« Home | Quando se atravessa a linha » | Uma falta com justa causa - II » | Uma falta com justa causa » | Um pequeno tributo à Diva » | Músicas » | Obrigado » | As vitrines da Junta da Pena estão em campanha... » | Entrando na última semana de campanha... » | 1 de Outubro » | O presidente falou às 20 Horas »

segunda-feira, outubro 12, 2009

A derrota do Bloco e a minha

Brevemente virão todas as análises, espero. Para já fica a certeza que temos que olhar para dentro e para fora e ver o que falhou. Aprender com os erros e não só assumir as derrotas, mas aprender com elas.
Eu, por mim, assumo claramente a minha derrota, colectiva e individualmente na Pena. O Bloco teve 5,3% dos votos para a CML, 7,7 para a AM e 7,3 para a AF. Descemos 30% para a AM e a AF em relação aos resultados daa Legislativas e 50% nos votos para a CML. Perdemos o eleito. Perdemos mais de 100 votos em 15 dias.
Funcionou o voto útil, confirmou-se que o voto no Bloco não é um voto fidelizado e surgiu ainda o fenómeno novo do caciquismo no centro de Lisboa, com o surgimento de uma lista de independentes, que ontem fez com que a Pena se mostrasse, durante o acto eleitoral, parecida com Gondomar ou Oeiras. Ok, fui tudo isso, mas mais que isso, seguramente.
Teriamos elegido se o número de mandatos não tivesse decrescido de 13 para 9...não chega, nem sequer como consolação, muito menos como análise, pois o abandono da cidade é uma constatação que há muito fazemos.
Foi uma experiência enriquecedora os anos que passei na AF da Pena. Não escondo a tristeza de não termos conseguido manter a nossa voz, mas, mais do que isso, preocupa-me ver os destinos da minha Freguesia entregues, agora sem qualquer oposição ( nós perdemos a representação; a CDU passou de 3 para um eleito...) ao PS, à Direita e ao populismo.

Parar, pensar e...pensar de novo. Depois continuar.

Etiquetas:

16Comenta Este Post

At 10/12/2009 10:25 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Quando alguns comentadores encartados dizem que o voto no BE é só um voto de protesto, o que se passou na Pena, é a melhor prova de que isso não é verdade.

Outros casos houve em que durante estes 4 anos autarcas do BE eleitos, com provas dadas e com aceitação popular foram derrotados.

Em contrapartida, figuras da televisão como o Hernani de Carvalho de Odivelas , ou o Moita Flores em Santarem , ou quase são são eleitos, ou são reeleitos com maiorias esmagadoras

O Bloco pode nalguns casos ter escolhido candidatos, que não poderam ou souberam divulgar as suas propostas.

Mas o voto nas autarquicas é muito personalizado, o Bloco não vai ser nos proximos anos um partido autarquico, a não ser que siga a tactica do PP e sirva de muleta a um dos partidos do centrão.

Mesmo o PCP que desde o 25 de Abril tem sido o partido das autarquias, teve rombos e grandes em bastiões como Aljustrel e Beja.

o Bloco não perde o seu eleitorado em 15 dias, quem pensa isso comete um erro crasso, mas tem forçosamente de repensar, a forma como se apresenta ás eleições autarquicas.

 
At 10/12/2009 10:39 da manhã, Anonymous fj escreveu...

Desconheço o ambiente da pena, gostava mas não sei o suficiente para qualquer comentário válido. Sauda-se o admitir que se perdeu 8 julgo importante que o be, em geral o tenha admitido, caso raríssimo, o enquadramento feito, a implitcita pausa para anãlise e(re)volta assim se espera.
Em termos gerais o problema tem de ser muito analisado, embora não me tenha surpreendido, nem contristado. O be não me pareceu ter digerido bem, não se aguentou neste grande crescimento,e suas implicações e parece estar a adquirir tiques dos partidos"como os outros!.Por outro estou convencido que be e cds tiveram significativa taxa de voto de protesto nas legislaticas, uma vez que não aparecia nada de alternativo.
Bom vai pensando e vai voltando.
Por um lado acho que o bloco n

 
At 10/12/2009 10:53 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo, a minha constatação do número de votos que se "perdeu" (ok, deveria ter colocado aspas) é, apenas, isso uma constatção, não uma análise. Se tivessemos mantido a votação das Legislativas (e para a AM e a AF não entra na equação, o voto útil), o Bloco teria eleito dois representantes na AF. Não mantivemos, ponto. Não creio, tal como tu, que a análise dos resltados possa passar por aí.

E tens razão. A questão ultrapassa em muito as provas dadas...posso ter cometido muitos erros, não tinha nenhuma prática autárquica e seguramente os cometi, mas não perdemos na Pena por sermos, apenas, um voto de protesto.
Sei que não fomos.

 
At 10/12/2009 10:56 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

FJ, para já, individual e colectivamente esse é o passo sguitem urgente e inadiável: analisar as causas da derrota e parender com os erros.
Mas triste, estou...aprendi a gostar do trabalho autárquico!!

 
At 10/14/2009 12:08 da manhã, Anonymous Luis escreveu...

“Não escondo a tristeza de não termos conseguido manter a nossa voz, mas, mais do que isso, preocupa-me ver os destinos da minha Freguesia entregues, agora sem qualquer oposição (nós perdemos a representação; a CDU passou de 3 para um eleito...) ao PS, à Direita e ao populismo.” ????

Analisando os resultados eleitorais, constata-se que o PS ganhou a presidência ao PSD e que obteve 4 mandatos; que o PSD obteve 3 mandatos e a CDU e a lista de independentes um cada.

Isto é, a Pena passou a ter presidência do PS e maioria de esquerda (4+1). É isto que a aflige, Isabel? Espantoso! Simplesmente, espantoso!

