poder eventualmente, um dia, atacar a Venezuela ou Equador e sufocar os movimentos revolucionários.


3ª Nota: Ignorando toda esta realidade de repressão, corrupção, exploração e miséria, O BEs foi "atrás da opinião pública", do PS, PSD e PP, juntando-se à "luta anti-terrorista" dos Estados Unidos - que declararam, há uns anos, as FARC como organização terrorista, sendo logo seguidos por todos os seus vassalos - incluindo-se, naturalmente a UE.


O BEs a 4/7 e no parlamento português, fez um "voto de congratulação com os esforços (...) da União Europeia, dos USA, e das próprias Forças Armadas colombianas(...)"!!! O Bes acompanhou "a União Europeia [e também os USA] na denúncia das FARC como organização terrorista (...) apelando à libertação de todos aqueles que ainda se mantém presos por este grupo" [mas não dos presos políticos de Uribe]


Há apenas um mês ainda, o BEs convergiu na Trindade com a "ala esquerda da social-democracia". Ontem convergiu no parlamento com a "luta anti-terrorista" do imperialismo americano. Até onde irão as convergências do BEs?

 
At 7/05/2008 12:25 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Então estes líderes partidários BEs ainda não estão em condições de confirmaram que de facto os deputados do BEs vergonhosamente votaram contra o Voto do PCP e juntamente com PS, PSD, PP votaram a favor do voto que branqueia o regime de Uribe? Estão a pensar que passam sem explicarem esta vergonha?

 
At 7/05/2008 12:53 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

De uma vez por a todas, as FARC são uma organização da mafiosos, que raptam civis, matam camponeses quando estes se lhes opõem, não têm apoio popular, têm negocios com o narco-trafico, isto não pode merecer cobertura, nem justificação de nenhum movimento de esquerda.

Quem defende estes metodos, mesmo de forma enviesada, está a ser cumplice destes métodos.

Este tipo de organizações de bandidos estão muito longe dos Tupamaros, e outros movimentos guerrilheiros que nos anos 60 e 70e na sequencia da revolução cubana, e das ideias de Guevara , proliferaram naquela zona.

Eram movimentos anti-imperialista, anti ditatoriais, e sempre tentaram ser movimentos de massas, apesar das desconfianças, que geraram nos partidos comunistas tradicionais nessas zonas.

Um dos poucos casos em que isso não se deu foi no Brasil, com a Guerrilha no Araguaia, apoiada pelo PCdo B, na altura considerado maoista e divisionista do Movimento Comunista Internacional pelo PCP , que tinha as melhores relações com o PCB , entretanto mais ou menos desaparecido.

Mudam-se os tempos mudam-se as vontades.

E temos o PCP a tentar limpar as FARC, quando é disso que hoje se tratava.

O Rapto de Ingrid e da senadora Rosas, são actos de bandidos, e não merecem nenhuma compreenção.

Já o rapto de militares e de mercenarios, nisso... quem vai á guerra dá e leva...

Por isso a moção do PCP é uma tentativa de lavar a face das Farc e dos seus actos de Bandidos.

A moção do PS peca porque se limita a falar da Ingrid e das Farc, mas deveria ter um paragrafo, em que deveria lembrar que há muitos presos politicos na Colombia e que o governo de Uribe, deveria dar um exemplo através de uma larga amnistia, para pacificar a sociedade colombiana.

Essa parte penso que falta, e seria facilmente aprovada pela generalidade dos partidos.

 
At 7/05/2008 1:25 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo das 12.53h, subscrevo totalmente o teu comentário. Daí achar que a posição correcta do BE devese ter sido a de apresentar uma Moção própria, que não branqueasse nem o terroismo das FARC nem a represão de Uribe.

 
At 7/05/2008 1:38 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Para os outros:
1º ponto: pelo que deduzo não sou dirigente do vosso Partido nem o BE é o vosso Partido. Logo não me sinto nada na obrigação de vos agradar como dirigente.Tudo controlado portanto.

Ontem à noite estive com o meu filho e o meu gato a ver filmes até as 3 da manhã. Coisas peqneno burguesas, confesso. Não me preocupei mesmo em confirmar a votação do Bloco. Não sei qual o castigo que mereço, mas não se acanhem.

