« Home | No país dos vikings » | À mercê deles » | Nem mais » | Uma vitória da Democracia » | Ai, Ai, Ai, ...... » | António Costa "esquece" que candidata da sua lista... » | Quando se começa à procura encontra-se muita coisa... » | Nada de misturas...isto com o povinho todo o cuida... » | Uns são muito mais iguais que outros » | Música da Semana »

quinta-feira, julho 12, 2007

Os mistérios dos programas escolares



Tentar explicar isto de forma que se entenda...ou que alguém me ajude a entender.
...
O meu filho fez este ano o 11º ano. Está em Ciências e Tecnologias. Fez exame de Fisica e Quimica A e de Biologia. Quer seguir Física. Para isso precisa de Física. E de Matemática. Acabou com uma óptima média a Matemática, falta o exame do 12º ano e acabou com uma óptima nota a Física no exame nacional. Num ano em que a média dos exames se ficou pelos 7,2 ele teve 16,9 e manteve a média de 17 que levava do ano lectivo. E quer, repita-se, seguir Física. Para depois fazer Astronomia.
No 12º ano, para além de Português e Matemática, disciplinas que terá que fazer exame final de ingresso à Univesidade, no final do ano, tinha que escolher uma disciplina complementar. Podia escolher Física, Psicologia, Quimica, Biologia ou Geologia.

O meu filho quer seguir, repito, Física. Logo, o meu filho escolheu...Física. Elementar, dir-se-ia.

Só que...só que não há alunos suficientes para se fazerem duas turmas...há 28 alunos...logo faz-se uma turma de 26 (uma turma inteira que vem do 11º ano) e sobram dois...e o meu filho, que quer seguir Física, tem que escolher entre Biologia ou Psicologia (Quimica tamém não vai haver turma)...ou mudar de Escola.
Mas não se poderia fazer uma turma com 28?...não, está fora de questão. Duas de 14...não se vai dividir uma turma...Mas não poderia, ao menos, assistir às aulas...ah, se o professor pemitir. Há professores que não aceitam (diga-se que compreendo perfeitamente e que esta observação nada tem contra essa opção dos professores).
Mas para que é que ele quer Psicologia? Ah, até é bom, faz subir a média...Mas ele não precisa de subir a média, precisa de ter Física porque lhe vai fazer falta no 1º ano de Faculdade e porque um ano sem a leccionar lhe vai fazer perder a "pedalada"...pois, então mude de escola. Assim.

O meu filho teve, creio, uma das dez (talvez das cinco) melhores notas a Física no exame nacional, no Liceu que frequenta...na turma dele foi o único aluno que manteve no exame final a média que trazia do resto do ano, trazia 17...teve 16,9...toda a gente, pais, professores, Ministério, metem as mãos na cabeça porque as notas de Fisica são uma desgraça...e há alunos que querem seguir Física, que são a excepção à regra dos maus resultados...e ou mudam de Escola ou sujeitam-se a ter Psicologia que para nada lhes serve a não ser para uma ajudita para subir a média. Ou, no caso dele, vai fazer Biologia. Não lhe serve para nada em termos de futuro...até tem uma boa nota para quem não gosta da disciplina nem a quer seguir e, logo, a motivação para melhorar não deve ser muita...e esperar que o professor da única turma existente seja sensível aos seus argumentos e o deixe frequentar as aulas...dos outros. Isto se o horário permitir...e se a desmotivação de "estar de fora" não vencer a vontade de não perder a "pedalada".

Parece que ainda lhe resta outra remota hipótese: que haja chumbos suficientes em Fisica no 12º Ano, para se poder fazer uma turma. Assim, entre a desgraça de alguns colegas ou a boa vontade de um professor, está ou não a hipóteses de o meu filho não ficar um ano sem frequentar a disciplina que quer seguir no seu futuro. E cujo programa do 12º ano, dizia-nos, ontem, a professora, é indispensável para ter um bom aproveitamento no 1º Ano na Universidade.

Não faço ideia o que está mal. Este é, apenas, um desabafo de mãe...mas há alguma coisa que não encaixa...

Entretanto fica também a nota da maneira como lhe foi dito: pode sempre mudar de Escola. Como se para um adolescente fosse fácil, de repente, mudar tudo. Amigos. Hábitos. Percursos. Como se para uma Escola fosse indiferente perder um bom aluno.
Pode ser que ser mãe nos tire o discernimento...se for esse o caso, estou mãe.

