« Home | Fazer a diferença... » | 1º de Maio em Los Angeles » | E há 34 anos, as ruas se fizeram gente » | Hoje, somos todos operários de Chicago » | May-Day » | Os trabalhadores da CML » | O sistema é como o algodão. Não engana. » | Eu cá quero campanha para todos!!!! » | Os meus restaurantes II » | Socorro »

sábado, maio 03, 2008

Uma imagem da vergonha

Ontem, o PCP juntou-se ao CDS/PP a a alguns deputados do PS e do PSD (deputados destes dois partidos, juntamente com o Bloco de Esquerda, abandonaram o hemiciclo antes do acto que deve envergonhar a Democracia) e, de pé, em sinal de respeito, fizeram um minuto de silêncio pelo Cónego Melo, o que, assumidamente, pertenceu ao ELP/MDLP, que nos meses a seguir ao 25 de Abril, se entreteve a matar gente de Esquerda e a colocar bombas nas sedes do...PCP.
Antes, o PS tinha-se abstido na votação de um voto de pesar pela sua morte, apresentado pelo PP, acabando por o viabilizar.
...
Na imagem roubada ao Esquerda. Net, podem ver-se os deputados do PCP juntamente com alguns do PS que ficaram na sala, a honrar a memória e a vida (acho que é para isso que servem os minutos de silêncio) do Cónego Melo. Na imagem não se podem ver os do PSD e do PP, para se ficar melhor com a idéia de a quem se juntou ontem o PCP no tributo ao Padre, que, em 74/75/76, usou os púlpitos da Igreja para incitar à violência e à perseguição.
...
Os dois deputados dos "Verdes" mantiveram-se sentados. Bem melhor do que juntar-se a Nuno Melo para homenagear a extrema-direita...
...

Etiquetas:

20Comenta Este Post

At 5/03/2008 2:40 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Isabel Faria obrigado, alguem que tenha a coragem de chamar os bois pelos nomes, o PCP envergonhou a sua historia, envergonhou todos aqueles e aquelas que em Braga e noutras cidades foram sovados quase até á morte , aqueles que morreram vitimas dos bombista do Elp-MDLP de que o Conego Melo fazia parte, e viram as sedes dos seus partidos destruidas ,só porque eram DO PCP, ou de outros partidos de esquerda.

Poderão dizer que é falta de educação manter-se sentado como fizeram os 2 deputados dos verdes.

Eu direi Jeronimo de Sousa, Antonio Filipe, e o restante grupo de deputados dos PCP mancharam a sua HONRA, ficarem no Parlamento,E DE PÈ , quando se fazia um minuto de silêncio , em memoria do sinistro Conego MELO.

Lembrar que dezenas de deputados do PS e ATÈ DO PSD sairam já para não falar de toda a bancada do BE.

Esta atitude é uma vergonha para os deputados do PCP.

 
At 5/03/2008 3:41 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O PCP votou contra, seria bom que essa informação constasse do post...

 
At 5/03/2008 3:48 da tarde, Blogger tms escreveu...

É certo que o PCP votou contra, mas lamento que não tenha saído da sala.
A Assembleia da República foi usada, pela direita, para lançar mais uma borracha sobre a história do pós-25 de Abril. Os deputados comunistas, para além de o terem salientado na intervenção do Agostinho Lopes, em meu entender, não deveriam ter participado no minuto de silêncio.

PS: Isabel, atenção que tens um erro no texto - extrema-direita e não "estrema"

 
At 5/03/2008 3:51 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo, das 2.40, nada a agradecer...eu é que agradeceria que alguém me explicasse.
Até por ser o Partido mais organizado e com maior militância, o PCP foi a maior vítima dos actos assassinos e intolerantes do MDLP, a que o Cónego ontem homenageado fez questão de dizer alto e bom som que pertenceu.
Daí não entender...até porque duvido que na atitude do PCP entre aquela treta cristã do dar a outra face...isto ou foi fruto de uma momentânea falta de discernimento colectivo...ou então usando uma linguagem popular o GP do PCP passou-se...apesar do título ainda quero acreditar que o PCP seja o da recusa da Moção...e não o da homenagem de pé.

