« Home | Um pastel de bacalhau pela aposta - Actualização, ... » | Porque os homens existem...a gente ainda se ri um ... » | Ai » | Mais outra barracada » | Encargos com gestores públicos aumentaram 30% no a... » | Os credíveis e os outros... » | Finalmente!!!!!! » | A extinção da GEBALIS foi mandada às urtigas em se... » | Uma fabulosa do meu mail » | O Sócrates parece o Soneca dos 7 Anões »

sexta-feira, agosto 01, 2008

Elas existem....

As sondagens valem o que valem, São, apenas, sondagens. Mas não tenhamos ilusões, todos dozemos isso, mas a ninguém, minimamente interessado e empenhado no presente e no futuro do País, elas são indiferentes.
A sondagem deste mês do Expresso, deveria fazer-nos a todos, homens e mulheres de Esquerda, repensar actuações e tentar encontrar outros (novos) caminhos.

A grave crise económica e social que Portugal enfrenta está a ser capitalizada pela Direita. O PSD tão responsável como o PS pelo estado a que o País chegou, está a crescer em intenções de voto, aparecendo aos portugueses como alternativa. A teoria de que Sócrates, por governar tão à direita, não provocaria aumento de votação à Direita, pode sair completamente furada, pois a crise financeira e social abrange cada vez mais a classe média, tradicionalmente apoiante do Bloco Central. As pessoas costumam ter memória curta e quem estáno Governo é Sócrates.

A Esquerda não está, como seria lógico, dado serem os trabalhadores e os mais desfavorecidos a sentirem com mais violência na pele a grave crise económica, a capitalizar a oposição às políticas de Direita de Sócrates. A CDU mantém praticamente as suas intenções de voto (mas, ainda assim, desce). O Bloco desce nas suas ntenções de voto.

Se toda a Esquerda deveria pensar neste números, o Bloco ( e é o Bloco que mais me preocupa, pois é o meu Partido e não faço intenções de mudar...) tem o dobro da obrigação de reflectir neles. A imagem que o BE tem dado nos últimos tempos, as clarificações, sejam elas quais forem, que não são feitas em Lisboa, ou que são feitas à Segunda-Feira, desfeitas à Quinta e assim-assim ao Sábado, não tenhamos ilusões que deixam marcas no eleitorada do Bloco. Não vale a pena assobiar para o lado, nem esquecer a força eleitoral do Bloco em Lisboa. A eficaz e consequente oposição que o BE tem feito a Sócrates pode não ser suficiente para compensar os acontecimentos de Lisboa.

O Bloco não é um Partido eleitoralista. Não pode, obviamente, alterar as suas políticas em função do que dá ou tira votos. Muito menos das sondagens. Mas tem obrigações e tem compromissos. E programas. E é por eles que se tem votos. O BE tem que ter uma forma consequente de assumir tudo isso de uma forma etica e politicamente de Esquerda (por mais que me tentem convencer que estou "demodée", continuo a achar que há uma ética de Esquerda e outra...que não é de Esquerda). Sob pena, de, objectivamente, contribuirmos para dar o ouro ao bandido:fazer do PSD a alternativa ao PS.

Não há, creio, sondagens feitas, exclusivamente, em Lisboa. Receio bem que se houvesse o Bloco saísse ainda mais penalizado delas. E isso obriga o Bloco a agir. Agora. E, pela amostra, mesmo dando às sondagens a importância que elas, efectivamente, têm, talvez devamos concluir que duma forma diferente.

Etiquetas:

9Comenta Este Post

At 8/01/2008 4:14 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

è extraordinariamente curiosa esta sondagem, não só por tudo aquilo que referes no post, mas também porque é uma sondagem pós-Teatro Trindade...

Dá que pensar não dá?

Bjs
Antonio Lg

 
At 8/01/2008 5:52 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Nestas coisas de sondagens, quanto menos comentarios melhor.

Duas frases de antologia:
Sociais democratas perigosamente perto do PS

PS 39,4 PSD 32 (quase sete pontos de diferença.......)

