« Home | O PS avisou... » | Domingos Névoa, administrador da Bragaparques, con... » | Segunda dose... » | Arrumações / convites » | Músicas » | E, um dia, hei-de saber dizer-te o que sinto quand... » | Um dia, hei-de saber dizer-te o que sinto quando e... » | Um dia, hei-de saber dizer-te o que sinto enquanto... » | Rescaldos.... » | A Paridade »

terça-feira, março 31, 2009

Congresso leonino

Isto de não se escrever durante alguns dias por falta de tempo leva a que depois tenham de se publicar postas requentadas. Mas vai mesmo ter de ser.
Este fim de semana decorreu o congresso leonino e eu não podia deixar passar esse momento. Para além do facto de as farmácias da zona de Santarém terem pedido um reforço de anti-ácidos (ainda efeitos da Taça Carlsberg) a lagartagem reuniu-se para discutir o clube e dar recomendações ao clube. Ideia notável e louvável esta, de facto. Mas quando a esmola é grande o pobre desconfia. E foi o que eu fiz e desconfiei. Pelo que segui com a atenção possível o que saíu na comunicação social sbre o facto. E gostei do que li.
Gostaste Troll? - perguntam vocês.
Claro que gostei terei de responder. Porque tudo o que exponha ao rídiculo e leve o meu vizinho da segunda circular ao fundo é sempre bem vindo.
A começar logo pelo facto de a estratégia a ser seguida pelo clube e que foi debatida e votada e até pasme-se aprovada é a indicada pelo Presidente que está demissionário e que já afirmou e reafirmou que não se recandidata. Contra-senso este alguém querer condicionar o que vai abandonar. Mas importa ver o que diz essa estratégia de uma forma muito geral.
Alienação de todo o património do clube, incluindo o Estádio e a Academia de Alcochete de modo a tornar o clube mais gerível. E já agora injectar capital na SAD. Dito de outra forma. Vão descapitalizar o clube em favor da SAD. Dito ainda de outra forma é o fim do SCP enquanto clube eclético, pois a proposta de criação de diversas SAD para as amadoras foi rejeitada.
Esta recomendação leva e penso que seja isso que está na mente dos promotores a que a Sporting SAD a que a Sociedade se torne mais atractiva aos investidores copiando de certo modo o modelo inglês de clubes. Ora esta estratégia vai levar inevitávelmente a que o capital da Sporting SAD seja comprado por alguém que se torne dono do clube. Não me parece que fosse esse o espírito que presidiu á criação das SAD em Portugal. Mas enfim, cada um sabe de si.
Outra coisa que me alegrou foi a ausência mais presente deste congresso leonino. Dias da Cunha. Como se pode estar tão fora e dentro ao mesmo tempo? O que Sares Franco se esquece é que Dias da Cunha é o maior accionista particular do clube e no esquema que ele quer impôr é figura central numa provável venda.
Mas as piadas deste congresso não se ficaram por aí. Cada vez mais o clube do visconde parece a nossa nobreza falida. Ideias megalómanas como a de se criar o Parlamento Leonino. Um órgão interemédio entre os sócios e a direcção. Já ouviram falar nas Reuniões magnas dos clubes? As Assembleias Gerais? Se é para acabar com elas para ser mais fácil impor o plano que visa decapitar o clube, então força. Eu adoraria.
Enfim, o Congresso leonino foi ainda mais giro que o Big Brother. Todos numa sala, a fazerem provas, a chatearem-se e no fim ganha o grande irmão.
O que eu não percebo é porque é que a voz mais contestatária foi a ex presidente dos núcleos. Será que os adeptos já perceberam ao que isto vai levar?

Etiquetas:

2Comenta Este Post

At 4/01/2009 5:02 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Não li.

 
At 4/01/2009 5:40 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

e????????

o que é que a gente tem a ver com isso?

 

Enviar um comentário

<< Home