« Home | And family... » | A nossa escolha - Norah Jones » | Músicas » | Quando as fotos nos ameaçam os sorrisos » | Olhares - II » | Olhares - I » | 40 anos » | Tempo e espaço perdidos » | Valeu a pena!! » | Se couber na nave, vou! »

quinta-feira, julho 23, 2009

Freguesia da Pena

Quando, em 2005, encabecei a lista do BE para a Assembléia de Freguesia da Pena, fi-lo daquela forma meio inconsciente, irresponsável e sobranceira de quem se mete numa coisa, sem fazer ideia o que lá vai fazer e com a ligeira impressão que não vai servir para nada....sendo honesta, que lá se vai perder tempo.
Quis o destino, a vida e também a política que a passagem fosse atribulada. E, quatro anos depois, meto de novo mãos à obra, mas agora faço-o, sem nenhuma dúvida, por convicção.
Não há lugares de cidadadia de 1ª e de 2ª classe...há lugares onde se faz cidadania honesta, coerente e empenhada. Ou não.
Já disse algumas vezes, que a Pena foi o primeiro lugar onde verdadeiramente me senti em casa, desde que há mais de trinta anos saí de...casa. Sinto-o cada vez que tomo a bica, compro batatas no lugar do Sr. V. e o Sr. do talho manda um bife a mais para o João Pedro. E temos a obrigação de tratar bem a nossa casa.

Brevemente darei aqui (ou talvez noutro lugar...esse vai ser um desafio para uma info-excluída como eu...mas com a ajuda de alguns amigos, acho que vou conseguir) notícias da candidatura do Bloco de Esquerda à Freguesia da Pena.
Para já, e é esse o único motivo deste post, fica a razão principal para que na Freguesia e na cidade, se votem em alternativas de Esquerda a quem tem governado Lisboa, ao longo dos anos, a Costa... ao regresso de Santana...
Há quatro anos na Pena foram eleitos 13 membros para a Assembleia de Freguesia. Este ano serão eleitos nove. A Freguesia da Pena, aqui bem no centro da cidade, um pé no Rossio e outro quase no Marquês, baixou de 5000 eleitores e apenas elegerá nove deputados de Freguesia.

Vai ser, tem que ser contra esta realidade que o Bloco vai ter que lutar em Lisboa.
O abandono da cidade, a especulação imobiliária que impede que venham novos moradores, o envelhecimento dos que cá ainda vivem, vão fazendo uma cidade abandonada, sem vida, fantasma. Uma cidade triste.
É, pois, contra a tristeza que nos vamos ter que mobilizar.
Um dia, a Pena voltará a ter os seus 13 eleitos. Assim a gente consiga mudar as políticas da cidade e do País. E vença a tristeza do abandono.

PS: mais ou menos a propósito, aqui fica o Adeus Tristeza, do mandatário da candidatura do BE para a CML. Apenas uma forma de dizer que vamos meter mãos à obra! O futuro é sempre o que a gente quiser. O das nossas cidades também.


Etiquetas:

16Comenta Este Post

At 7/23/2009 8:09 da tarde, Anonymous Manuela escreveu...

Votei há 4 anos, mas hoje não votaria BE. Pareciam-me um partido mais maduro e mais de esquerda nesse então, apesar de parecer contraditório. É pena mas é verdade.

 
At 7/23/2009 9:43 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

È por isso, Manuela, que no Bloco se repete vezes sem conta que os votos não nos pertencem. O seu voto petence-lhe. Obviamente que espero, como militante e dirigente do Bloco, que um dia volte a depositar em nós a confiança de há quatro anos.

 
At 7/23/2009 10:10 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Mais maduro.... e mais de esquerda.... sinceramente Manuela não entendo o que quer dizer.

Se por maduro entende , que o Bloco deveria calar as suas criticas?

Se por maduro entende , que o Bloco a troco de um prato de lentilhas , ou de alguns lugares, viabilizasse politicas, com que discorda ?

Então Manuela, é bom que o Bloco continue a ser pouco maduro, mas seja crítico , de toda a corrupção arranjos e compadrios, de que é feita a política portuguesa.

Quanto a ser menos de esquerda, desculpe a redundância, mas de direita NUNCA o Bloco foi, nem há 10 nem há 4 nem hoje.

Quando de forma não sectária, tenta pontes, com aqueles para quem ser socialista, não é mera retórica parlamentar,mas sim uma luta de todos os dias , em favor dos mais pobres, deserdados, socialistas que se insurgem contra um código de trabalho, pior que o de Bagão Felix , ( que já era atentatório dos mais elementares direitos dos trabalhadores), contra o aumento brutal do desemprego, da precaridade, do Lay-off, das pensões de miséria, da falta de alternativas para os jovens, etc ec etc.

O Bloco defendeu sempre politicas de esquerda, e esteve contra os negócios do queijo limiano, do Governo Guterres, esteve contra a guerra do Iraque e das politicas que conduziram ao grande aumento do desemprego nos governos Durão Barroso-Ferreira Leite, contra os escandalos e a incompetência do governo Santana Lopes-Paulo Portas, e hoje está na primeira linha , da denuncia das politicas neo-liberais de Socrates.