O Bloco mais perto do CDS

Bloco 8,1 CDS 5,5 ( quase 3 pontos de diferença....)

Mas comparemos estas sondagenm com outras quatro de JULHO

Eurosondagem JULHO

PS-39,4
PSD-32
PCP-10
Bloco-8,1
CDS-5,5


Marktest JULHO

PS-36,7
PSD-32,7
Bloco- 11,4
PCP-10
CDS- 5,1

Aximage JULHO

PS-32,5
PSD-32
Bloco-10,8
PCP-9,7
CDS-5,3

Catolica Julho

PS-40
PSD-32
PCP-10
Bloco-7
CDS-3

Podem tirar todas as conclusões , há para todos os gostos e todas a analises....

Augusto Pacheco

 
At 8/01/2008 8:07 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

As sondagens do Expresso não são para levar a sério. É preciso calma, e mais unidade na diversidade. O eleitorado necessita de saber o que é que o Bloco quer. Crescer para governar ou correr continuamente por fora.

 
At 8/01/2008 10:19 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

António, as sondagens têm a importância que têm. Mas creio que não devemos, apenas, olhar para as que nos são favoráveis.
E neste caso, mais do que a votação do Bloco, me preocupa a do PSD...essa deve ser uma das nossas preocupações: conseguir que a oposição a Sócrates não sej (ou venha a ser) capitalizada pela Direita.
E tens razão quanto ao resto...

Para ti, também.

 
At 8/01/2008 10:21 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

A.Pacheco, perante as outras sondagens, as que mostras, haverá muitas anáolises. perante esta, também. Desculpa lá mas dou a mesma credibilidade a todas elas...e não apenas às que nos mostram a Esquerda a crescer. Por muito que as prefira.

 
At 8/01/2008 10:26 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

José Manuel, se dei o ar de ter ficado assustada, dei ar errado. Quanto muito, fiquei apreensiva.
Mas concordo contigo que o Bloco tem que ser claro. Alias acho que foi isso que escrevi. A clareza só traz vantagens.Num cenário em que a demagogia, os troca tintas, as meias palavras, as falsas promessas, são reis, a alternativa passa pela clareza. Essa é das dúvidas que não tenho...tenho muitas outras, no entanto. Mas por isso é que me dou bem num Partido plural.

 
At 8/02/2008 10:56 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Aximage, ontem

PS - 33,1%
PSD - 31,1%
BE - 9,4%
CDU - 9,1%
CDS - 4,4%

Todas as sondagens são para levar a sério se as analisarmos ao longo do tempo para percebermos as variações dos partidos. Para entender os enviesamentos é muito útil consultar o blog http://margensdeerro.blogspot.com/

 
At 8/03/2008 2:50 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Claro que sim, José Manuel Faria, mas fazer o Bloco crescer não é entregar-se ao PS como o vereador Sá Fernandes está a fazer em Lisboa. Assim não cresce, dilui-se e fica sob a alçada do Sócrates. Não achas qe governar em Lisboa, com o acordo que foi feito, seria ter uma política própria, independente da do PS, de modo a que os cidadãos vissem as diferenças? Pois é, mas não é isso que está a acontecer. Pelo contrário, não há difedrenças e nas coisas complicadas o sá Fernandes adopta as posições do PS. Tens o caso da Gebalis, mas outros poderiam ser adiantados. O que me deixou sem qualquer dúvida, foi o mano do vereador saltar em sua defesa num diário, acusando o Bloco de ser "o pior da política". Claro que já não pensam noutra coisa senão na candidatura do António Costa. Revoltante!

 
At 8/03/2008 1:08 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

Anónimo das 2.50, tem razão. Eu não estava a pensar em Lisboa, é claro que nesta altura do campeonato já deu para perceber que Sá Fernandes passou-se para o PS. E eu dou o braço a torcer.

Referia-me às eleições legislativas.
Apresentar uma proposta consistente e protagonistas para a possibilidade de governar, e a necessidade de dizer isso aos eleitores.

 

Enviar um comentário

<< Home