Esta manhã andei a fazer comprar com o meu filho (o gato não foi) e como vou à noite a um evento do BE saberei então a posição do meu Partido. A minha já vocês sabem, mas presumo que não vos chegue e não me custa nada satisfazer as vossas necessidades...acredito que dormir, tomar o pequeno almoço, fazer compras, almoçar e dar um jeio à casa sejam gestos pequeno- burgueses indignos de uma dirigente política ...mas isso apenas confirma as vossas convicções. Se não fossem mal agradecidos até me agradeciam. São bué d'injustos vocês!!!

 
At 7/05/2008 2:23 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/05/2008 2:42 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Realmente por vezes as pessoas escrevem por escrever.

Quem ler estes comentários chega a 3 hipoteses:

Hipotese A -o Bloco votou a favor da moção do PS e contra a do PCP

Hipotese B- O Bloco votou a favor da proposta do PS e absteve-se na do PCP

Hipotese C- o Bloco votou a favor das moções do PS e do PCP.

Poderiamos continuar como no euro milhões , por mais meia duzia
de outras hipoteses.

O Bloco absteve-se nas duas
O Bloco votou contra as duas
O Bloco votou contra a do PS e absrteve-se na do PCP
O Bloco votou contra a do PS e apoiou a do PCP.

É realmente ridiculo.

Porque não se dão ao trabalho, os militantes do PCP de se informarem, e depois , como é norma nas sociedades democraticas, criticarem , se fôr caso disso, com dados reais.

Eu quando falo ,do minuto de silêncio, que o Grupo Parlamentar do PCP , fez de pé, em memoria do Conego-Bombista-Melo, falo num facto real, com fotografias, videos e transmissão directa nos telejornais.

Isto é, com dados inquestionáveis.

 
At 7/05/2008 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

A verdade é apenas uma: os BEs votaram contra a do PCP e a Favor da outra. O resto são desculpas de mau pagador e por isso já andam a fazer censura. Fazem o mal e não têm tomates para assumir o mal que fizeram.

 
At 7/05/2008 4:17 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Anónimo das 2.45:

O que é mesmo rídiculo é o facto de "n" militantes e dirigentes do Be virem largar postas de pescada sem sequer saberem no que é que o seu partido votou... Vão pra férias, leiam uns livros, meditem

 
At 7/06/2008 12:18 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

A moção do PCP VERGONHOSAMENTE quis BRANQUEAR os actos de BANDITISMO praticados pelas Farc, ao raptarem a Ingrid e outra senadora Rosas.

E a única justificação da moção do PCP, é que o PCP na prática apoia os metodos das Farc na Colombia, considera-os aliados , e por isso convida-os há muitos anos para a Festa do Avante.

Diz-me com quem andas.... dir-te-ei quem és....

E ainda há quem defenda alianças com semelhante gente....

 
At 7/06/2008 3:06 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Anónimo das 12.18

No debate que decorreu na AR a propósito deste assunto, o Bernardino Soares teve ocasião para dizer, por mais do que um vez, que o PCP não se revia e não se revê nos métodos da FARC.

Seria giro que, por uma vez, os agentes do BEs começassem a citar textualmente os documentos ou as declarações dos dirigentes do PCP ao invés de mandarem umas postadas baseadas na exclusividade dos seus próprios preconceitos.

Mas se o fizessem... já não podiam mandar essas atordoadas.

Diz bem o anónimo, citando velho adágio popular: "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és".

No caso do BEs, com quem o BEs anda é com o Uribe, a sua política fascista, os assassinos a seu soldo, os para-militares, os narco-traficantes e o imperialismo americano.

 
At 7/06/2008 8:18 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/06/2008 9:20 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Diz-se no texto:

“O PS apresentou um voto de congratulação”? Mentira quem apresentou o voto de congratulação (que PS e BE aprovaram) foi o PSD e o CDS-PP.

“fico satisfeito com a declaração de voto feita pelo BE em ambos os votos, o do PS e o do PCP”. Omite que o BE votou a favor do voto do PSD+CDS-PP e votou contra o voto do PCP. Aliás o PS fez o mesmo.

 
At 7/06/2008 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/06/2008 11:59 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/06/2008 12:21 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Pois é o Bernanrdino Soares não se revê nos métodos das Farc , mas não os condena....um forma subtil de dizer não mas....

