« Home | Domingos » | Uma ajudinha, Dr. Sampaio, faxavor...brigadinho!! » | RC aposta na segregação » | Demita-se Sr. Ministro » | Afinal há muita gente contra o neo-liberalismo... » | Era só o que faltava ter que arranjar um título pa... » | A nossa Escolha » | Falamos de água senhores » | A temperatura a subir !!!!!!!! » | Chaga »

domingo, janeiro 13, 2008

Se 10% dos mais ricos doassem 1,7% da sua riqueza acabaria a fome no mundo!

Em 1985 organizei com alguns amigos e poucos, muito poucos apoios, o "Live Aid for Africa" aqui em Portugal. Realizou-se em Fevereiro no Coliseu dos Recreios de Lisboa e foi pouco divulgado pois tratou-se de uma das primeiras realizações de solidariedade deste tipo em Portugal. Escrevo isto para sublinhar que não falo por falar. Morrem milhares de seres humanos de fome, quotidianamente, dia após dia como sabem. Mas os leitores do Troll têm obrigação de saber que não é por falta de comida! É apenas por uma muito injusta distribuição dos bens, da riqueza do nosso planeta!

Bruto da Costa, uma autoridade nacional na luta contra a pobreza, afirmou na passada sexta-feira dia 11 de Janeiro que se os 10% dos mais ricos homens do planeta doassem 1,7% da sua vastíssima riqueza isso seria o suficiente para acabar com a pobreza extrema que é o mesmo que dizer que era o suficiente para acabar com a morte por fome no mundo inteiro! O pior é que escrevi isso num post anterior e ninguém comentou, ninguém ligou, nada! è como se toda a gente achasse normal que as coisas sejam assim. E eu não me conformo com isso: 1,7% para quem tem tanto, não é nada! Mas é tudo o que acaba com a fome no mundo! Apenas! Será assim tão complicado encaixar estas coisas? Estas idéias? São elas assim tão revolucionárias?

E porque é que a situação é assim? Qual a razão deste estado de coisas? A mim parece-me que aquilo que explica a manutenção da fome no mundo é também aquilo que explica o trabalho precário e sem direitos e que há reponsáveis por este estado de coisas. A fome é a verdadeira arma de destruição maciça! E destruir esta arma é tarefa para todos nós.
Não posso aceitar que fiquemos muito impressionados com o espectáculo da destruição das torres gémeas de Nova York e permanecemos conformados com imagens como a que aqui é apresentada.

3Comenta Este Post

At 1/14/2008 1:14 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Leal, o que tu dizes tem o seu quê de verdade mas permite-me que te diga que não é doando que se resolve o problema. Seria quanto muito uma forma de o começar a combater porque o verdadeiro problema está na exploração que os "mundo desenvolvido" seja lá o que isso for, deixar de explorar a miséria dos outros e apostar definitivamente no desenvolvimento de todos.
Mas sim acredito que esse seria um bom princípio.

 
At 1/14/2008 9:08 da manhã, Blogger Leal Franco escreveu...

Não é um quê de verdade. É mesmo verdade! Agora doar, dar, tirar ou doer, etc é uma outra história sobre a qual não me pronunciei.
Não sei se acabar com a fome no mundo se faz com o combate assim ou assado, contra isto ou contra aquilo. Sei é que se faz combatendo a fome no mundo e isso só se pode fazer com meios reais e não com abstracções

 
At 1/14/2008 3:05 da tarde, Blogger jrd escreveu...

Eles não dão nada a ninguém, nem isso é solução. A solução seria tirar-lhes mesmo, e, ainda assim...
Aliás, a riqueza está cada vez mais cara, diria até, que está pela "hora da morte", já imaginaram quantos pobres custa um rico?

 

Enviar um comentário

<< Home