« Home | Pontos negros » | Será que estou gordo? » | Resposta a pensamento do dia » | Pensamento do dia 10 de Outubro » | A nossa tristeza » | Nuclear, não obrigado » | A gente habitua-se... » | A natureza da tolerância no Islão » | Há pessoas que deviam estar caladas (e quietas já ... » | Manifestoon »

quarta-feira, outubro 11, 2006

Ainda a tolerância no Islão

Olá a todos! Quero apenas deixar aqui uma breve nota relativamente a alguns comentários que, muito embora sejam legítimos (e eu agradeço) são completamente disparatados e demonstram um total desconhecimento relativamente aquilo que é a realidade dos factos, entrando por caminhos turtuosos atacam todas as religiões e defendem os muculmanos coitadinhos que são uns infelizes, perante a ameaça desses "terriveis" judeus e cristãos.
A todos aqueles que criticam este tipo de denúncias achando isto a coisa mais natural do mundo e aos que adjectivam esta situação como sendo "uma chatice", baseados apenas na discordância política que têm para com o dr. Roberto de Matei, eu direi que são apenas pessoas que não se preocupam com a sociedade em que vivem, não sabendo separar as águas presistem em recusar todos os que não falem a mesma linguagem ideológica que eles. Estes sim, são os verdadeiros intolerantes e os que podemos chamar de "racistas da racionalidade".
Parem de culpar as religiões pelo que se passou à vários séculos atrás pois esse modelo está gasto e não faz sentido, sendo demonstrativo de grande ignorância. As religiões foram de facto a causa de muitas e muitas catástrofes humanas e materiais, no entanto analisem-se estes factos à luz da mentalidade da época e da contextualização em que acontecem. É confortável à distância de 600 ou 700 anos, sentados no nosso sofá, criticar a actuação de pessoas que viviam para a religião desde que nasciam até que morriam.
O que importa neste momento é saber separar os caminhos e constatar, em consciência, quais as religiões que vivem apresentando em grande maioria modelos do presente e quais as que presistem em viver com fórmulas gastas do passado.

14Comenta Este Post

At 10/11/2006 11:24 da manhã, Blogger António P. escreveu...

Bom dia Gil Costa,
As minhas felicitações pelo seu "post". Insista, porque há quem continue a não querer ver o óbvio.
Cumprimentos

 
At 10/11/2006 11:31 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Bom dia, Gil.

Como deves calcular abstenho-me de deixar comentários, embora legítimos completamente disparatados e demonstrando enorme ignorãncia.
Além disso como não me preocupo com a sociedade em que vivo e sou de uma estrema intolerância, para quê comentar, né????

Olha, volto para o sofá!!!!!!!

 
At 10/11/2006 12:02 da tarde, Blogger Gil Costa escreveu...

Muito bem, mantenham essa postura tão típica da esquerda em Portugal! É tudo um gozo termendo!!

 
At 10/11/2006 12:11 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Gil, vamos pôr alguns pontos nos is..
Eu sou a Isabel...uma pessoa (acho eu...), quando falo, quando cometo, quando escrevo só represento a Isabel, uma pessoa (acho eu...). Não represento a Esquerda. Nem sou plural...o mantenham, é, portanto,usando um termo teu, completamente disparatado.

Agora relê o teu post.

Passo a citar:"alguns comentários ...completamente disparatados e demonstram um total desconhecimento relativamente aquilo que é a realidade dos factos"

..."eu direi que são apenas pessoas que não se preocupam com a sociedade em que vivem, não sabendo separar as águas presistem em recusar todos os que não falem a mesma linguagem ideológica que eles. Estes sim, são os verdadeiros intolerantes e os que podemos chamar de "racistas da racionalidade"

"Parem de culpar as religiões pelo que se passou à vários séculos atrás pois esse modelo está gasto e não faz sentido, sendo demonstrativo de grande ignorância"

"É confortável à distância de 600 ou 700 anos, sentados no nosso sofá..."

È possível perante tão profunda análise e tão tolerantes adjectivos, responder sem ser no gozo???