 
At 5/03/2008 3:51 da tarde, Blogger tms escreveu...

Faltou-me referir que este voto de pesar, apenas foi aprovado, em tempos de maioria "socialista", pela corajosa abstenção do referido partido...

 
At 5/03/2008 4:03 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo das 3.41h, o post não fala sobre o resultado da votação,referindo-se, apenas, nesse caso à abstenção do PS, que viabilizou o voto de pesar.
De qualquer forma, deixe-me salientar que isso, a votação contra do PCP em relação ao voto de pesar me parece a votação lógica. Daí não ser o tema do post...como não o é a votação contra do Bloco, ou a votação a favor de alguns deputados do PS...

O que me parece vergonhoso é a homenagem do PCP ao Cónego Melo no minuto de silencio. Se quer que lhe diga, de facto, bem mais vergonhosa do que a abstençao do PS...porque se há alguns do PS que em 74 e 75 estiveram do lado dos agressores e dos perseguidores e outros para quem, como escreve o Daniel Oliveira no Arrastão, o PS só começou com Sócrates, o PCP esteve entre as vítimas.
Se o PS até pode vir com a treta de que se absteve porque nunca votaria contra o voto de pesar pela morte de alguém...um minuto de silêencio de pé, não é um minuto de pesar pela morte de alguém é uma homenagem pela vida de alguém. E essa é vergonhosa.

 
At 5/03/2008 4:09 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Tiago, já alterei, obrigado.

Essa também é a minha posição. Não entendo como se pode afirmar o que, e bem, afirmou, Agostinho Lopes e a seguir levantarem-se em homenagem ao homem que participou e incentivou a perseguição e os atentados a muitos e muitos militantes do seu Partido.

 
At 5/03/2008 5:39 da tarde, Blogger ilha_man escreveu...

Esta é uma imagem de vergonha, mas os aplausos da esquerda parlamentar quando Otelo foi "absolvido" também foram uma vergonha....ou há assassinos e terroristas que se podem perdoar??

 
At 5/03/2008 5:46 da tarde, Blogger ilha_man escreveu...

Muito me rio com esta amnésia histórica....matar é bom desde que seja a esquerda a fazer, pois faz parte de um qualquer ideal que justifica todos os meios. Matar é mau quando se é de direita....está certo...

 
At 5/03/2008 6:38 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

A direcção do PCP fala em respeito pela Assembleia da República!

O Cónego respeitava os comunistas do PCP? Sim, há bomba.

Ninguém do PCP se demarca deste erro, não entendo.

1 minuto de pé na homenagem.

 
At 5/03/2008 6:48 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

José Manuel, não é verdade que ninguém no PCP se demarque deste erro.
O Tiago (tms) é do PCP e nesta caixa de comentários já se demarcou.
Agora o silêncio quase geral não deixa de ser constrangedor. Mas também costuma ser essa a postura do PCP. As divergências não se costumam assumir com muita naturalidade...

 
At 5/03/2008 7:21 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Ilha Man, alguns pequemos esclarecimentos que a sua memória tão apurada da história parece não ter, afinal, retido:
Otelo esteve cinco anos preso, acusado de um crime que nega ter cometido e que a Justiça nunca provou ter cometido - a autoria MORAL das FPs 25 de ABRIL
Otelo nunca foi acusado da autoria material de qualquer crime material - logo não se lhe tem que perdoar ou não qualquer "assassínio". Quando foi julgado pelos crimes materiais das FPs foi absolvido.