Etiquetas:

7Comenta Este Post

At 7/12/2007 5:49 da tarde, Blogger snowgaze escreveu...

Quando eu fiz o 12°ano foi uma chatice, porque eu queria ter Matemática, Física e Química (naquela altura eram só 3 disciplinas) e quase mais ninguém tinha escolhido essa opção. Queriam mandar-me para Geografia (que eu detestava) com a desculpa de que as notas eram melhores (no meu caso, duvido muito) e de que não precisava nem de Química nem de Geografia para a entrada na faculdade. Felizmente tive sorte, eu e mais dois alunos, pois conseguiram fazer os horários de maneira a podermos ter as nossas três escolhas, e foi óptimo, pois a Química de 12°ano facilitou-me imenso a vida no primeiro ano da faculdade.
Boa sorte para o teu miúdo. (infelizmente) a sorte também faz falta nestes casos. E é triste as coisas não estarem organizadas de maneira a que os alunos possam efectivamente ter as disciplinas que querem e/ou necessitam.

 
At 7/12/2007 6:38 da tarde, Blogger Leal Franco escreveu...

São os chamados "Mistérios da Incompetência Arfante" no ar no ministério da edu cação nacional

 
At 7/13/2007 4:56 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Isabel, se calhar, e no caso do teu filho ainda mais me convenço disso, ele não deveria mudar de escola. Deveria mudar de país pois ainda há por esse mundo fora quem valorize o saber e a competencia. Com as notas que ele tem pode ter boas hipóteses de se lhe abrirem portas. Continuo a achar que deveriam pensar nisso porque estamos num país que não valoriza ninguém.

 
At 7/13/2007 5:39 da tarde, Blogger cereja escreveu...

Isso tudo é uma história sem pés nem cabeça. Porque é que fizerem uma turma inteira com alunos que vieram do 11º? Mas todos eles, sem excepção, só queriam Física? E que tal o critério de qual o curso que querem seguir, e para que lhes servirá a Física nessa sua escolha? Talvez para um desses 26 servisse igualmente bem a biologia, ou psicologia, ou química..? Não se poderia fazer uma permuta?
Dáum pouco a ideia de que foi a «lei do menor esforço». Uma turma toda junta, e os que 'sobram' encaixam-se em qualquer sítio.
Mas como tu dizes ou dás a entender, neste caso o mudar de escola seria tão mau para ele como para a escola que 'perdia' assim um bom aluno para a «sua média de bons alunos»!!!

 
At 7/14/2007 9:54 da manhã, Blogger josé palmeiro escreveu...

Zabelinha, és mãe, e ainda bem, porque desempenhas o teu papel com competência e muito, muito amor, só assim se é, verdadeiramente, MÃE!
Depois também tens o discernimento suficiente para descreveres tão bem, o que se passa com o teu filho e com muitos outros filhos, de pais que não têm a coragem de dizer o que tu dizes, na praça pública. Quantas vocações são cerceadas por actos como o que descreves? Inumeras, podes crer!
O nosso sistema educativo, só serve para arranjar diplomas e pós graduações, nos mais variados, como sem interesse, campos. Um beijinho para ti e para a tua coragem e um grande abraço ao Zé Pedro.

 
At 7/15/2007 10:13 da tarde, Blogger perplexo escreveu...

Tens a certeza que quem dialogou contigo percebeu tudo? Tenta uma exposição escrita.
De qualquer modo, alguma coisa está terrivelmente errada e não és tu!
Abraço

 
At 7/15/2007 10:38 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Desculpem ter andado um pouco ausente...e nem vos ter respondido.
Não me parece que não tenha sido clara, não. Encontrámos a Professora de Fisica do 11º ano, que confirmou a sua tristeza por não poder continuar a acompanhar o meu filho e nos confirmou que apesar de não ser possivel fazer nada...ele vai sentir muita falta de um ano sem Física, quando entrar no 1º ano da Faculdade.Sobretudo porque ele nem sequer quer seguir qualquer curso de engenharia em que Física seja necessária...ele quer seguir Fisica, na Fac. de Ciências.

Perplexo, tens razão, fz uma exposição escrita que vou entregar ao CD da Escola e enviar á DREL.
Ver o que dá...mas lá que me entenderam bem, entenderam. Aliás foram eles que me ligaram para me dar a má nova...o seu filho quer seguir Física...ele que escolha Psicologia...ou Biologia...ou geologia...qualquer coisa menos aquilo que quer segir.Ou mude de escola...
Vamos ver a resposta que me dão.

 

Enviar um comentário

<< Home