« Home | 1º de Maio em Los Angeles » | E há 34 anos, as ruas se fizeram gente » | Hoje, somos todos operários de Chicago » | May-Day » | Os trabalhadores da CML » | O sistema é como o algodão. Não engana. » | Eu cá quero campanha para todos!!!! » | Os meus restaurantes II » | Socorro » | Fim de semana na Vidigueira »

sexta-feira, maio 02, 2008

Fazer a diferença...

Aqui à uns meses atrás, tive oportunidade de ver no canal Sic Noticias uma reportagem (Programa 60 minutos) onde era apresentado um inovador sistema de microcrédito através do qual qualquer cidadão pode "patrocinar" um empreendimento (individual ou colectivo) em diversos paises do chamado 3º Mundo. Consultando o site da referida empresa de microcrédito (www.kiva.org) não demoramos muito a compreender o porquê do eixo de rotação da terra estar inclinado! É que de facto a riqueza está toda concentrada em um dos lados e a pobreza no outro. A esmagadora maioria dos "contribuintes" estão localizados na Europa e América do Norte enquanto que a maioria dos "empreendedores" estão localizados no continente africano e América do Sul. Outro facto evidente à vista desarmada é que a maior parte destes chamados "projectos" visam o desenvolvimento das estrutruras mais básicas de sobrevivência! Não estamos a falar de recolher fundos para construir uma estrada ou dotar as escolas de computadores e acesso á internet...Destinam-se antes, a comprar ferramentas de lavoura, bombas de água, compra de materiais para início de pequenos negócios de artesanato, etc. Sem dúvida que estas iniciativas de ajuda são de louvar, mas numa época em que se multiplicam as campanhas de solidariedade e concertos para recolha de fundos não podemos deixar de questionar se toda esta onda de "solidariedade" é moralmente correcta... Passo a explicar: A inclinação do eixo da Terra acima referida não surge assim do nada. É fruto de centenas de anos de violenta exploração das populações locais, chegando mesmo ao genocídio de civilizações inteiras. Este povos, ao contrário do que habitualmente é afirmado, não são pobres! Eles foram e continuam a ser roubados e saqueados! Está na altura de compreendermos esta verdade de uma vez por todas e acabarmos com a hipocrisia. Da mesma forma que não é moralmente correcto, depois de agredirmos e violentarmos alguém, tentarmos colher os louros por ajudar essa pessoa, também não é moralmente correcto fazê-lo relativamente a povos inteiros. Inscrevi-me no site acima referido, não por querer ajudar aqueles que precisam ( e olá se eles precisam!) mas sim por saber que muita da riqueza e conforto que hoje desfruto foi e é obtida à custa da pobreza e desconforto de outros.

De qualquer modo meus amigos do Troll: conheçam www.kiva.org e vejam que, afinal, podemos mesmo fazer alguma coisa de jeito..

0Comenta Este Post

Enviar um comentário

<< Home