Por vezes tenho vergonha deste país
Que país é este em que vivemos em que manifestações racistas, xenófobas, com cariz ideológicamente marcado pela extrema direita são autorizadas mas onde são proibida e reprimidas com uso de violencia extrema, manifestações de desagrado pela destruição de mais um pedaço de memória, como é o caso da ex-sede da PIDE.
.
Poderiamos chamar aqui a frase de Salgueiro Maia na parada nessa noite de 24 de Abril de 1974.
"Há estados socialistas, estados comunistas, ..., e o estado a que isto chegou."
Não é "ipsis verbis" mas é mais ou menos como me lembro de a ter ouvido da boca do próprio.
Etiquetas: Daniel Arruda
10Comenta Este Post
Tudo fazem para que a memória se apague, mas não conseguirão.
Tens razão, Daniel. Saudo-te por teres resumido tão bem, a carga policial que ontem se abateu contra os "perigosos comunistas". Chamo-te à atenção que não ficam atrás das palavras do Cavaco, bem como da aquiescência do Socrates. Já me esquecia, um é prof. dr., o outro eng., ou não será assim?
Só pa deixar o registo que ontem o que se passou no chiado, foi uma VERGONHA. As lagrimas vieram-me aos olhos perante a agressão cobarde e brutal da policia sobre os maniefstantes, no dia 25 de abril. Foi uma agressão premeditada,a policia entalou a manif sem que houvesse escapatoria. Há mais skins na Psp do que no PNR.
Tiago
Penso que a historia por vezes repete-se e pelas piores razões...
Há uns anos junto ao Tribunal de Sta. Clara ,um protesto da UDP foi violentamente reprimido pela PSP , o saldo, um camarada morto, e um camarada que foi atirado para o resto do seus dias para uma cadeira de rodas.
O governo á época era do Partido Socialista e o Ministro da Administração Interna Jaime Gama.
25 de Abril de 2006, o governo é de novo o PS, o Ministro responsavel pelas policias chama-se Antonio Costa, o cartaz racista é protegido no Marquês pela policia, e jovens que lhe tinham arremessado tomates identificados, uma manifestação que pretendia relembrar as mortes e as torturas infligidas pela Pide a mando de Salazar e Caetano,junto ao local onde até há pouco existia o predio sede da famigerada policia, é violentamente reprimido pela policia.
Entretanto a Camara PSD de Sta. Comba Dão continua a sua campanha de reabilitação do Ditador Salazar , e do seu projecto de museu .
Tudo isto se passa 33 anos depois de Abril, tudo se passa com o PS, e com o PSD , tudo isto demonstra o estado de degradação e da laxismo a que chegou a nossa democracia.
Pois é amigos, não consigo acrescentar mais adjectivos aos vossos.
A Revolução de Abril está a sofrer uma evolução, sem dvida, no pior sentido. O estratégia de Barroso começa a dar os seus frutos.
Tiago, só uma confirmação e dito por quem lá estava. Foi sem dúvida premeditado e pensado pela polícia.
Já viste bem que nestas altras nunca há comunicação social para filmar estas coisas?
Arruda mas a coisa pode ter outros contornos e sem duvida mais preocupantes,julgo mesmo que Antonio Costa deveria ser chamado ao Parlamento para dar explicações.
Repara foram presas 11 pessoas.
Dizem que eram extremistas de esquerda que ASSALTARAM lojas, destruiram montras, pintaram gaffttis..... ?????queriam assaltar a sede do PNR, agrediram policias, tinham cocktails Molotov , paus , barras de ferro etc.
Como tu dizes a policia pode estar ( está) infiltrada com elementos da extrema-direita que querem desforra.
A não presença de ninguem da comunicação social quando a manif foi convocada abertamente durante o desfile, é no minimo estranha.
Desculpa eu gosto pouco da teoria da conspiração, mas que alguem tem que explicar muito bem a actuação da policia neste 25 de Abril lá isso tem, começa nos tomates do Marquês e acaba á bordoada junto á sede da Pide......
De facto camaras das televisões não havia, mas houve muita gente a filmar, espero que essa pessoas coloquem no youtube as imagens, para as pessoas se aperceberem da brutalidade poilicial. Já tinha assistido a cargas policiais mas nunca como a que vi ontem. Só uma correcção a.pacheco, a manif que foi reprimida não foi a q se dirigiu a sede da pide. Foi uma manif convocada por anarcas, que se deslocou da praça da figueira até ao largo camões. Ai tivemos parados cerca de 40 minutos. Quando saimos do largo camões em direcção a sede do pnr, em frente ao cc chiado foi quando se deu a cobarde carga policial. Já agora de referir, que não sou anrquista, sou militante do bloco e tal como eu muitos mais ali estavam que não eram anrquistas. A manif era contra o fascismo e o capitalismo. Só pa esclarecer que , quando saimos do largo camões, ai sim a maioria da manif era composta por anarcas, mas não só, e a policia fascista aproveitou o facto de serem menos,a maioria anarcas e já não haver tanta gente na rua como uma hora antes e cercaram a manif por cima e por baixo e foi o salve-se quem poder. A manifestação tava a ser pacifica, embora com palavras de ordens radicais, e um ou outro acto de "vandalismo", que na realidade não era mais que jovens precarios a escrever com saray em paredes e um ou outro caso de tinta atirada aos vidros de bancos. Mas não é verdade que se tenham andado a partir montras como já li hoje na internet, é falso, mentira.
Mas mesmo que´fosse verdade, nunca justificaria tal carga policial, vergonhoso, ontem definitivamente convenci-me que o 25 de abril morreu. Tou no meu local de trabalho...triste e indignado
Tiago (não escrevo o meu nome todo, porque não pretendo ser identificado por esses porcos que aqui poderão vir, ontem ja tive indetificações de sobra)
Só se perderam as que caíram no chão...Já aqui vos disse que se iria passar isso e ...o pior está para vir! Obrigado P.S.P.!
Eu ouvi dizer que o GAIA tinha imagens e que as ia publicar. Ms ainda não as encontrei.
Tiago, Obrigado pelo esclarecimento. Assim na 1ª pessoa é sempre muito melhor.
Enviar um comentário
<< Home