« Home | Quo Vadis TVI » | Filipa de Castro no Seixal » | A vitória dos ausentes » | Cartaz do PSD na imprensa espanhola » | Sócrates na RTP » | Sobre cansaços » | Demagogia » | Fins de dia » | Crise de resultados » | Imagens que não passam na TV »

quinta-feira, setembro 03, 2009

Os ausentes de ontem ganharam o debate de hoje

"Quem ganhou mesmo o debate? Quem quer que seja que, neste País, faça ou queira fazer política com seriedade e com credibilidade. Nenhum dos dois que ontem nos entraram casa adentro, portanto.", escrevia eu, esta manhã, sobre o debate Sócrates/Paulo Portas.

Hoje a credibilidade e a seriedade estiveram presentes no debate.
Sem qualquer sectarismo, penso que Louçã esteve melhor que Jerónimo de Sousa. Mas creio que quem viu este debate, o que dele vai guardar não é isso. O que dele vai guardar é que é possível à Esquerda encontrar formas de determinar as políticas neste País. Mais do que isso: quem viu este debate, certamente, ficou ainda mais convicto que a Esquerda tem a obrigação de criar condições para determinar as políticas neste País.

Poder-se-iam ter salientado diferenças? Certamente. Mas não creio que neste momento alguém ganhasse com isso. Não ganhava nenhum dos Partidos, porque os seus inimigos são outros (são Sócrates e a Direita, são o desemprego, a pobreza, as desigualdades sociais, a injustiça económica...). Não ganhavam os trabalhadores, os desempregados, os pobres, os excluídos, os precários, nem, sobretudo, ganhava a construção de uma alternativa Socialista às políticas anti-sociais que nos têm governado nas últimas décadas.


Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 9/04/2009 10:22 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Parecia uma aliança táctica, não um debate conjuntural: Os generais optaram claramente por olhar em frente e visarem os alvos comuns. A ver vamos se as tropas lhes seguem o exemplo e deixam de se entreter a rasteirar os corredores do lado perdendo nisso velocidade e balanço na corrida.
MH

 
At 9/04/2009 10:29 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Apesar de tudo, gostaria que ficasse claro, que existem diferenças entre o BE e o PCP.

Por exemplo hoje Vasco Cardoso dirigente do PCP, disse que era indiferente a vitória do PS ou do PSD, o importante dizia o militante do PCP, era o reforço da CDU.

È um erro pôr as coisas desta maneira, é um mau sinal para o eleitorado, o que os partidos de esquerda devem dizer, é que quer o PS quer o PSD são responsáveis da crise, e mais nada.

É isto que depois permite ao PCP fazer alianças com o PSD.

 
At 9/04/2009 1:00 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Este é bem capaz de ser o blog mais mauzinho, ligado ao Bloco de Esquerda.
A única coisa que faz e procura é provocar o PCP, com golpes baixos.
Também é a nova geração da chamada "imprensa livre" que há em Portugal, ou seja, já sei de antemão que a minha mensagem irá ser censurada e, como tal, só me resta enviar à Sra. D.ª Isabel Faria e ao Sr. Daniel Arruda um enorme balde de merda.

 
At 9/04/2009 9:53 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

Não apresentando as diferenças quem está indeciso à Esquerda vota em quem?

O pacto de não agressão prejudicou os dois.

Ficaram esclarecidos todos que à priori já o estavam.

O Eleitor indeciso quer "luta" para optar.

Quem perdeu mais foi Louça. Pois é muito melhor que Jerónimo e não aproveitou para o mostrar. Opções.

 

Enviar um comentário

<< Home