Aliás o Miguel Urbqno Rodrigues militante do PCP, é claro no seu descarado apoio ás Farc, que já LEVOU O JOSÉ SARAMAGO A CRITICÁ-LO.

O PCP é o que é .apoia as Farc, mas é claro que não o pode dizer com todas as letras, e então di-lo por ,militantes importantes como o Miguel Urbano Rodrigues, o resto é atirar poeira para os olhos, de incautos, ou militantes credulos.

 
At 7/06/2008 12:33 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

A - O BE votou CONTRA este Voto:

Nestes termos, a Assembleia da República:
1-Congratula-se pelo regresso à liberdade de Ingrid Betancourt.
2-Exprime o seu desejo de que a liberdade de Ingrid Betancourt possa contribuir para um caminho de paz para a Colômbia.
3-Apela às partes envolvidas para que encetem negociações no sentido da libertação de todos os prisioneiros.
4-Valoriza todos os esforços orientados para alcançar uma solução política negociada.
5-Apela às partes para que se empenhem na busca de uma solução política negociada do conflito, que dura há mais de quatro décadas.
6-Manifesta-se pelo respeito da soberania do povo colombiano na definição dos destinos do seu país.

B – O BE votou a FAVOR deste Voto:

1.A Assembleia da República congratula-se com os esforços da comunidade internacional, em particular da América Latina, da União Europeia, dos USA, da Cruz Vermelha Internacional, de muitas ONG's e das próprias Forças Armadas colombianas que, ao longo dos anos, lutaram pela libertação dos reféns das FARC, em particular de Ingrid Betancourt.
2.A Assembleia da República acompanha a União Europeia na denúncia das FARC como organização terrorista, financiada pela extorsão, pelo roubo e pelo tráfico de droga.
3. A Assembleia da República continuará a defender intransigentemente a liberdade, os direitos humanos, repudiando a actividade das FARC como de qualquer outra organização terrorista, apelando à libertação de todos aqueles que ainda se mantém presos por este grupo terrorista e congratulando-se, hoje, com a libertação de Ingrid Betancourt e dos restantes reféns.


De modo algum a votação dos deputados do BE se compagina com a asserção de Miguel Portas “assinámos exigências de libertação e depositámos esperanças na mediação de Chavéz”.

Presumo que afinal a assinatura é do Miguel Portas e apenas dele. Nada safa os deputados do BE na AR.

 
At 7/06/2008 12:35 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

A de Moura PIna,com o atraso de dois dias (desculpa lá, mas `mais vale tarde que nunca!!)

Tal como o Daniel tinha escrito e contrariamente à notícia da Lusa que mais orgãos de comunicação divulgaram, o Bloco votou favoravelmente a Moção apresentada pelo PS, PSD e PP, que foi aprovada com os votos a favor de todas as bancadas com excepção da do PCP e absteve-se na Moção do PCP, que foi votada favoravelmente pelo PCP e pelos Verdes, contou com a abstenção do Bloco e os votos contra das restantes bancadas.
Luís Fazenda fez a declaração de voto de que fala o Daniel.

Como aqui escrevi o BE deveria, na mimha opinião, ter tido o mesmo sentdo de voto nas duas Moções - para mim o que teria feito mais sentido teria sido a abstenção em ambas as Moções - e deveriamos ter apresentado a nossa própria Moção, em que fossemos claros na congratulação pela libertação dos reféns, claros na denuncia dos métodos terroristas das FARC e claros na denuncia da repressão de Ulribe.
O Grupo Parlamentar do meu Partido assim não o entendeu e acho que errámos.
Verdade que também não ouvi a declaração de voto de LF, mas fosse qual fosse isso não altera que, do meu ponto de vista nos devessemos, no momento da votação, ter mantido igualmente equidistantes dos que branqueiam a repressão e dos que justificam o terrorismo.

 
At 7/06/2008 1:51 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"e absteve-se na Moção do PCP, que foi votada favoravelmente pelo PCP e pelos Verdes, contou com a abstenção do Bloco e os votos contra das restantes bancadas."

Mentira, os BEs acompanharam os votos CONTRA do PS, PSD e CDS-PP na votação do Voto do PCP.