Otelo não foi, pois, absolvido. Com ou sem aspas pela AR. Dez anos depois e porque nunca foram provados (Otelo aguardava em liberdade condcional o resultado de um recurso judicial ), os "crimes" de Otelo, acabariam por, ao abrigo da Lei, prescrever.A AR amistiaria os presos das FPs entre os quais não se encontrva Otelo...que aguardava decisão ao recurso que tinha apresentado.

Que eu saiba nunca ninguém do MDLP foi condenado ou preso por ter semeado a morte e a violência em 74, 75 e 76. MDLP de que o Céonego Melo dizia abertamente ter feito parte e de cujos crimes nunca se distanciou.

A Otelo ficámos a dever a Liberdade...e nunca provámos o resto.
Ao MDLP e ao Cónego Melo ficamos a dever o quê? E não me venha com a história de que o Cònego Melo lutava contra a ditadura comunista e o terrorismo e mais essa tretas, porque não há mortes nem perseguyições às maãos da Esquerda enquanto a extrema-direita perseguia, colocava bombas e matava. Afinal, os PIDES andavam em paz, os dirigentes do antigo regime tinham sido reintegrados, com algumas poucas excepções que tiveram direito a exílios dourados, o 25 de Abril não matou, no PREC as mortes são-no às maãos da extrema direita.

As FPs aparecem anos mais tarde, e não me parece que justificar assassínios...com assasssínios que apareceriam depois seja muito convinecente...

A afirmação do se último comentário é tão disparatada que não me parece que seja para levar a sério...

 
At 5/03/2008 7:38 da tarde, Blogger ilha_man escreveu...

Eu nunca disse que o Cónego Melo tinha cometido assassinos porque as FPs o fizeram. Só disse que o tratamento dado pela esquerda aos assassinos das FPs é de compreensão enquanto os da extrema-direita são punidos!! Punidos devem ser os 2!!! E tem razão, os assassínios cometidos pelas FPs foram bem mais tarde, quando a democracia já estava mais consolidada, o que na minha óptica funciona como uma agravante.
Terroristas são terroristas, neste caso não há esquerda nem direita...
Mas os partidos políticos, da esquerda à direita, tendem a fechar os olhos ou a "perdoar" esse tipo de grupos ou pessoas quando lhes convém.
Não há lugar para actos terroristas, seja de que proveniência forem, quando estamos em democracia e liberdade!!!!

 
At 5/03/2008 7:42 da tarde, Blogger ilha_man escreveu...

PS: e claro que tem razão quando diz que devemos a Otelo a libertação de Portugal da ditadura, mas no entanto, felizmente para nós, Portugal não seguiu o rumo que ele queria.

 
At 5/03/2008 8:29 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Ilha_man, o que também é outro facto é que os operacionais das FPs acabarm por ser julgados e condenados, tendo cumprido pena pelos crimes que cometeram. Algo que não aconteceu com MENHUM elemento do MDLP que semeou a morte a a violência nos anos a seguir ao 25 de Abril. Portanto se houve favorecimento e branqueamento, eles se verificou em relação ás actividades da extema-deirita e não ás das FPs

Concordo consigo que não há quaqluer lugar para actos terroristas em Democracia. Sobretudo actos terroristas que atentem contra a vida. Agora já não concordo é que eles sejam menos graves em 75 ou 76 do que em 83...afinal, desde 25 de Abril de 1975, que Portugal era um País com orgãos democraticamene eleitos...o Padre Max e Maria de Lurdes foram assassinados em Abril de 1976...

Aqui a diferença fundamental é que uns foram julgados e os outros esquecidos.

 
At 5/03/2008 9:45 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Agostinho Tienza e Rosa Casaco assassinos confessos do General Delgado , NUNCA FORAM PRESOS.

Nenhum PIDE ou responsavel da ditadura, alguma vez foi julgado e condenado pelos crimes que cometeu ou de que foi conivente.

