« Home | Um orgulho, uma alegria indiscritível. » | Notas sobre o Mundo » | SEM COMENTÁRIOS » | Nem sempre é fácil... » | Ler » | Governo não recebe Dalai Lama » | Ao fim de tanto tempo, porque querem continuar a m... » | Barack Obama » | Há sempre um construtor dentro de ti seja ele Soma... » | Será que foi mesmo gaffe???? »

segunda-feira, setembro 10, 2007

Amanhã também é o outro 11 de Setembro

Amanhã, dia 11 de Setembro, todas as rádios, os jornais e televisões recordarão os sons e as imagens de Nova York. Recordar-nos-ão, então, a morte e a barbárie. Falar-nos-ão de violência sem sentido. Recordar-nos-ão até onde pode ir a cegueira e irracionalidade do homem. Ouviremos falar de fundamentalismo e de terrorismo. E saberemos do que falam.

Talvez, quase em surdina, numa pequena notícia perdida entre imagens do World Trade Center e directos à porta de casa dos McCann, falem do outro 11 de Setembro. 1973, Santiago do Chile.
E, no entanto, todas as palavras poderiam ser para esse 11 de Setembro usadas. Morte sem sentido. Cegueira. Irracionalidade. Fundamentalismo e terrorismo fizeram o fim de um sonho e instauraram o terror.

Tristes os homens que permitem que lhes tornem selectiva a memória. E que permitem que os obriguem a escolher entre morte e morte. Violência e violência. Terror e chacina.

Porque do 11 de Seetembro de 2001 amanhã todos nos recordarão, aqui fica a memória do outro 11 de Setembro.
Manifesto de Victor Jara. O cantor a quem os militares chilenos, que derrubaram Allende com o apoio dos EUA, cortaram as mãos para não tocar. E depois assassinaram. Assim como a mais milhares de chilenos que acreditaram que era possível pacificamente criar um País novo.

Etiquetas:

3Comenta Este Post

At 9/10/2007 10:32 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Lembro-me de há dois anos também escrever sobre esse outro 11 de Setembro e terem-me dito que estava er a aquerer passar uma esponja por cima dos atentados de NY.
Triste serão aqueles que um dia esquecem que a barbarie não tem só uma face. Netse dia teve duas com apenas um ponto em comum. Os EUA.

 
At 9/11/2007 8:30 da manhã, Blogger cereja escreveu...

Mais uma vez tivemos a mesma perspectiva, e desta vez tu escreveste antes de mim, mas acontece que só a esta hora estou a abrir o Troll...
Encontramo-nos sempre nestas ocasiões, não é?...

 
At 9/11/2007 9:52 da manhã, Blogger tms escreveu...

Será que, por evocarmos o Chile de Allende, seremos alvo da censura persecutória da direita bloguista?
A ver vamos...

 

Enviar um comentário

<< Home