 
At 7/06/2008 3:03 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Moral da história, Isabel:

O Bloco votou a favor das políticas facistas de Uribe e da estratégia do imperialismo americano. O resto é poeirada.

E depois a tentativa dos agentes do BE de associarem o PCP ao "terorrismo" dá vontade de rir quando não apenas é publico e conhecido que o BE é que tem entre a sua militância ex-terroristas das FP25, como não falta por lá gente que gosta muito da eta, do ira e dos grupos fundamentalistas.

Pra semana não se esqueçam de apresentar na AR um voto a condenar os métodos da resistência iraquiana

 
At 7/06/2008 3:19 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Isabel se alguem aqui errou foi o PCP, ao tentar lançar uma cortina de fumo, sobre esse grupo de bandidos que dá pelo nome de FARC.

Não podemos deixar-nos ir no conto do vigario de militantes do PCP, que defendem os metodos das FARC, defendem os seus raptos, os seis crimes contra as poplulações civis, encombrem as suas ligações com os narco-traficantes, e por fim ainda fazem a figura de virgens ofendidas porque o Bloco se absteve na sua moção, E FEZ MUITO BEM , o Bloco não pactua com bandidos.

E quem tiver duvidas sobre quais são as reais posições do PCP sobre as Farc, leiam a defesa destas que faz o Miguel Urbano Rodrigues, está lá tudo preto no branco.

E já agora leiam a violenta critica que José Saramago fez a este escrito do Miguel Urbano Rodrigues, é bem mais elucidativo daquilo que na realidade é o PCP, de que toda esta conversata.

O PCP, tal como nos Massacres do Tibete, no caso do Mugabe, do já famoso e triste episodio Conego -Bombista-Melo, e agora nesta escandalo de defesa objectiva das FARC, deixou cair a mascara de partido democratico..

 
At 7/06/2008 3:50 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo das 15h19, leste os meus comentários?

Onde viste a minha critca à abstenção do BE na Moção do PCP?
A que fiz, se leres bem, foi a de não termos mantido a mesma votação na do PS/PSD/PP. E apresentado uma em que, escrevi eu, receando mais uma vez que não tivesses tido tempo de me ler, nos mantivessemos:
"igualmente equidistantes dos que branqueiam a repressão e dos que justificam o terrorismo.".

Esta é a minha posição, Como pudeste ver não é a do Daniel e não foi a do GP. Também me parece que não é a tua...e? qual o mal?
É por ser assim que, apesar de alguns ventos e marés, continuamos a estar no Bloco, ou não será?

 
At 7/06/2008 4:13 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"Onde viste a minha critca à abstenção do BE na Moção do PCP?"

Esta insiste na mentira, OS BEs não se absteram, os BEs votaram contra o VOTO DE CONGRATULAÇÂO do PCP "Ingrid Betancourt em liberdade".

Não vale a pena continuarem a mandar areia para os olhos. Votaram contra. Ponto final parágrafo.

 
At 7/06/2008 5:22 da tarde, Blogger Chalana escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/06/2008 5:59 da tarde, Blogger Chalana escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/06/2008 6:29 da tarde, Blogger Chalana escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/06/2008 6:39 da tarde, Blogger Chalana escreveu...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 7/06/2008 10:55 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Para cumulo temos Fidel Castro a criticar os metodos das Farc, e e exigir-lhes que libertem todos os presos.

Como vai o Miguel Urbano Rodrigues, o Bernardino Soares, os militantes do PCP de serviço descalçarem esta bota.

Ainda vão começar a dizer que o Fidel já está ché ché.

Depois do José Saramago, o Fidel Castro, que mais poderá suceder ao defensores das FARC no PCP.

Leiam no esquerda Net as declarações do Fidel Castro.....

 
At 7/07/2008 8:02 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Falam sem saber o que disse o Fidel, pois aqui está o que o Fidel escreveu. Leiam. meditem e enfiem o barrete:

Por Fidel Castro, no Granma

(...)