ELP e MDLP , que assassinaram , e puseram bombas em 75 e 76, é bom lembrar entre outros, o assassinato á bomba do PADRE CATOLICO Maximino Barbosa de Sousa, e a estudante MARIA de Lurdes,e se houve arremedo de julgamento, nunca nenhum foi condenado ou sofreu penasde prisão.

Bem diferente foi a situação de Otelo, de Isabel do Carmo, de Mouta Liz, etc, nenhum foi acusado de crimes de sangue e sim da responsabilidade moral, e penaram anos na cadeia.

O CONEGO Melo é autor moral do assassinato do Padre Max e da estudante Maria de Lurdes, e foi uma dos principais organizadores da rede bombista do MDLP, que em 75 e mesmo em 76 pôs bombas em muitas zonas do país, e cometeu vários crimes de sangue.

Quem é de esquerda é julgado, mesmo quando as provas são insuficientes, inventa-se a responsabilidade moral, passam anos na cadeia.

A direita MATA INPUNEMENTE , e os srs. Juizes dignos representantes dos seus antepassados dos tribunais plenários do tempo da ditadura, ou os absolvem por falta de provas, ou mandam arquivar os processos.

ATÉ QUANDO.

Quanto ao PCP, ter acompanhado o minuto de silêncio á memoria do sinistro conego MELO, a atitude de qualquer homem ou mulher de esquerda deve ser o DESPREZO, que é a moeda com que se paga aos cobardes.

 
At 5/04/2008 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Isabel,
confesso-me desiludido...
pensei que ia encontrar um "post" condenando a bancada do PS pela abstenção que permitiu - essa sim uma grande vergonha - a aprovação do voto de silêncio.
Afinal...
Encontrei um "post" de censura ao PCP que votou contra a proposta e argumentou esse voto com uma intervenção que não deixa margem para branqueamentos dos crimes desse homem.
Sobre a VERDADEIRA RAZÃO da pouca vergonha... a abstenção do PS, não interessa escrever.
Mas Está bem, está bem... continuem a vocês a branquear este PS/Sócrates que ele ainda vos vai dar um rebuçadito na próxima legislatura.

Continuem a ter como alvo principal para o vosso combate o PCP. Sim, porque o PCP é que é o principal responsável pelas politicas e ofensivas de direita em curso, que fomentam mais pobreza, desigualdade social, desemprego, reformas baixas, lucros desmedidos à banca e aos grandes grupos económicos, é o PCP que tem levado a cabo os ataques às liberdades, às conquistas de Abril, ou à democracia, foi o PCP que decidiu a aprovação do tratado Lisboa nas costas do povo português e por aí fora.
Eu comprendo, Isabel...
Valorizemos o acessório e e esqueçamos o essencial.
E por falar em essencial e acessório, diga-me por favor, Isabel, Sabendo nós que o dito criminoso já nem por cá anda para poder ser o alvo do protesto, para além da criação de um facto politico mediático, qual a consequência objectiva da saída do parlamento dos deputados?
Confesso que me espanto com os vossos combates. Mas prossigam, prossigam, continuem a combater à esquerda, estão no caminho certo para chegarem ao poder.
Cumprimentos

 
At 5/04/2008 4:07 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Vermelho Vivo, tanta acusação por causa de um post...mas ok. Vamos, então, por partes, que é sempre a melhor forma:
A posição de abstenção do PS não me surpreende. Já aqui o escrevi num comentário qualquer. A si, pelas acusações justas e legítimas que no seu comentário deixa a este Governo e à política de Direita do PS, também não deveria surpreender.
Para mais há que relembrar parte do PS (ou o PS?), em 74, 75 e 76, esteve no mesmo lado da barricada que o Cónego Melo e camarilha. Com o PS no Governo, ao longo de décados, nunca o Poder político fez qualquer pressão para o julgamento e a respectiva condenação dos bombistas e dos assassinos do MDLP. Para quê um post, então, sobre a abstenção e a viabilização do voto de pesar por parte do PS? Diga-me, sinceramente, surpreende-o? A mim, não.

