« Home | O silêncio do Sr. Silva » | Um anexo ao boletim de voto » | Pense bem em quem vai colocar o seu voto » | Papa Rat o nazi de Munique » | Por isso é que não dou crédito ás sondagens » | 1ª Morte com o H1N1 » | Uma morte, uma traição e um engano » | Há razões que não se compreendem » | Cesar is back » | Músicas »

segunda-feira, setembro 28, 2009

Noite eleitoral

Acabei a noite eleitoral feliz e com um amargo de boca. Esta é que é a realidade. E o pior é que o amargo de boca nada tem a ver com o resultado do BE. Em relação a isso estou feliz como só poderia estar depois de duplicar o número de deputados e ter tido a confiança de mais 200000 eleitores que nas eleições passadas. O amargo de boca vem do facto de dois dos meus desejos para a noite de ontem não se terem concretizado. Atenção e por causa das más intrepretações não disse objectivos, que esses foram descutidos e fixados pelo colectivo do partido. Estou a falar apenas de desejos do que eu gostaria e esperava que poderia ter acontecido ontem.
O 1º amargo de boca que me vem é o facto de a direita não ter sido derrotada em toda a linha porque o CDS com o discurso terrorista a roçar o nacional socialismo (não é á toa que o PNR perde a pouca força que tinha) da segurança, rendimento mínimo e imigração consegue crescer compensando o facto de a manuela Fereira Leite ter ficado com valores próximos dos alcançados por Santana Lopes. O 2º amargo vem do facto de eu ter a esperança de que o centrão somado não tivesse 66% dos votos de modo a que coisas como a revisão da lei eleitoral ou a revisão constitucional não tivessem hipotese de passar. Não aconteceu porque o método de Hondt é mesmo assim. Senão vejamos. O BE tem menos 30 mil votos que o CDS e menos 5 deputados. O BE tem mais 120 mil votos que o PCP e apenas mais um deputado. E daí o 3º amargo. O facto de por exemplo o BE não ter eleito o 3º deputado em Setúbal por míseros 700 votos e não ter eleito o meu amigo Francisco Alves, o 6º de Lisboa, por pouco mais de 200 votos. Mas enfim, é o sistema que temos.
De resto foi uma grande noite eleitoral.

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 9/28/2009 10:27 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Daniel nas legislativas de 2005 a Andrea Peniche por Aveiro e o Pedro Soares por Braga não foram eleitos por pouco, é o método que temos, o MRPP apesar de ter mais de 50.000 votos não elege ninguem.

Sabemos isso sim, que de 3 o BE passa a estar representado em 9 distritos, na Madeira ultrapassa os 8.000 votos nos Açores os 6.000 dois exemplos que devem ser realçados, pois as condições nos Arquipelagos são especialmente dificeis, eu teria tido especial alegria que o Antonio Minhoto de Viseu fosse eleito, era muito dificil, mas seria uma grande vitoria, e calaria o tal José Junqueiro.

Mas perante a campanha que o Bloco fez, e os ataques que foi alvo,este resuldo é uma dupla vitóris, penso estarem criadas condições favoraveis a um resultado muito positivo tambem nas autarquicas.

Quanto ao CDS, se calhar engordaram devido aos fardos de palha roubados em Moura....

 
At 9/28/2009 10:51 da manhã, Blogger Filipe de Arede Nunes escreveu...

Os meus parabéns ao Bloco de Esquerda pelo bom resultado que obteve.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

 
At 9/28/2009 11:42 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo, concordo contigo e acredito que nas próximas eleições vamos somar aos grupo parlamentar os que ficaram de fora nestas e nos distritos ond enão lehgemos desta vez.
Quanto ao método de hondt,ele é assim, para o bem e para o mal. Eu não me queixei. Constatei um facto.

Quanto á sautárquicas não sei como é nos outros lados mas aqui no Seixal temos de fazer as contas com transferencias de voto mais ou menos previsíveis pois são constantes ao longo de mais de 20 anos.

 
At 9/28/2009 11:42 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Filipe, obrigado, foi de facto uma boa noite eleitoral que espero que tenha continuação dia 11.

 

Enviar um comentário

<< Home