Ontem ocorreu um importante acontecimento, que será o tema principal nos próximos dias: a libertação de Ingrid Betancourt e de um grupo de pessoas que estavam no poder das Farc, sigla da organização Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Em 10 de janeiro deste ano, nosso embaixador na Venezuela, Germán Sánchez, a pedido dos governos da Venezuela e da Colômbia, participa da entrega, à Cruz Vermelha Internacional, de Clara Rojas, que foi candidata à vice-presidência da Colômbia, quando Ingrid Betancourt se candidatou à presidência, e foi seqüestrada em 23 de fevereiro de 2002. Consuelo González, membro da Câmara dos Representantes, seqüestrada em 10 de setembro de 2001, foi libertada com ela.

Abria-se um capítulo de paz para a Colômbia, processo que Cuba vem apoiando há mais de 20 anos, sendo o mais conveniente para a unidade e libertação dos povos da nossa América, empregando novas vias nas complexas e especiais circunstâncias atuais, após o colapso da União Soviética no começo da década de 1990 — que não tentarei analisar aqui —, bem diferentes das de Cuba, da Nicarágua e de outros países nas décadas de 50, 60 e 70 do século 20.

O bombardeamento em 1º de março, de manhã, de um acampamento em solo equatoriano, onde dormiam guerrilheiros colombianos e jovens visitantes de diversas nacionalidades, com uso de tecnologia ianque, ocupação de território, tiros de misericórdia nos feridos e seqüestro de cadáveres, como parte do plano terrorista do governo dos Estados Unidos, repugnou o mundo.

Em 7 de março, realizou-se a Reunião do Grupo de Rio, na República Dominicana, onde o fato foi condenado energicamente, enquanto o governo dos Estados Unidos o aplaudia.

Manuel Marulanda, camponês e militante comunista, chefe principal dessa guerrilha criada há quase meio século, ainda vivia. Faleceu no dia 26 desse mês.

Ingrid Betancourt, enfraquecida e doente, bem como outros presos com precárias condições de saúde, dificilmente poderiam resistir mais tempo.

Por um elementar sentimento de humanidade, alegrou-nos a notícia de que Ingrid Betancourt, três cidadãos norte-americanos e outros prisioneiros tinham sido libertados.

Os civis nunca deveriam ser seqüestrados, nem os militares serem mantidos como prisioneiros nas condições da selva. Eram fatos objetivamente cruéis. Nenhum propósito revolucionário podia justificar isso. Em seu momento, será preciso fazer uma análise profunda dos fatores subjetivos.

Em Cuba, ganhamos nossa guerra revolucionária pondo logo em liberdade e sem condição alguma, os prisioneiros. Entregávamos à Cruz Vermelha Internacional os soldados e oficiais capturados em cada batalha, ocupando apenas as armas. Nenhum soldado as entrega, se a morte o espera, ou um tratamento cruel.

Observamos com preocupação que o imperialismo tenta aproveitar os acontecimentos da Colômbia para ocultar e justificar seus horrendos crimes de genocídio noutros povos, desviar a atenção internacional de seus planos intervencionistas na Venezuela e na Bolívia, e da presença da IV Frota em apoio à linha política que pretende liquidar totalmente a independência e apoderar-se dos recursos naturais dos demais países ao sul dos Estados Unidos.

São exemplos que devem ilustrar todos nossos jornalistas. A verdade em nossos tempos navega por mares tempestuosos, onde a mídia está nas mãos dos que ameaçam a sobrevivência humana com seus imensos recursos econômicos, tecnológicos e militares. Esse é o desafio dos jornalistas cubanos!

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=39905

 
At 7/07/2008 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Palavras de Fidel Castro;

O que me atrevo a sugerir aos guerrilheiros das Farc, é simplesmente que declarem por qualquer meio á Cruz Vermelha Internacional, a disposição de libertar os sequestrados e prisioneiros, que ainda têm em seu poder
SEM CONDIÇÃO ALGUMA.

O antigo lider cubano diz que SEMPRE CRITICOU COM ENERGIA, e franqueza , OS METODOS, objectivamente CRUEIS, de sequestro e retenção de prisioneiros nas condições da selva.

Para bom entendedor meia palavra basta.

Só os militantes mais cegos e sectarios do PCP não conseguem ver aqui uma critica clara ás Farc e aos seus métodos.

 
At 7/07/2008 9:23 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"SEM CONDIÇÃO ALGUMA." ?????

Este deve ser marciano!

