« Home | Aviso da ASAE » | Cinquenta anos » | O Sr. Presidente descobriu a pólvora » | PS ao que chegaste... » | SOBRE A LIBERDADE - por Albert Einstein » | Viemos de longe...para onde queremos ir??? » | Uma posta 2 em 1 » | Porque hoje é Abril » | Talvez necessário » | A nossa Escolha »

segunda-feira, abril 28, 2008

Fim de semana na Vidigueira

Caros amigos estou de volta do Alentejo profundo, mais propriamente dessa bela localidade chamada Vidigueira que como fizeram e bem questão de me explicar fica na fronteira entre a serra e a verdadeira planície alentejana. Aquela planície que da ermida de S.Teotónio se vê até perder de vista e que encanta qualquer um. De qualquer forma eu sou suspeito. Eu sou dos que não sendo alentejano adoro esta região, os seus costumes e as suas tradições. Especialmente a sua gastronomia e os seus cantares. Haverá alguma coisa mais bela que estar numa roda de amigos a petiscar uns bons enchidos e a ouvir, ou para quem sabe cantar, uma boa canção? Nããããã!!!!!
Mas voltando á Vidigueira, não posso deixar de agradecer a todos os que me receberam como se família se tratasse. É certo que fui com um filho da terra mas os seus amigos e familiares não tinham a obrigação de me receber assim e neste aspecto um beijinho especial para a D.Maria que para além de me dar um almoço que estava divinal (uma bela açorda de tomate com peixe, queijo e ovos) ainda me fez saír de sua casa com um saco de laranjas, outro de limões, duas couves coração e um pão daqueles que só o Alentejo nos sabe dar. Dizer "Obrigado" é pouco, mas que mais posso dizer.
Eu não conhecia a Vidigueira, nunca lá tinha ido e posso dizer que gostei. Um senão. A Camara Municipal tem de rapidamente arranjar solução para ter igrejas, ermidas e as ruinas romanas abertas. Isto para não falar na casa onde viveu e morreu Vasco da Gama estar encerrada com um valioso espólio longe do olhar de tantos que gostariam de o ver só porque agora aquilo é propriedade privada. O estado tem como obrigação investir na cultura. É um quase crime que não se possa visitar o interior dos espaços porque "não há funcionários". Muito positivo achei a oferta hoteleira no que a dormidas diz respeito. Há oferta e não é por isso que não se passa uns dias lá. E nem é assim tão caro.
Ainda tive tempo para um saltito á Ovibeja. Continua uma grande feira. Como diz a publicidade. "um encontro de todo o Alentejo". Mas aqui também um senão. Ainda me cruzei com o Sr. Silva, o que so não estraga o dia a qualquer um porque a feira é realmente muito boa.
Em suma, um grande fim de semana que até deu para comprar mais um CD de cantares alentejanos mais propriamente do Grupo Coral "Os vindimadores", mas como não encontrei no youtube este grupo deixo-vos com o grupo de Cabeça Gorda, que foi o mais perto que encontrei no site.
.

Etiquetas:

0Comenta Este Post

Enviar um comentário

<< Home