« Home | Sem titulo » | Ainda a Tomada de posse de Obama » | Que não, que não faz sentido...soubessem o meu dia... » | O que é que se pode dizer? » | Dois livros » | Já cá estou » | Está tudo, afinal, ligado » | Juntei um lugar novo ao meu roteiro » | Nunca é tarde nem cedo... » | Moral de banqueiro »

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Um Mundial de Futebol em Portugal

Ainda aqui não tinha escrito sobre a possibilidade de Portugal organizar conjuntamente com o Reino de Espanha o Mundial de Futebol de 2018. Não vejo onde está o problema e espanta-me que aqueles que estiveram calados na candidatura ao Euro 2004 venham agora falar de despesismo. Logo agora que não vão ter de ser construídos estádios, não vão ser remodelados estádios, em que vamos ter um novo Aeroporto para oferecer a quem nos visita e onde os gastos com infra-estruturas de apoio serão mínimos pois a maior parte já está feita é que vêm falar de projectos megalómanos? Meus caros se há um projecto que pode ter retorno este será de facto um deles pois os benefícios serão sempre maiores que os custos. Muito pior está a Espanha que numa 1ª previsão teria de construir 4 estádios e remodelar 4.
.
A mim parece-me pura demagogia que se ataque este projecto. Populismo que fica bem em ano eleitoral. Querem é mundiais mas pelos pobres não fazem nada como se uma coisa tivesse a ver com a outra. Aliás se alguma coisa a experiencia do Euro 2004 deveria ter ensinado a este país era que se em infra-estruturas de saúde por exemplo foi nessa altura, e por causa da imagem ao exterior que foi feita alguma coisa, mas poderia dar-se ouros exemplos. Acessibilidades por exemplo.
Por isso e deixando populismos e demagogias á parte esperemos para ver o que os dois países vão fazer com os cadernos de encargos e aí já se poderão discutir o que verdadeiramente interessa numa organização desta natureza e que são os números do deve e do haver.

Etiquetas:

6Comenta Este Post

At 1/22/2009 2:19 da tarde, Blogger Gregório Salvaterra escreveu...

O que é que a gente ganha com isso?
Vender-se-ão uns bons milhares de litros de cerveja, veremos meia dúzia de batalhas campais, destruição de património público, e privado (pode ser o teu carro) e, com sorte, não morre ninguém.
O futebol anda há muito associado ao que de pior há na sociedade (corrupção, tráficos vários, sorvedouro encapotado de dinheiros públicos, etc.) e estranho que se faça aqui a apologia desse negócio.
JJS

 
At 1/22/2009 3:33 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Reino de Espanha?
E eu a pensar que Daniel Arruda era de esquerda...
Então já não é o Etado Espanhol?

 
At 1/22/2009 5:34 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

é assim a fer n recoñece o estado español

 
At 1/22/2009 8:18 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Primo, acho que isso também um é bocado de fundamentalismo a mais. Não sou nada entusiasta da realização do Mundial de Futebol em Portugal, não acho piada por aí além ao futebol, apesar de já me ter visto, sabe-se lá tomada porque irracionalidade a gritar em frente da televisão e a fechar os olhos para não ver,quando Portugal joga..concordo com a análise que fazes sobre o negócio do futebol, mas também me parece algo esagerado essa associação de futebol com vandalismo, morte, destruição e cerveja...
E não creio que o Daniel tenha feito a apologia do negócia, Tão só, ele que é um "maluco da bola pela bola" (não há ninguém perfeito.LOL), do futebol.

 
At 1/22/2009 10:53 da tarde, Blogger Gregório Salvaterra escreveu...

Olá prima. Voltei a ler o que escrevi e não acho fundamentalismo nenhum. Se alguém souber dizer quanto dinheiro público e património passou nos últimos dez anos para esse negócio, quer através dos vários departamentos do governo quer, sobretudo, das autarquias que o diga; gostava de saber.
Não estou a falar de futebol que é um desporto; falo de política. Mas pronto, não deixa de ter graça o quadro que imaginei assim à Caeiro: o Daniel sentado ao colo do Laurentino Dias. Só não sei se em fundo estava o estádio da Luz se o santuário de Fátima.
Isto sou eu a meter-me com vocês :) mas assim com trolleiros destes não há esquerda que se aguente.
Abraço
JJS

 
At 1/23/2009 10:00 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

JjS, concordo e discordo de ti. Passo a explicar futebol anda de facto associado ao pior que há na sociedade. No entanto o meu post não era sobre isso.
O que eu escrevi foi que neste caso e nas actuais condições a relação custo benefício seria benéfica a Portugal até porque não me provaram ainda o contrário. Lógicamente que ainda não saíu caderno de encargos e com esse ter-se-á uma ideia mais correcta das coisas.
Não estou a falar de visibilidade no exterior que isso cheira a nacionalismo bacoco. Falo de benefícios puro em termos de desenvolvimeno económico. Tenta pensar nas infraestruturas que o país tem parta um evento desta natureza e vê o que falta fazer. Verás que os custos vão ser mínimos.

Anónimo, sim Reino de Espanha. Queres que explique. A Espanha é uma monarquia cujo território é composto por diversos terrítórios diferentes entre si e onde em muito sítio se luta pela independencia. Reconhecer o Estado Espanhol seria uma facada nessas lutas pois seria reconhecer a integridade do território.
se tivesses falado alguma vez com quem defende as independencias não te espantarias.

Isabel, maluco mas não tanto. Já muitas vezes até contra o meu clube escrevi até em artigos de opinião.
:)

 

Enviar um comentário

<< Home