« Home | O sistema é como o algodão. Não engana. » | Eu cá quero campanha para todos!!!! » | Os meus restaurantes II » | Socorro » | Fim de semana na Vidigueira » | Aviso da ASAE » | Cinquenta anos » | O Sr. Presidente descobriu a pólvora » | PS ao que chegaste... » | SOBRE A LIBERDADE - por Albert Einstein »

quarta-feira, abril 30, 2008

Os trabalhadores da CML

O STML e o Executivo de António Costa acordaram na passada semana a criação de um Tribunal Arbitral, que possibilitará a integração dos falsos recibos verdes no quadro privativo da CML. Com este Acordo estão, agora, criadas condições que permitem aos trabalhadores precários da CML verem reposta a legalidade, sanada a injustiça, nalguns casos com mais de uma década, e assegurados os seus direitos e o seu futuro. Possivelmente, bastaria ter havido vontade política para que a integração se pudesse ter feito de uma outra forma - não com o recurso a concursos públicos, que era a solução defendida pelos Sindicatos, mas que, no entanto, nunca me pareceu garantia de nada, mas com o recurso a medidas excepcionais do Governo. Mas do Governo que se prepara, com a liberalização completa dos despedimentos, preconizada na proposta de alterações ao Código de Trabalho, para nos tornar a todos precários para a vida toda, não se pode esperar vontade política para resolver o problema da precariedade.
...
(ver o resto da minha opinião sobre o Acordo entre os Sindicatos e a CML, no Luta Socialista...e toca a discuti-la.)
...

Etiquetas:

13Comenta Este Post

At 4/30/2008 8:01 da tarde, Blogger Esquerda Comunista escreveu...

Escreves que "Com este Acordo estão, agora, criadas condições que permitem aos trabalhadores precários da CML verem reposta a legalidade".

Não é assim!

A comissão arbitral apenas vai avaliar as tarefas e funções desempenhadas pelos recibos verdes na CML.

AS SUAS EVENTUAIS CONCLUSÕES NÃO VÃO IMPLICAR A RESOLUÇÃO DE NENHUM CASO DE FALSOS RECIBOS VERDES!!!

Apenas permitirá ao executivo da CML saber (como se já não soubessem...) quem é quem no mundo das avenças do município.

Isso é algo que está para lá das funções da Comissão Arbitral e que é da responsabilidade exclusiva do executivo PS/BE. Sobre a EVENTUAL resolução, não há garantias de coisa nenhuma, nem nos tempos, nem nos modos.

É importante referir que o STML foi confrontado pelo executivo PS/BE com a chantagem: "ou entram na Comissão Arbitral ou vai tudo para a rua"

Disso deram conta os dirigentes sindicais no plenário convocado e no qual, por decisão de base, dos precários sócios do STML e dos outros trabalhadores presentes, foi votado a participação do sindicato no processo em face das ameaças e apesar das dúvidas e reticências.

Mais: Votou-se no plenário que o STML apenas participaria no processo se os cerca de 100 trabalhadores despedidos há 6 meses pudessem ver os seus casos analisados.

Mais!!! Não são conhecidos nem critérios, nem metodologias para apurar quem são trabalhadores de facto e quem é um avençado "liberal".

Mais!!! É pena que no teu post não faças referência ao documento da CML enviado ao tribunal de contas no qual se escrevia preto no branco que 500 avençados serão postos no olho da rua.

E finalmente, deixo-te (se calhar em primeira mão...) a informação segundo a qual, a CML apenas prevê (em discurso directo do Costa) integrar 700 dos 850 avençados que diz ter, nos processos inquisitoriais da "Comissão Arbitral".

Lindo não é? Feliz 1º de Maio

 
At 4/30/2008 9:51 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Rui, vamos lá tentar ir por partes.

Dizes que a Comissão arbitral vai apenas avaliar as tarefas e funções desempenhadas e que caberá ao executivo integrar ou não os trabalhadores. Pelo que o executivo afirma integrará todos os que configurem verdadeiros contratos de trabalho...se integrar está a falar verdade e a legalidade será reposta...se não integrar está a mentir e o PS e o BE pagarão por essa mentira. Os trabalhadores terão, como todos os precários por esse País fora de continuar a sua luta pela justiça, agora com uma nova achega a de denunciarem a mentira de que foram alvo. Parece-me simples.

Acredito que o STML tenha sido confrontado com essa chantagem. Mas também penso que o STML sabe que o recurso aos concursos públicos, se estes fossem sérios e isentos, não seria nunca a solução. Porque qualquer concurso público poderia, se não sério, ser impugando e porque, se queres que te diga, também não quereria ver o Bloco pactuar com concursos públicos fraudulentos.

