« Home | Iolanda, para a Arca de Noé » | Um artigo de opinião » | Contra factos não há argumentos » | Caster Semenya » | A Arca de Noé dos substantivos » | Grande debate ontem na TVI 24 » | Alegria » | Já não há paciência » | Pálido ponto azul » | 9.58 »

sexta-feira, agosto 21, 2009

Praia Maria Luísa

Ponto prévio: Não era para escrever sobre o desabamento na praia Maria Luísa uma das praias que eu visitava antes de me chatear de vez com o Allgarve mas as declarações públicas obrigan-me a isso. Espero mesmo assim respeitar a dor de quem perdeu alguém ou mesmo de quem assitiu ao que aconteceu.
.
De 1994 a 2004 passei férias no Algarve, mais concretamente em Albufeira e nos últimos anos na praia de Olhos de Água. Nesta zona havia 2 praias que eu gostava mais que todas as outras. A praia de Sta Eulália e a de Maria Luísa. Serve isto para dizer o quê. Que se trata de uma praia que eu conheço bem e isso é importante para o que vou escrever (porque não gosto de falar de cor). Diz o instituto responsável pela falésia que a "Falésia que derrocou tinha indicação de perigo de desabamento". Se não a tiraram desde 2004 que foi o meu último ano nesta praia ela de facto estava lá. Deveria era estar um pouco comida pelo sol pois já lá está há tantos anos que as pessoas já nem deveriam ligar ao que lá estava escrito. Ou seja, o departamento governamental responsável pela falésia sabia (e há muitos anos) que havia ali perigo de derrocada mas nunca nada foi feito. Se calhar porque ela se estava a aguentar ...
O que há de mal nisto? Muita coisa mas já lá vamos. O problema começa, (como começam todos os problemas do país) quando o 1º Ministro abre a boca. De visita ás famílias das vítimas e ao local do acidente Sócrates afirmou que "Esta situação não tinha sido detectada como perigo iminente". Ou um ou outro mentem, porque numa falésia que está referenciada há quase uma década como sendo passível de um desabamento o mais provável era que ao fim deste tempo o perigo passase a ser iminente. Mas pior que isso, e foi isso que me levou a escrever esta posta é a tentativa de qual Pilatos, Sócrates querer lavar as mãos deste problema. Porque na realidade e os factos são crueis mas verdade, depois de Entre-os-Rios mais uma vez a incúria, o desleixo e a incompetência de quem manda no país provocou mortes. Neste caso cinco, até ver. Apenas porque pelo menos na última década se sabia que aquela falésia representava um potencial perigo e nada foi feito para o evitar. Apenas porque alguém achou que não era preciso fazer nada, ou porque alguém não assinou um despacho, ou porque não havia dinheiro, ou simplesmente porque somos governados por incompetentes, que colocam os seus amigos incompetentes em lugares de importância e decisão, que por sua vez nomeiam outros "yes man" ainda mais incompetentes para que ao longo de toda a cadeia se ter a certeza que nunca aparecerá nenhum que ponha o lugar do chefe em risco.
Em Entre-os-Rios a culpa morreu solteira e nem o show off de Jorge Coelho anula isso. Temo sinceramente que na Praia de Maria Luísa aconteça o mesmo.

Etiquetas:

5Comenta Este Post

At 8/22/2009 11:57 da manhã, Blogger J.S. Teixeira escreveu...

Samuel Cruz, candidato a Presidente da Câmara Municipal do Seixal pelo PS, utiliza um pseudónimo (HSerejo) para lançar calúnias e ofensas contra o executivo CDU da Câmara Municipal do Seixal. Vejam as provas e o desenrolar do processo no blogue, O Flamingo.

 
At 8/22/2009 3:01 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Agora o Flamingo do PCP , tambem se serve do Troll para fazer propaganda?

Flamingo, quando é que denuncia as calúnias, publicadas no Avante pelo PCP , contra os seus adversários politicos?
___________________________________
O problema não é só a responsabilidade das autoridades, é de nós todos.

Quantos de nós , ignoram os avisos?

Quantas vezes há indicações de perigo em certas praias , e fingimos que não os vemos?

O caso mais flagrante, é o da Nazaré, apesar de todos os avisos, vedações, ainda há portugueses , que se vão estender ao sol, mesmo debaixo das arribas mais perigosas, que fazer.... prende-los?

__________________________________

O que se passa em Corroios... parece que o PCP e o PS andam de candeias ás avessas, por causa da feira, assunto que já meteu a PSP.

Parece que estas autarquicas estão bastante animadas.

Em Alcochete porrada entre o PCP e o PSD.

Noutros pontos do país, problemas com a destruição de propaganda, e por vezes uns sopapos.

Agora em Corroios...


Parece que o PCP, tem nas festas, um espaço sete vezes maior, que aquele que é aribuido, ás outras forças politicas.

O PCP parece seguir o ditado:

Quem parte e reparte
e não fica com a melhor parte,
ou é burro , ou não tem arte...

 
At 8/22/2009 3:35 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Breve explicação: não fazemos censura. mas também não somos obviamente correias de transmissão das guerras alheias.
Publiquei os dois últimos comentários, sema saber muito bem o que se passa pelo Seixal e confesso que até há poucos dias nem conhecia o Flamingo(eese é o pelouro do Daniel !!), mas gostaria que tivessem em conta que quando publicamos um post, era sobre o post que publicamos que gostariamos de ter comentários...este do Daniel tem tanto que se lhe diga. Para além de tudo o resto porque mete vidas perdidas.

 
At 8/22/2009 4:15 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Tive o cuidado de separar as farpas ao Flamingo, e as questões de Corroios, ao que escrevi sobre a perca de vidas na Praia Maria Luisa.

 
At 8/22/2009 7:27 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Irei amanhã publicar um post sobre o que se passa em Corroios. Até agora evitei de falar aqui sobre o que se passa pois acho que há coisas que devem ser discutidas no sítio próprio.
Em relação ao Flamingo. Bate em tudo o que não é CDU e inventa algumas mentiras. A última é que os adversários políticos da CDU tiveram de recorrer a pessoas de fora do concelho para fazerem as listas. Não sei dos outros. No caso do BE é pura mentira. Concorremos a todos os orgãos com pessoas só do concelho do Seixal.

 

Enviar um comentário

<< Home