« Home | Vergonhoso » | Rapsódia política » | Ferro tem visão «distorcida pela distância», diz V... » | Será que existe mesmo o Pai Natal? » | "Agora, desiludam-se os não fumadores, porque nunc... » | Procura-se ajuda técnica. Não se paga...mas agrede... » | "Censurado" de Brian de Palma » | Apelo » | É o fim do Mundo... » | A nossa escolha »

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Alguém que me explique por favor

Expliquem-me uma coisa que eu não entendo até porque não sou perito em economia.
Se em 2002 um barril de petróleo custava 70 dólares o que equivalia a grosso modo a 77 Euros e hoje ele custa 100 dólares o que equivale sensivelmente a 70 Euros como é que se pode dizer que o petróleo subiu de preço?
Ou será que o problema está no facto de nós Europeus continuarmos a aceitar o dólar como moeda referência para as transacções internacionais?
Mas. como disse, não sou perito em economia, por isso se alguém me conseguir explicar isto eu agradecia.

Etiquetas:

5Comenta Este Post

At 1/04/2008 1:06 da tarde, Blogger Esquerda Comunista escreveu...

Não obstante os "avanços" do euro, o sistema monetário internacional continua a ser dominado pelo dólar - a moeda da maior economia mundial.

O dólar é, de resto, um dos elementos mais poderosos para a dominação dos Estados Unidos.

A recente desvalorização do dólar não é inocente: os Estados Unidos são o maior devedor do mundo - esta desvalorização "entala" os seus credores, ao mesmo tempo que lhe permite exportar a preços mais baratos os seus produtos.

É verdade que a desvalorização do dólar é uma das causas da subida do petróleo - outras são a instabilidade política nalguns dos seus principais produtores, a recusa destes em aumentar a produção diária e o disparo do consumo do petróleo pelas economias emergentes da índia e China.

A preços rectificados, neste momento, o preço do petróleo está quase, quase, ao mesmo nível da segunda crise petrolífera no início dos anos 80.

Mais uma acha para atear a recessão económica mundial?

 
At 1/04/2008 2:14 da tarde, Blogger cicuta escreveu...

Muito bem perguntado.
Transcrevi a no meu blogue, obrigado

 
At 1/06/2008 11:14 da manhã, Blogger Aves Raras escreveu...

Também não sou economista, mas creio que o problema estará no aumento substancial da carga fiscal que aumentou em percentagem e, necessariamente, em valor absoluto, e no disparar de preços num mercado em que os combustíveis deixaram de ter preço máximo estabelecido por lei.
O facto de os barris serem comprados em USD parece-me irrelevante, de facto. Gastamos mais dólares para comprar um barril, mas gastamos menos euros para comprar esses dólares. Logo, na nossa moeda - como refere - os preços deveriam estar inalterados.

 
At 1/08/2008 1:21 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Aves raras, mas então não me venham falar do aumento do preço do barril para justificar os aumentos. Eu tb acho que é isso.

 
At 2/07/2008 2:48 da tarde, Blogger Unknown escreveu...

Isto só mostra que vivemos num País de Ladrões, aqui ao lado na nossa vizinha Espanha o Gasóleo é 15 cêntimos mais brato e a Gasolina 30 cêntimos, não falando que o Gás doméstico é metade do preço. É esta a forma que os nossos governantes tem para combater a competividade e o aumento de produção??

 

Enviar um comentário

<< Home