 
At 10/11/2006 12:55 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Francamente Gil. Estamos todos a embarcar num discurso alucinado sobre intolerancias em que há uns bons e coitadinhos e os outros maus e assassinos.
Eu não quero recuar 600 anos e por isso relembro os 12 000 000 de mortos pelo virus da HIV/SIDA sendio que uma enorme parte deste advem do facto de a evoluida igreja católica abominar o uso do preservativo porque essa não é a vontade de Deus. Relembro as declarações de G.W.Bush a propósito da guerra do Iraque em que este apelidava a guera de civilizacional e santa em nome da avançada religião ocidental. Relembro as posições avançadissimas da avançada igreja ocidental sobre pedófilia, Relembro dos milhares de mortos da guerra santa de Israel. Relembro muito mais que seria fastidioso enumerar tudo.
Contrapoes tu que existe isso tudo na religião muçulmana. Pois existe. Isso não a torna pior que a cristã ou judaica. Torna-a igual. E é isso que elas são para mim. Igualmente despreziveis e condenáveis. Não patrocino religiões que matam, seja por omissão ou acção directa ou que mandam matar.

acabo com uma frase que nunca foi tão verdadeira como agora.
"olho por olho torna o mundo cego"

Parem e pensem.

 
At 10/11/2006 2:15 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Hummm. Não percebeste.
Eu não tenho pessoalmente nenhuma divergência política com o tal doutor que quizeste promover. O que disse é que há gente que acha uma chatice que os muçulmanos possam ser considerados seres humanos! E expliquei algumas coisas sobre religião que me parecem pouco divulgadas e menos conhecidas.
Nem falei de esquerda. Pelos vistos isso preocupa-te. Deves ter qualquer problema com aquilo que tu pensas ser a esquerda e que tu até associas a uma certa defesa do Islão!
Não tenhas medo que eu inclusivé até me ofereço para te proteger em caso de necessidade.
Agora aventuras-te por águas turvas quando te avantajas com essa tirada dos "racistas da racionalidade". Deves querer dizer qualquer coisa com isso. Então porque não dizes? Porque te refugias com "confortáveis distâncias de 600 ou 700 anos?". Confortáveis porquê?
Para mim que as conheço e posso discutir e informar? ou desconfortáveis para ti que já não arranjas argumentos?
Ou será que o desconforto reside apenas naqueles que têm que se elevar verticalmente do rebanho para assumir uma responsabilidade enquamto seres pensantes enquanto os outros continuam rastejando ao sabor das eventuais conveniências?
Depois devo acrescentar que não existem religiões. Existem é pessoas que as sustentam e apoiam e em certos casos as aumentam a ferro e fogo, através da gurra e do crime ou de outra maneira digamos que mais humana.
Neste momento o que importa não é separar nem unir caminhos nem estradas popis isso seria roubar o trabalho do ministério dos transportes e comunicações. Agora, como há 600 ou 700 anos atrás o que importa é saber a verdade das coisas, aprofundar o conhecimento humano, fazer com quedo rebanho acéfalo da multidão se elevem verticalmemte alguns seres humanos.
E repito : SERES HUMANOS não apenas galinhas que só conseguem papaguear coisas que vão ouvindo (e mal) aqui e acolá e ficam irritadas quando vêem que há mais que uma realidade e ficam sem saber o que cacarejar...
ChicoZé

 
At 10/11/2006 6:55 da tarde, Blogger António P. escreveu...

Caros Isabel, Daniel e anónimo,
Mas porquê falar logo do Bush , da inquisição. até da Sida quando se fala do islão hoje no ano 2006 ?
Há uma mentalidade Catch 22 neste argumentário ou seja é-se preso por ter cão e por não ter.
Não sãpo capazes de discutir e analisar um fenómeno ( o islamismo ) na actual situação per si ?
Eu ainda sou do tempo em que se dizia antes vermelho que radioactivo !! lembram-se ?
Cumprimentos

 
At 10/11/2006 9:34 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

António, eu concordo com as opiniões do Daniel e do Chico Zé.
Ok. Pelo que vai conhecendo de mim, aqui no Troll, você deve presumir que eu concordo...tudo bem...mas diga-me uma coisa, quando é que você começa a ler os meus comentários? Onde é que eu falei no Bush,na Inquisição e até na Sida...poderia ter falado, é certo...mas onde é que falei?
Já tinha percebido que você tem uma certa dificulade em ler o que eu escrevo (ou eu, repito, em escrever de modo que você entenda..), mas cada vez me convenço mais que é, apenas, porque você não lê o que eu escrevo...e quanto a isso...nada a fazer, não é???