Isto Manuela é ser MADURO e de ESQUERDA, lastimo, que tenha opinião diversa, mas se como penso continua a ser uma cidadã com convicções de esquerda, certamente nos iremos encontrar em muitos momentos, exactamente nas lutas pelo reforço de uma verdadeira ESQUERDA SOCIALISTA, da qual o Bloco por direito faz parte .


PS :Era para falar da Pena, mas só me resta dizer, coragem e desejo de sucessos Isabel.

 
At 7/23/2009 10:32 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Fico confuso Manuela....

Há quatro anos houve eleições para a Assembleia da Republica.

Para as Camaras Municipais.

Para as Assembleias Municipais.

Para as Juntas de Frdguesia.

Como se está a falar da Freguesia da Pena, acha que o Bloco na Freguesia da Pena é hoje menos maduro e menos de esquerda , do que era em 2005...

Se poder esclarecer , esta dúvida fico agradecido.

 
At 7/23/2009 10:33 da tarde, Anonymous João escreveu...

talvez a Tourada fizesse mais sentido :-)

 
At 7/23/2009 11:21 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"talvez a Tourada fizesse mais sentido" ???

Eu cá vou mais para o depois do adeus...

 
At 7/24/2009 1:37 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Miguel Vale de Almeida e Inês Medeiros na lista do PS Lisboa...

 
At 7/24/2009 10:51 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

A Maria de Medeiros nas Europeias apoiou o Bloco, a Inês apoiou o PS, ( ora aqui está uma familia plural) agora Inês é numero 3 pelo PS em Lisboa.

O Miguel Vale de Almeida, que tão critico tem sido dos partidos , Bloco inclusive, dá um cambalhota, e só porque o PS diz que vai apoiar, o casamento entre pessoas dos mesmo sexo,( a DISCRIMINAÇÂO sobre os dadores de sangue , não é assunto que o preocupe), dá o dito por não dito, e vai aparecer em sétimo nas lista de Lisboa do PS.

Como diz o outro é a vida...

Enquanto uns saem do PS criticando a governação do Socrates, e as politicas do partido, outros pelo contrário parece estarem dispostos a aceitar tudo, a troco de uma miragem.....

 
At 7/24/2009 11:20 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Espantoso....

Uma boletim das paroquias da Baixa de Lisboa , dá o seu apoio ao Santana, porque ele é um HOMEM DE VERGONHA, escreve o DN on-line

E 3 padres católicos da mesma zona apelam descaradamente ao voto no homem.

Se padres catolicos dizem que Santana é um homem de vergonha, ou estão , cegos, surdos e mudos, ou certos sectores da igreja catolica, estão na disposição de englolir tudo.

E prega esta gente a moral e os bons costumes, é mesmo para rir.

Basta ver o que se passa em Italia com o Berluscoso e apesar de disso lá tem o votinho da ierarquia da igeja católica.

 
At 7/24/2009 2:41 da tarde, Blogger tms escreveu...

Isabel, pela Pena nos encontraremos :)!

 
At 7/24/2009 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Um dos padres que apoia o Santana é o sinistro João Seabra.....

 
At 7/25/2009 2:54 da manhã, Anonymous Manuela escreveu...

Caros anónimos, trata-se apenas de uma opinião. Isabel, sei bem que o voto não vos pertence, aliás nunca vos pertenceu, atenção. Um voto é um depósito de confiança, não uma propriedade do seu objecto. E hoje não vos depositaria essa confiança; vejo demasiados dirigentes do BE a desertar para o PS.

 
At 7/25/2009 9:26 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Manuela: que dirigentes do BE conhece que tenham "desertado" para o PS?
E se não for indiscrição, reitero a pergunta e a curiosidade. Pensa votar em quem? Presumo, que votará á Esquerda ou não teria votado no Bloco, que nunca poderá votar PCP...a quantidade de dirigentes do PCP que ao longo dos anos passaram para o PSD e o PS. de Zita Seabra a Vital Moreira?
Deixa-me mesmo curiosa e não queria estar na sua pele. Tem uma tarefa complicada pela frente, se for esse o seu critério :)))

 
At 7/25/2009 9:27 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Tiago, claro que havemos de nos encontrar...e ainda sobrará tempo para uma boa conversa no intervalo das campanhas (com bandeiras e tudo!!! LOL).

 
At 7/27/2009 5:46 da manhã, Anonymous Mário escreveu...

Hehehe

No outro post a Isabel, tão pronta a discordar da atitude do BE de atacar o PCP... mas na primeira oportunidade que pôde, fez o mesmo: provocar mais uma querela BE/PCP!

Faz o que eu digo; não o que eu faço!

Estes ataques mútuos só vos prejudicam a vocês. Pensem nisso!

 
At 7/27/2009 11:09 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Mário, creio que está com visões...
Onde falo no PCP no post?
A única alusão ao PCP é sobre a impossiblilidade da Manuel votar PCP se o critério dela for não votar em Partidos de onde tenham saído dirigentes para o PS e o PSD e dou-lhe o exemplo da Zita e do Vital...
Depois digo, sinceramente e com imensa satisfação ( e ele sabe-o bem?) ao Tiago que nos encontraremos a fazer campanha na Pena. O Tiago é candidato da CDU.
Onde provoquei uma querela com a CDU? Por falar na Zita e no Vital? Por amor da Santa, mal do PCP se passados todos estes anos, não tiver "ultrapassado o trauma".
Vá lá, deixem-se de ver fantasmas!

 

Enviar um comentário

<< Home