« Home | O Troll começa a campanha por LIsboa!!! » | Seria bom que ela explicasse » | Nós também somos europeus » | Eurovisão 1974 » | Sobre o 25 de Abril e os "soixante-huitards" » | Músicas » | Quatro ou todos vai dar ao mesmo... » | O erro de Sócrates » | À muher de César não basta parecer ser séria ... » | Dúvidas II »

sexta-feira, abril 24, 2009

Memórias (repescadas) dos dias negros

Porque este ano o tempo não tem sido muito, fui au baú buscar um post sobre os dias de hoje, 24 de Abril, de há 35 anos. Foi escrito em 2006. O passado não se muda. Este foi o passado de muitos meninas e meninas nos anos que antecederam Abril. O que me entristece é que no "tudo que há a fazer" do último parágrafo...haja hoje ainda muito mais a fazer do que havia há 3 anos.

Passava-se fome em Portugal. O País, apesar das remessas dos emigrantes, apresentava em vésperas do 25 de Abril um défice de mais de 6 milhões de contos, na balança de pagamentos. A inflação era superior a 30%, se comparados os preços de Março de 1974 com os de Março de 1973, a Guerra Colonial levava cerca de 45% do orçamento do País. A carga fiscal era suportada pelos mais pobres. A especulação tomara conta da Bolsa e dos bens imobiliários O défice era mascarado, com a recorrência sistemática às emissões da divida pública, entrando estas como receita.

Os homens e as mulheres que diariamente abandonavam o País à procura de “sorte noutras paragens”, não partiam pela aventura. A grande maioria deles nem partia em busca da Liberdade que o Regime lhes negava. Partia em busca do pão, que aqui não conseguia ter.

Anos antes, menina ainda, quando o meu pai foi preso, eu e a minha mãe ficámos sem um tostão para comer. Os movimentos de solidariedade que então se criavam à volta das famílias dos presos políticos, não eram suficientes em terras onde a resistência era grande, mas a repressão era, ainda, maior. Não tivessem sido os meus avós a alimentarem-nos e não teríamos podido sobreviver, durante aqueles tempos. Já recordei, aqui, um dia quando ao colo da minha mãe, descobri uma moeda preta, pequenina, esquecida e perdida debaixo da camilha cor de vinho. Ainda hoje, recordo o meu salto de alegria e os olhos molhados da minha mãe. No outro dia poderíamos comprar pão, sem ter que recorrer aos meus avós.
Durante muitos anos, já o meu pai em liberdade, lembro-me que ainda pagámos as dívidas que a minha mãe tinha contraído a familiares e amigos, para o podermos ir visitar a Caxias.

Quando o meu pai foi para França, o que ganhava no emprego e nos biscates de marceneiro que fazia em casa, de manhãzinha e até a altas horas da noite, não nos davam para sobreviver.
Eu frequentava, então, um colégio particular, na minha terra. Não havia outra hipótese. Não havia ensino público. Para pagar as mensalidades, tivemos que recorrer à ajuda (nos momentos de maior indignação o meu pai usava sempre “à esmola”) da minha madrinha rica. Até entrar para o Liceu foi sempre ela que me pagou as mensalidades. Apesar do que isso na altura doía, guardo ainda hoje uma gratidão, que algumas vezes me incomoda, outras me revolta, mas a maioria me enternece.

Um dia, andava no colégio e tive um problema de saúde. Era extremamente nervosa e comecei a sofrer consequênciais físicas disso. Uma colite modificava os meus dias e obrigou os meus pais a terem que recorrer a um médico particular (não havia outros…). Tivemos que adiar, no entanto, o tratamento. Acabaria por ser com o primeiro dinheiro que o meu pai enviaria de França que acabei por ir tratar-me a Santarém. Ainda hoje penso que foi a necessidade urgente desse tratamento que levou o meu pai a decidir partir daquela forma urgente…
Nas ruas encontrava, crescia com outros filhos de outros homens e mulheres sem trabalho e sem pão.
As “malsarias”, os meloais, a emigração. acabariam por mudar totalmente as nossas vidas.

Quando me falam de antes do 25 de Abril, como se a memória se tivesse apagado, lembro tudo o que há a fazer, é certo. Mas, sobretudo, não esqueço. Nem a moeda perdida, nem a vergonha de ir buscar o envelope à minha madrinha, nem a voz assustada e desesperada da minha mãe a perguntar ao médico de Santarém se o tratamento podia aguardar uma ou duas semanas…

Etiquetas:

0Comenta Este Post

Enviar um comentário

<< Home