 
At 10/11/2006 10:14 da tarde, Blogger António P. escreveu...

Cara Isabel,
É o mal de comentários curtos onde a poderei ter incluido incorrectamente relativamente ao que depois digo ( Bush, Sida, etc ). As minha desculpas. No entanto há que reconhecer que no essencial critica o Gil, o que é confirmado ao dizer que está de acordo com o Daniel e o anónimo.
Reconheço que posso ter "dificuldades em ler o que a Isabel escreve "...mas não insista nessa tecla ou seja de desqualificar o oponente!
Boa noite e divirta-se

 
At 10/11/2006 10:42 da tarde, Blogger a.pacheco escreveu...

Afinal o debate centra-se em quê.....

TODAS as religiões têm os seus fanaticos.

Aliás as religiões castram o pensamento dos homens livres e racionais.

Levar o debate para argumentos, do tipo , o Islão é o império do mal, e o Cristianismo e o Judaismo são religiões do bem, é ser obtuso .

Quem defende que se está a assistir a uma guerra de civilizações, quem defende que um tal de Ocidente tem de se defender dos infieis, o Islão, quem tenta tudo para acirrar contradições, sejam eles Bin Laden, ou Ratzinger, sejam eles lideres religiosos do Irão ou os Talibans ( armados e treinados pelos USA), ou a extrema direita europeia , mais Bush e a sua camarilha de neo-cons, são tudo farinha do mesmo saco, SÃO FANATICOS.

Que existem problemas de integração na Europa, que se tem de encarar de frente o surgimento de fenómenos de fanatismo islâmico, nas sociedades europeias, que a batalha tem de ser travada, retirando as essas minorias activas de fanaticos, os argumentos, da sua propaganda peçonhenta, tudo bem...

Mas esse combate faz-se como?.... alienando TODOS os muçulmanos, que vivem na Europa?

Apoiando as teorias neo-fascistas e neo-nazis, essas sim RASCISTA,que dizem que estamos em guerra com o islão?.....

Ou pelo contrario, com racionalidade , frontalidade e coragem , denunciar, os fanatismos TODOS ELES, venham eles de onde vierem, mostrar-mos aos milhões de muçulmanos, que os europeus não são seus inimigos, não pretendem achicalha-los , mas que exigem que quem vive nas sociedades europeias, deve OBEDECER as leis que nos regem.

Mattei, Bush, Le Pen, e agora o Ratzinger, apontam o caminho do confronto.

Eu apoio aqueles que sem tibiezas , sem concessões de principio , apontam o caminho do dialogo.

Veremos que tem terá razão....

 
At 10/11/2006 11:08 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

António,o que diz não faz parte da minha forma de estar na vida. Nem sequer num Blog.
Creio que lhe fiz este comentário duas vezes...em alguns meses que o António passa pelo Troll. Nas duas vezes em que creio que o fiz aconteceu algo de semelhante ao que aconteceu hoje. O António pôs-me a dizer coisas que eu não disse...como não quero acreditar que o faça deliberadamente só o posso entender pela razão que lhe disse, à que sempre juntei a hipótese de não conseguir ser clara no que eu pretendo dizer.
De qualquer forma, já estou como o A.Pacheco, esta discussão centra-se em quê??

E junto outra ideia que ele aqui deixou. para mim a luta é contra os fanatismos. Contra quem usa a religião para dominar povos. para cometer atrocidades. para justificar e perpetuar injustiças. para fazer a guerra. Para fazer actos de terror. Para matar a Paz.
Para mim bato-me contra quem usa a religião como arma de destruição e de dominação.De humilhação e de abdicação de lutar pelo bem estar em vida. Em nome seja de que paraíso fôr.

O problama de escolha entre religiões não me afecta. Não sou crente. Não tenho fé.
Em cada momento o que me afecta é a análise de onde vem o maior perigo na forma como se usa essa fé. E de quem a usa.

 
At 10/11/2006 11:26 da tarde, Blogger António P. escreveu...