Afirma depois que com o homem morto a saída da sala não passa da criação de um facto poltico. Acessório, como você lhe chama. Mas, então, por essa ordem de ideias, porque carga de água é que o PCP votou contra? O homem estava vivo, aquando da recusa do voto de pesar? O voto de pesar não se justifica e o minuto de silêncio, sim? Mas explica-me porquê? A AR quando faz um minuto de silêncio em homenegm a alguém, fá-lo por respeito para com a morte ou para com a vida? Isto é, amanhã eu ou você morremos. Somos uma cidadãos portugueses. Os deputados da AR representam-nos, a nossa morte é igual à do Conego Melo - alguém dizia que na hora da morte somos todos iguais, não é? - posso esperar um minuto de silêncio da parte dos deputados que me representam? Se não posso, o que se homenageou foi a vida de alguém. O PP achou que a do Cénego Melo é digna de ser respeitada. O PSD tabém. A maioria dos deputados do PS também. O PCP também.Eu não acho. E daí, o espanto. A surpresa. O PCP foi a maior vitima do Cónego Melo e dos seus apaniguados, o sinal de respeito e a homenagem é um sinal de perdão? Mas um Parido de Esquerda perdoa ou exige justiça? O Cónego Melo pagou pelos crimes que cometeu? Ou por ter morrido deixou de ser o bombista e o criminoso que matou e perseguiu? Que usou os púlpitos das igrejas para incitar ao ódio e a´violência contra, entre outros, mas, sobretudo, todos os que lhe cheirasse a comunistas?

E não, o meu inimigo não é o PCP. Também não vale muito a pena vir falar em caminhos para o Poder, porque NUNCA farei ou aceitarei alianças com este PS, mas o PCP neste tipo de atitudes é o principal inimigo de si próprio.
O PCP, ao dar o seu aval à homenaegm a um assassino e a um anti-democrata, que não foi julgado, logo não cumpriu penas pelo criems que cometeu, está a manchar o seu passado e a sua memória.
Muito mais do que abstenção do PS. Pelo simples facto que a abstenção do PS acaba por ser coerente, com o que o PS foi em 74 e 75, com o PS que passou por sucessivos governos sem nunca exigir justiça e com o PS que tem hoje uma polítia que, possivelmente, não envergonharia nem chocaria o Cónego Melo.

Ah e qual a consequência objectiva da saída da sala (ou de se manter sentado)?
Talvez não se deva ver as coisas nesse pé. Consequêncio política não tem, com certeza. Tem, apenas, razão política. A de se ser coerente com os princípios. A de se não branquear a história. A de se acreditar na Justiça. A de não se pactuar com a extrema-direita trauliteira e revanchista nem com os mimos de um puto mimado e reccionário.A de honrar a memória dos mortos às mãos do MDLP, que nunca foram homanageados na AR nem viram a Justiça dos homens punir os seus assassinos.

Apenas isso.

 
At 5/05/2008 12:40 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Jerónimo de Sousa e o PCP levantou o cu da cadeira parlamentar para fazer um minuto de silêncio pelo fascista Cónego Melo, a realidade é esta. Os militantes do PC não devem estar muito satisfeitos com esta postura, por isso usam mil e uma desculpa para o comportamento da sua direcção mas a realidade é esta.

 
At 5/05/2008 2:05 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Quem votou a favor ou contra não me interessa sequer pois não faltam para aí exemplos dos que dizem que na AR votaram contra uma lei mas na prticam-na diariamente nas empresas públicas. A realidade é que votando contra ou a favor cumpriram de pé um minuto de silencio e é isso que fica como consequência do seu voto contra. Se fossem mesmo contra tinham ficado sentados. Nada os obrigava a levantar e não ha desculpas que neguem isso.

 

Enviar um comentário

<< Home