 
At 7/07/2008 9:48 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Aqui vai o voto que o BE, juntamente com PP, PSD, e PS aprovou na 6ª feira passada:

"1.A Assembleia da República congratula-se com os esforços da comunidade internacional, em particular da América Latina, da União Europeia, dos USA, da Cruz Vermelha Internacional, de muitas ONG's e das próprias Forças Armadas colombianas que, ao longo dos anos, lutaram pela libertação dos reféns das FARC, em particular de Ingrid Betancourt.


2.A Assembleia da República acompanha a União Europeia na denúncia das FARC como organização terrorista, financiada pela extorsão, pelo roubo e pelo tráfico de droga.


3. A Assembleia da República continuará a defender intransigentemente a liberdade, os direitos humanos, repudiando a actividade das FARC como de qualquer outra organização terrorista, apelando à libertação de todos aqueles que ainda se mantém presos por este grupo terrorista e congratulando-se, hoje, com a libertação de Ingrid Betancourt e dos restantes reféns."


Claro que bem podiam congratularem-se à vontade com a libertação da Ingrid Betancourt, mas escusavam de branquear o regime proto-fascista de Uribe. Por isso mesmo nunca podiam votar a favor do voto do PCP. E é por isso que andam com tão má consciências nestas mesquinhas invenciocines contra quem se congratulou com a libertação da Betancourt mas não pactuou com o branqueamento do regime de Uribe.

 
At 7/07/2008 10:35 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Hoje voltei aqui. Comido e bem bebido que é quando a cabeça pensa melhor. Afinal, a votação do BE apenas quer dizer que, chegada a hora, o BE mais facilmente está ao lado de Hitler do que Estaline. Em nome da liberdade, qualquer um é mais do que condenável. É absolutamente inadmissível.
Só que há traumas que nos perseguem toda uma vida. O da picareta é o pior. Só este justifica a diferença de votação.

 
At 7/07/2008 11:31 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

É por isso que o PCP faz minutos de silênncio de pé, á memoria de Conego Bombista Melo.

Justifica os massacres no Tibete.

Defende o Ditador Mugabe e as suas farsas eleitorais.

Apoia a violenta repressão dos operarios e camponeses chineses, e e o trabalho escravo.

Apoia a falta de liberdadade em Cuba.

Tem optimas relações como corrupto José Eduardo dos Santos e toda a camarilha que governa Angola.

E por fim apoia descaradamente grupos de bandidos como são estes pseudo revolucionários das Farc.

Sem esquecer em Portugal as alianças prerefreenciais com tudo o que é PSD e até Cds nas Camaras e Juntas de Freguesia.

Em suma o PCP é um partido de principios.....

 
At 7/08/2008 12:11 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

temos de expulsar o saramago! nos ca somos assim! e voces com isso???

 
At 7/08/2008 11:18 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

1 – O PCP votou CONTRA a memória do Cónego Melo, no voto que o PS deixou passar.

2 – O PCP nunca interfere nos assuntos internos de qualquer país, China, Zimbabwe, Conchichina ou Patagónia.

3 – O PCP nunca bateu palmas a métodos militaristas, autoritários, proto ou abertamente fascistas, incluindo os Pinochet, Uribe, Bush.

4 – O PCP toma posições próprias, claras e abertas e não se esconde por detrás de votos alheios. O PCP apresentrou um Voto de Congratulação por Ingrid Betancourt em liberdade e votou contra o voto branqueador do regime fascista aprovado por BEs, PS, PSD e PP.

 
At 7/08/2008 3:47 da tarde, Blogger Leal Franco escreveu...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 7/08/2008 3:51 da tarde, Blogger Leal Franco escreveu...

Caro anónimo das das 11.18 dizes que o PCP nunca interfere nos assuntos internos de qualquer país. E citas a indochina e a patagónia que não são países mas sim regiões.
Eu estou-me borrifando para o que o PCP ache ou perca. Até porque o PCP não acha nada. Meia dúzia de gajos lá dentro é que acham. Não penso que essa seja a maneira mais correcta de funcionar mas jamais iria ao site do PCP dizer isso, ou a algum site de pessoas que dizem que são do PCP escrever isso.
Já o mesmo não se passa contigo.
Sabes qual é a diferença? A diferença é a educação e a falta dela.

 

Enviar um comentário

<< Home