« Home | 6 de Agosto de 1945 » | Boas notícias para começar o dia!! (??) » | Depois vai por aí fora, que há muito trabalhinho a... » | Morgan Freeman » | Afinal vimos gente » | Reflexões à mesa do jantar » | Parabéns, Zeca » | Gracias a la vida » | Socialismo 2008 » | Elas existem.... »

quinta-feira, agosto 07, 2008

Em Espanha não há ASAE

Aqui estou eu de volta, não por muito tempo pois as férias apenas vão a meio, mas de volta. A 1ª metade passada em Espanha já lá vai.
Estive em Cambrils, perto de Salou e passei 2 dias fantásticos em Barcelona, cidade que me deixou com vontade de voltar mas com mais tempo pois 2 dias só deu mesmo para ter uma ideia. No entanto, vim revoltado de Espanha. Por diversos motivos e que tentarei explicar duante os próximos posts, a começar já neste.
Constatei que em Espanha não há ASAE. E eles não vivem pior por causa disso. Pelo contrário. Vivem melhor.
Passo a explicar:
A lei do tabaco, que em Portugal foi "vendida" com a chancela de que era igual à de Espanha, pura e simplesmente não é aplicada. Ou melhor, é aplicada com bom senso. É proíbido fumar em restaurantes e edifícios públicos. Cafés, Bares e outros espaços de diversão são zonas para fumadores. Nada de histerismos nem de fundamentalismos. O bom senso a imperar.
Os mercados a céu aberto ou os cobertos, embora abertos de lado, são iguais aos que nós tinhamos em 1995 por exemplo, antes de entrar e histeria dos saudáveis e dos higiénicos. A fruta é vendida descascada e pronta a comer embrulhada em plástico barato. As peixeiras continuam com o seu lugar e o peixe à mostra em gelo e os talhos continuam a ter lugar nos mercados. E mais. Os talhos têm expostos coisas tão bizarras como mioleiras, cabeças de borrego, rins, figados, coração, lingua, bucho ou dobrada, entre outros. Tudo de venda legal e autorizada. Eu imagino que os Espanhóis devam ser um povo muito pouco saudável. Até os enchidos são vendidos à fatia para serem consumidos logo ali e eu não me lembro dos selos de qualidade e certificação presos aos mesmos.
A Arte e a Cultura são tratadas como deve ser. Bem. Passear por Barcelona é o mesmo que pedir para ser inundado de Arte de manhã à noite. E pasmem-se. Não vi licenças penduradas ao lado dos artistas e crachás ao peito. Isto para não falar nos licenciamentos dos artesãos.
E os preços. Não vou falar dos valores. Isso ficará para outra posta, mas a igualdade dos mesmos do local A para o local B. Um café custa X num e noutro. Tal como a água engarrafada ou os sumos. Até me fizeram falta os patos bravos.
Em suma, uma ideia que deixei com os espanhois com que falei. Se vos quiserem impingir uma ASAE, não queiram. Vão perder tudo o que a vida tem de bom.

Etiquetas:

2Comenta Este Post

At 8/07/2008 12:44 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Em 1º lugar Boas Férias
Só para dizer que já lá vai o tempo em que se dizia que de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos.

 
At 8/07/2008 1:19 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Obrigado Anónimo e quanto aos casamentos acho que se pode dizer muito antes pelo contrário.

 

Enviar um comentário

<< Home