O problema do STML e tu também sabes isso, de ter cedido ao que dizes ter sido a chantagem, também passou por uma mobilização que nunca fez...pelo que li no Lisboa em Alerta, não chegavam a 50 os trabalhadores presentes...mas a essa falta de mobilização só se pode e deve repsonsabilizar os Sindicatos.

Não é verdade que o documento enviado ao Tribunal de contas fale em 500 avençados, Rui. Fala em 500 colaboradores. È algo de diferente. Pelas contas conhecidas, anualmente, saem pelas mais diversas razões cerca de 300 trabalhadores - reformas, morte, rescisão de contratos - as contas do tal documento fala em mais 200 do que essa média. Se me disseres que nesses 200 poderão estar avençados, concordo. Mas não foi disso que o docuemnto falou. E repito o que screvi: não tenho nenhuma dúvida que há de facto avençados a sério na CML...e não tenho nenhuma dúvida que se se tratar dos "não a sério" cá estaremos todos para, com esses trabalhadores, nos insurgirmos contra a mentira.

Pelo que foi dito desde o início há critérios para distinguir uns e outros - ter uma hierarquia, horário de trabalho, isto é ter aquilo que tem qualquer vinculo laborar a uma empresa ou a um serviço. Por isso critérios há...serão cumpridos? Voltamos à vaca fria...

O teu último parágrafo é algo contraditório com o que escreves no resto do texto. Afinal, parece que há mesmo a intenção do Costa de integrar avençados. Ele fala em integrar 700...tu afirmas que há 850. Eu reitero o que sempre disse: acho perfeitamente pláusivel que os 150 que ele não fala em integrar sejam verdadeiros recibos verdes ou frutos da clintela partidária do Santana e do Carmona. E, se queres que te diga também não me vejo nada a lutar por tachos de quem quer que seja..Se não forem, reitero o que disse aqui. Há que lutar pelo cuprimento das promessas e dos compromissos. Mais uma vez me parece simples.

Obrigado pelo desejo de bom 1º Maio. Mas deixa-me salientar algo que me parece fundamental: apesar de todas as dúvidas parece-me que os avençados da CML têm mais motivos para festejar com esperança este 1º de Maio do que a maioria dos outros milhares de precários por este país fora. Incluindo os precários e os recibos verdes de outras Câmaras...incluindo as das côres daqueles que se abstiveram na votação desta solução.

 
At 4/30/2008 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Tenho lido opiniões contraditorias sobre este acordo.

Só que a maioria vem do PCP ou de afilhados do mesmo.

Todos nós sabemos o que foi o regabofe do Santana e Carmona na Camara.

As Vicki dos croquetes e outras que tais.

Se a comissão arbitral fôr isso mesmo, e os trabalhadores provarem que são competentes, e não TACHISTAS que os partidos lá meteram .

Então estou certo que se deu um passo em frente.

E por isso penso que o BE e o PS não serão penalizados.

Mas tudo o que venha do Sá Fernandes mesmo situações como concursos publicos abertos para tratar de alguns espaços verdes da cidade, que os 240 jardineiros que a Camara tem ao serviço,não conseguem, apesar de todo o seu empenho tratar, até isso é chumbado.

È a santa aliança Carmona-PSD-PCP, e isso só tem um nome BOICOTE, e eles sim terão de prestar contas á população de Lisboa , sobretudo o PCP, por estas provas claras de sectarismo em relação ao vereador Sá Fernandes.

 
At 5/01/2008 12:54 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Chatagem sobre o STML?! Mas afinal o que é que o STML queria? que o pessoal continuasse a recibo verde? Que os avençados não fossem integrados? Que porcaria de desculpa é essa da chantagem só para a atitude lamentável de não querer chegar a um acordo com a câmara para integrar o pessoal. A direcção do STML vai ter de explicar aos trabalhadores porque é que não queria o acordo. Deixem-se de desculpas de m...

 
At 5/01/2008 12:57 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

E os meus/minhas car@s sabiam que o dirigente do STML que foi negociar com a Câmara pediu ao Costa para ver se mandava calar o Bloco porque o sindicato não iria admitir que fosse o Sá Fernandes a ficar com os louros desta solução para os RV's? Já perceberam pq é que o STML não queria assinar o acordo?