Cara Isabel,
Esta discussão centra-se em perceber que a principal ameaça por que passamos ( por nós entenda-se tofdos, não só o Ocidenet ) hoje, em 2006, provém do terrorismo islâmico. E que esse terrorismo se baseia num livro religioso que contém a base de uma ideologia ( sim ideologis ) de expansão e ataque a tudo o que é diferente.
Isso não quer dizer que os milhões de muçulumanos a pratiquem. Não não é isso que digo. O que digo é que há que combater uma ideologia reaccionária e totatlitária.
Não vou agora explicitar. Mas no meu blog podem encontrar muitas referências daquilo que digo.
Seria interessante que conslutassem alguns dos autores que lá refiro.
Alguns islâmicos ditos moderados como Sardar, mas se lerem o seu livro "Islam, Postmodernism and Other Futures " percebarão o que eu digo.
Cumprimentos

 
At 10/12/2006 8:58 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

O antónio p. diz que "Esta discussão centra-se em perceber que a principal ameaça por que passamos ( por nós entenda-se tofdos, não só o Ocidenet )" e eu só posso discordar indo na linha do argumentário do a.pacheco. A principal ameaça que passamos, ocidente é o desemprego, a miséria, a exclusão, o racismo e a xenofobia. No dia em que acabarmos com estes flagelos acabamos também com as intolerancias sobre as minorias aqui no ocidente.
O problema é que se centra o debate na intolerancia do islão e não nas causas que levam a essa intolerancia. A menos que as pessoas achem que as pessoas que nascem estúpidas são muçulmanas e as que nascem inteligentes são cristãs, o que é uma aberração ainda maior.

Já agora fui eu que falei nas doenças sexualmente transmissíveis, no Bush, Iraque e em Israel porque são exemplos actuais de intolerancia religiosa e foi como resposta ao Gil.Mas podia apresentar o Exemplo Português em que a intolerancia religiosa sobre o aborto leva a que dezenas de mulheres morram quando recorrem ao aborto clandestino, posso falar de intolerancia religiosa quando a diocese ou comarca ou lá como isso se chama de Leiria-Fátima quis proibir os encontros inter religiões no Santuário de Fátima. Podia falar da intolerancia com que a Igreja em OPortugal se pronunciou sobre os homosexuais apelidando os de doentes, podia mais mas não me apetece.

para não deixar dúvidas volto a dizer. As religiões são todas iguais. São a vergonha da nossa sociedade por tão estúpidas que são. Todas elas.

 
At 10/12/2006 10:28 da manhã, Blogger a.pacheco escreveu...

Terrorismo islâmico....escreve aqui alguem....

ERRADO.... terrorismo praticado por fanáticos que se dizem muçulmanos, mas que o Islão condena.

Quando padres CATÒLICOS praticam actos pedofilos, será por isso que a pedófilia é um crime do catolicismo.

Quando Pinochet e Franco praticaram actos de barbarie contra o povo chileno e contra o povo espanhol, sendo os dois católicos praticantes, isso são crimes do catolicismo?....

Quando fanaticos cristãos dos USA atacam á bomba clinicas Pro-aborto , e assassinam médicos e emfermeiros, isso é uma consequencia do seu cristianismo?....

Quando um fanatico judeu entra na esplanada das mesquitas em Jerusalem e com uma metralhadora faz fogo sobre crentes muçulmanos(matando mais de trinta )isso é responsabilidade do Judaismo.

Quando colonos Judeus matam diariamente civis palestinos, isso é fruto das suas leituras da Torah ?....

E os exemplos poderiam multiplicar-se....

Mas para quem diz que lê... seria interessante ler autores arabes LAICOS , que tentam compreender este fenomeno, e a responsabilidade dos USA e de certos paises , como Israel na ampliação deste fenomeno.

Ler a historia do Irão dos últimos 50 anos, ler a historia do Afeganistão sobretudo desde a invasão sovietica, ler o que está escrito sobre o surgimento do fenomeno Bin Laden, e dos talibans, ler o que foram os primordios do Hamas, perceber o que é a Arabia Saudita, e o seu continuo apoio aos movimentos mais fanaticos do Islão, finalmente perceber fenomenos como o FIS da Argélia, será a melhor maneira de se entender o alastramento deste Islão radical e fanatico....

E para o combate ser eficaz tem de se entender quem o ALIMENTOU, e alimenta....

 

Enviar um comentário

<< Home