« Home | Decidam-se a bem da verdade » | Il Divó em concerto » | Frase do dia » | Um esclarecimento » | Para começar bem a semana » | Até mais logo » | Preencher o IRS » | Ou sem música? » | ...ou esta!? » | Esta.... »

terça-feira, abril 07, 2009

Falco, um contador de histórias

Tenho como todos já sabem que os meus gostos musicais são muito variados. E amiúde tenho aqui falado deles. Hoje apetece-me falar de um dos meus ídolos de juventude e que ainda hoje gosto de ouvir apesar dele já ter morrido há vários anos. Falco.
Há 3 contadores de histórias que me fascinam. Sergio Godinho, Chris de Burg e Falco. Contadores de histórias porque eles não fazem aquilo que propriamente se chama cantar mas sim musicar histórias.
Falco era o exemplo da excentricidade dos génios. Postura e forma de estar das grandes vedetas e um Austriaco dos sete costados.
Não preciso de pensar muito para me lembrar como descobri Falco. Tal como muita outra coisa fui influenciado pelos meus dois primos mais velhos e naquela altura da minha infancia as minhas grandes referências no que a modas e sons dizia respeito. E então para mim que desde pequeno fazia questão de me afirmar pela diferença, Falco, caía que "nem sopa no mel". Irreverente e políticamente incorrecto, do tipo amem-me ou odeiem-me mas não me ignorem, Falco era aquele personagem que era fácil admirar. No entanto Falco tinha algo mais pois só assim se explica que o fascinio pela personagem tenha perdurado no tempo. A sua morte foi apenas mais um episódio nesta vida de exentrecidades. Morreu depois de se espatifar a 180KM/h contra um autocarro.
Hoje para exemplificar o seu génio poderia escolher várias canções mas fico-me pelo Jeanny (1985)porque é aquela onde mais vincada está a sua irreverência. Provavelmente os que hoje têm mais de 30 anos lembrar-se-ão desta canção que foi proibida em muitas rádios e que deu muito que falar. Apenas porque falava de um raptor/violador de uma forma nua e crua. Sem dourar o filme. Apenas assim. A tal ponto de ele se ter de retratar veladamente lançando uma outra canção chamada "Coming Home" mas que foi quase sempre chamada de Jeanny II. (vejam só depois de verem o vídeo que está abaixo)
Se tiverem paciência podem ouvir outras coisas dele disponíveis na net. "Rock me Amadeus", "Der Komissar", "Viena Calling", "Emotional", "egoist" ou "Wiener Blut" entre tantas outras. Se quiserem seguir a letra talvez seja melhor porem o tradutor a funcionar pois é um misto de alemão com inglês.
.

0Comenta Este Post

Enviar um comentário

<< Home