 
At 5/01/2008 1:49 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Caros, não sei se a posição mais correcta será a diabolização dos Sindicatos. Neste caso usando as razões do DTML para não querer assinar o Acordo.
Também não estou segura se vale a pena discutir se houve ou não houve chantagem por parte de António Costa. Nem assisti às conversas...

Os trabalhadores vão ser integrados? Tudo indica que sim. O futuro, ainda por cima a curto prazo, poderá mostrar quem esteve duma forma coerente e séria em todo este processo e quem não esteve...

Todos os que por aqui passam com alguma regularidade sabem o que penso do Moviemnto Sindical. Sabem o que penso de quando os Sindicatos se deixam instumentalizar por calendários e por estratégias partidárias...mas não serei eu a contribuir para a sua marginalização ou diabolização. Porque não será esse o caminho para um Sindicalismo novo, democrático e represenativo.

Os trabalhadores merecem um sindicalismo novo? Seguramente. Mas então teremos que lutar por ele. Fazer acusações sobre quem chantageou quem, não me parece que sirva para grande coisa...mas por quam sois. A casa é vossa...

 
At 5/01/2008 11:48 da manhã, Blogger Fernando escreveu...

Os sindicatos cederam à chantagem?!! Tristes sindicatos que se deixam chantagear...

Custa muito aceitar que foi o sonho e a luta de um homem (Sá Fernandes)que pode fazer justiça e trazer tranquilidade a muitas famílias. Não devemos ser ingratos.

 
At 5/01/2008 12:02 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Fernando, deixa-me discordar de ti. Penso que a personailização não será boa conselheira. Não me parece que a haver integração (e espero e acredito sinceramente que sim) ela se deva, apenas, ao papel do Sá Fernandes.
Ele ficar-se-á a dever também ao papel de todo o Bloco. Na AM ( e sou insuspeita não estou lá), na Concelhia de Lisboa (onde sou completamente isenta, não estava lá...),nas bases (nos plenários concelhios e distritais, a questão dps avençados sempre ficou claro que era uma batalha que não podiamos /podemos perder, pelos trabalhadores, pela nossa coerência e pela alternativa que queremos ser), na MN.

Perder esta batalha seria uma, e não tenho receio do termo, catástrofe.A todpos os níveis. Eleitoral incluído.

Não concordo, portanto, que seja uma vitória do sonho de A, B ou C.
È o resultado de muita luta. De todos os que votaram e acreditam no Bloco. Mesmo se fazemos análises diferentes sobre estratégias, opções e balanços.

E penso que não se traa de ingtratidão. Trata-se se justiça.

 
At 5/01/2008 2:43 da tarde, Blogger Fernando escreveu...

Para mim, desculpa-me Isabel discordar de ti, mas o que se conseguiu é o resultado do trabalho, da persistência, do empenho de Sá Fernandes mesmo que todo o Bloco se empenhasse e defendesse a integração desses trabalhadores (também não seria de esperar outra coisa). Por isso é que a aposta do Bloco no Sá Fernandes se mostrou acertada. E que este resultado só foi possível porque o Sá Fernandes estava lá, no sitio onde se decidem as coisas, a defender posições correctas. Pessoalmente não acredito que António Costa, se por acaso não tivesse havido o acordo tivesse interesse em resolver este problema. Mas não quero retomar a discussão deste este tema.

 
At 5/01/2008 7:30 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Já agora, Isabel e Fernando, não se esqueçam dos que fazem a papinha toda ao Sá Fernandes, dos que o têm de aturar, dos que procuram assegurar que a linha do bloco é cumprida, dos que tinham a cabeça no cepo se os trabalhadores não fossem integrados... ok? De resto estou de acordo convosco. Beijinhos.

 
At 5/01/2008 7:56 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Fernando, não era minha intenção reiniciar aqui nenhuma discussão. Até porque a minha posição é sobejamente conhecida e não me parece necessário reiterá-la.

Apenas realcei que a personalização é (quase) sempre injusta. E este caso não é execpção...agora o resto se seria possivel ou não vencer esta batalha na oposição será seguramente uma outra discussão. Que faremos na altura do balanço. Para já, o que interessa é que, obviamente, pressionado, Costa cumpra os seus compromissos. E os trabalhadores sejam integrados.

 
At 5/01/2008 8:00 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo, tens razão...fui injusta em não vos ter referido. Mas digamos que se pressupunha...que vocês lá estavam! Para ti também.

PS: agora até me deste pena...com essa da cabeça...e com o resto!!! LOL

 
At 5/04/2008 2:59 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Mais informação recente sobre o processo de integração dos recivos verdes em http://gentedelisboa.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

<< Home