« Home | A propósito de horas...os Joy Division » | Eu sou contra » | Indecisões » | Contradições » | A propósito do Post do Daniel - Dia 14 de Outubro » | Afinal, não resisti...Fátima !!!!! » | Ana Gomes em grande » | A minha música para o fim de semana » | Roídinha... » | Parece-me justo ... »

sábado, outubro 27, 2007

Uma posta casual




Na história que se vai seguir peço-vos que encontrem as semelhanças entre ela e outra passada 200 anos depois ali para os lados da Cova de Eiria. Ambas metem meninos pequenos, ambas metem pastorinhos, ambas metem incredulidade dos pais, ambas construiram santuários lucrativos no local das "aparições" e ambas meteram autoridades. A diferença é que numa não se fez muito alarido e aceitaram-se os "factos" e na outra fez-se um pouco mais de "show of" para apimentar as coisas. Outra diferença é que a "santa" tornou-se mais forreta com os anos pois não há registo de oferta de lanchinhos na Cova de Eiria.
Bem, cada um que pense por si.

"Há mais de 300 anos, no Terreiro da Luta, cerca de 1 quilómetro acima da igreja de Nossa Senhora do Monte, uma Menina, de tarde, brincou com certa pastorinha, e deu-lhe merenda. Esta, cheia de júbilo, refere o facto à sua família, que lhe não deu crédito, por lhe ser impossível que naquela mata erma e tão arredada da povoação aparecesse uma Menina.
Na tarde seguinte reitirou-se o facto e a pastorinha o recontou. No dia imediato, à hora indicada pela pastorinha, o pai desta, ocultamente foi observar a cena, e viu sobre uma pedra uma pequena imagem de Maria Santíssima, e à frente desta «a inocente pastorinha que, a seu pai, inopinadamente aparecido, afirmava ser aquela imagem a Menina de quem lhe falava». O pastor, admirado, não usou tocar a Imagem e participou o facto à autoridade que mandou colocá-la na capela da Incarnação, próxima da actual igreja de N.ª S.ª do Monte» - nome que desde então foi dado àquela veneranda imagem.
Lenda ou história verdadeira, o facto é que aí está a pequenina Imagem a desafiar uma tradição de séculos"
.
Nota: A busca pela imagem da Padroeira da Madeira começou para fazer uma provocação à Lagartagem e a sua recente veia religiosa. Mas como encontrei isto e não vale a pena fazer duas postas com santinhas fica a qui só esta nota. Que a Padroeira do Funchal acompanhe o Cof! Cof! (estou engasgado, desculpem) Clube de Portugal.

Etiquetas:

3Comenta Este Post

At 10/27/2007 1:43 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

O teu espírito crente enternece-me, Daniel.
Amen, portanto. Que a Sra do Monte, que parece ser então avó da Sra de Fátima e mais a padoreira do Funchal, seja lá quem for, acompanhem o Sporting.

PS: A Luz tem padoeira?

 
At 10/27/2007 2:10 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

A Catedral da Luz é a única do mundo que tem um padroeiro macho. É o São Eusébio da Silva Ferreira, canonizado pelo Tribunal da Luz e eternizado pelas massa no antigo 3º Anel.
A sua Imagem em bronze pode ser encontrada junto á entrada principal da Catedral e muitas vezes ele dá nos o prazer da sua presença nos jogos realizados em casa e por vezes ainda, mas menos, nos jogos fora. Dentro da Catedral odem ainda ser encontrados alguns altares a este padroeiro bem como a alguns santos (menores mas só de nome), especialmente junto á porta 16 onde se encontra o museu.
Espero ter-te elucidado.

 
At 10/27/2007 2:35 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Isabel e Daniel
Deixam mas é o Mantorras jogar!
Nem que tenha de ir a Fatima e ao Monte, em vez de Barcelona.
Robles

 

Enviar um comentário

<< Home