« Home | Mães no país dos burocratas » | Amarelos » | Estratégias de manipulação - parte 7 » | O homem de sucesso... » | " O Bloco e Sá Fernandes" » | Será que o Sr. Jaime Silva é incompetente, mentiro... » | Ainda não parei de rir » | Derrotas » | Vá se lá entender » | Pedido de ajuda e / ou convertor de moeda em alfaces »

sexta-feira, junho 27, 2008

Técnicas de manipulação - parte 8

Conhecer os indivíduos melhor do que eles próprios.

Nos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência criou um fosso cada vez maior entre os conhecimentos públicos e aqueles que estão na posse de um elite. Graças à biologia, à neurobiologia, psicologia aplicada, etc, o sistema científico conseguiu um conhecimento aprofundado sobre o ser humano. Isso significa que, nessas condições, as elites possuem um maior controle e um maior poder sobre as pessoas, mais do que estas sobre si mesmas. Um dos directores da Coca Cola, David Wheldon, expressava essa mesma ideia nos seguintes termos: «Face à dificuldade de prever como será o consumidor do futuro, a solução é criá-lo nós mesmos desde já, com a ajuda de boas ideias e da publicidade. O consumidor vai estar onde nós queremos que esteja…».
E não há, efectivamente, equipa de sociólogos e psicólogos capazes de rivalizar com aqueles que nessas áreas são empregados pelas grandes empresas transnacionais.

0Comenta Este Post

Enviar um comentário

<< Home