« Home | A Herdeira » | Atenção senhores da Control, aprendam !!!!!!! » | A Nossa Escolha » | E??? » | Uma posta casual » | A propósito de horas...os Joy Division » | Eu sou contra » | Indecisões » | Contradições » | A propósito do Post do Daniel - Dia 14 de Outubro »

segunda-feira, outubro 29, 2007

Rankings

Os últimos dias têm sido cheios de noticias sobre as classificações das Escolas secundárias. Já toda a gente chamou a atenção para a diferença entre Escolas privadas e Escolas públicas. Já toda a gente falou na diferença abismal entre litoral e interior. Já se falou em Escolas religiosas e em Escolas abandonadas. Em apoios do Estado e em falta deles. Está, portanto, quase tudo dito.
Aqui há tempos escrevi que o meu filho pretendia inscrever-se em Física no 12º ano...pois quer seguir Física na Universidade. O meu filho teve que se inscrever em Biologia no 12º ano...mas ele não quer seguir Biologia. Tem tentado ir às aulas que pode, tipo emprestado, numa turma que não é a dele. Onde só pode ir a uma aula por semana. As outras coincidem com os horários de Biologia que ele não quer seguir...Ontem, ao almoço, dizia-me que a semana passada não foi à aula emprestada...que é que queres mãe, sinto-me todo perdido...quando lá volto eles já tiveram duas aulas que eu não frequentei...
O meu filho tinha tido mais de 17 no exame do 11º ano de Física. Nota bem superior às médias dos Colégios, mesmo que privados...daqui a uma ano vai entrar para a Universidade e está há um ano sem ter Física...A escola Secundária que frequenta ocupa um lugar bem lá para baixo no tal Ranking...cinquenta e tal para aí.
"Então se quiser ter Física ele que mude de Escola...aqui não podemos fazer nada...a turma está completa...e não podemos meter outro professor e criar outra turma. Não temos dinheiro", disseram-lhe em Julho, quando se matriculou.
Mais do que o dinheiro que eu não tenho para colocar o meu filho numa Escola particular (creio que nunca o faria se tivesse, mas isso é outra história...), o que está, neste caso, em causa é o dinheiro que a Escola Pública não tem para contratar um professor. Podemos fazer imensas considerações sociológicas sobre o tema...podemos falar em abandono escolar...mas o primeiro ponto é que nas Escolas Privadas se tem melhor rendimento porque, possivelmente, não se tem que frequentar aulas de Biologia quando se quer seguir Física...possivelmente o problema não é a minha falta de dinheiro é a opção política pelo abandono da Escola Pública...objectivamente o Estado investe na Escola Privada. Se eu tivesse dinheiro e se não me importasse que o meu filho frequentasse uma Escola Privada, não seria para ele ter melhores notas...seria, tão só, para poder ter Física em vez de Biologia. Algo impossível de alcançar numa Escola Pública, bem no Litoral, bem no Centro da Capital, nem sequer em Bairros problemáticos.
As classificações das Escolas Privadas e das Escolas Públicas são, antes de mais, uma questão política. A opção política é pelo abandono total do Ensino Público. É apenas uma questão de tempo.

Etiquetas:

0Comenta Este Post

Enviar um comentário

<< Home