 
At 10/14/2009 8:24 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Luís, maioria de Esquerda??? Ai Luís, não me faça rir (ou chorar?).
Maioria de Esquerda com "este" PS? Ficar alegre com "este" Presidente?
Com a CDU reduzida a 1 mandato?! O BE sem representação e ESTA Esquerda?
Olhe, deixe-me dizer-lhe: eu nem quero pensar que possa estar a ver algo nas entrelinhass do que escreveu...nem quero pensar.
Sim, Luís, é isso que me entritece. Juntando a tristeza à preocupação do seu comentário...olhe, agora fico assustada. Alguém que vota CDU, afirmar que com ESTE PS e ESTE Presidente há uma...maioria de Esquerda.
Páre, Luís e pense.
Vá lá, faça um esforço, mais um pouco você ainda mete os Independentes na...maioria de Esquerda!

 
At 10/14/2009 9:46 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Luís, surgiu-me uma dúvida do seu comentário e senti necessiadde de lhe dar uma informação:
A informação: se este Presidente é PS...há quase 4 anos que havia Presidente e maioria de Esquerda na AF: 4 eleitos do PS (mais o Presidente, pois então): 3 da CDU e um do BE (o BE é de Esquerda, ou não?) contra 5 do PSD.

A dúvida: se o PS tivesse eleito 5 elementos e a CDU nenhum, como chegou a parecer possível,nomeadmente para a CDU, havia uma maioria de Esquerda na Pena? Ou é a presença de um elemnto da CDU em 5 que dá o cariz de Esquerda á "maioria"?

 
At 10/14/2009 11:34 da manhã, Anonymous Luís escreveu...

"Maioria de Esquerda com "este" PS? Ficar alegre com "este" Presidente?
Com a CDU reduzida a 1 mandato?!" ???

Afinal foram os eleitores da freguesia da Pena que escolheram esta Assembleia de Freguesia, certo? Foram eles que substituiram na presidência o PSD pelo PS, certo? Foram eles que deram quatro mandatos ao PS e um à CDU, certo? Com quem é que prefere que o PS se entenda, com a CDU, PSD ou "independentes"? Parece-me que o povo da Pena, optando por uma maioria de esquerda, prefere o entendimento à esquerda. A esquerda real da freguesia, representada pelos seus eleitos. No meu entender, que nem sequer eleitor em Lisboa sou.

 
At 10/14/2009 12:50 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

"Afinal foram os eleitores da freguesia da Pena que escolheram esta Assembleia de Freguesia, certo?", absolutamente certo Democraticamente repsito a votação dos eleitores da Freguesia, dos da cidade e dos do País...
Coerentemente não concordo com elas e lamento-as. Você não?

Com quem eu quero que o PS da Pena se enetenda? O meu problema não são os entendimentos...são as políticas. Se o PS impuser na Pena as políticas que Sócrates impõe no País...lamento se a CDU não ficar na oposição ao PS como, tenho a certeza, ficará a Sócrates.
Dá para entender a minha posição?

 
At 10/14/2009 1:46 da tarde, Anonymous Luís escreveu...

Porque carga de água é que eu iria lamentar as escolhas do eleitorado? Escolheu, está escolhido. Quando muito alegro-me com as vitórias e entristeço-me com as derrotas dos meus.

Quanto a entendimentos foi prática de sempre da CDU só os aceitar se não beliscarem o programa que propôs ao eleitorado e os interesses das populações. Os outros partidos já sabem que é mesmo essa a prática de sempre da CDU. E as populações também sabem isso e por isso confiam na CDU, re-elegendo-a.

E por isso sempre analisámos caso a caso todos os entendimentos que nos propõem, seja quem for que o proponha.

 
At 10/14/2009 2:57 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Ah, Luís, mas eu como não sou hipócrita..lamento e assumo. Como quero o melhor para o meu País, lamento e assumo. Como acredito que a alternativa ao desemprego, à pobreza, à injustiça social, está à Esquerda, lamento e assumo. Obviamente que respeito. Mas lamento e assumo que lamento. Sou menos democrata por isso? Por em vez de me alegrar com as vitórias dos meus e me entristecer com as derrotas...não me resignar com aquilo que as vitórias dos "outros" têm feito deste País, dos ditreitos dos trabalhadores, da dignidade de quem trabalha, do futuro dos nossso filhos?

Pois...poderiamos ficar aqui horas a discutir a Pena. Poder-lhe-ia dizer que, quem sabe, se na Pena a CDU perdeu 2 mandatos, em resultado de uma aliança contra-natura com o PSD (as razões porqueo BE perdeu o seu, são por mim reflectidas, individualmente e colectivamente se serão partilhadas, sem tabus nem eleitoralismos.

E se pusessemos os pés na terra? Se tentassemos entender e explicar as perdas, as derrotas em vez de fazer demagogia?
Olhe, uma sugestão. Ouça o seu Sec Geral, que ontem assumiu, duma forma corajosa (e inédita) que os resultados não foram satisfatórios. Presumo que não tem dúvidas que o seu Sec. Geral os respeita...

 
At 10/14/2009 6:33 da tarde, Anonymous Luís escreveu...

"E se pusessemos os pés na terra? Se tentassemos entender e explicar as perdas, as derrotas em vez de fazer demagogia?"

Bom conselho que devia seguir.

Pois se tentasse perceber os ganhos e perdas na Pena perceberia algumas coisas, em relação às votações maioritárias para os três órgãos, quer em 2005 quer em 2009, perceberia que:

1º as maiores votações da CDU foram sempre para a Assembleia de Freguesia;

2ª as maiores votações do PS e PSD+CDS foram sempre para a Câmara Municipal;

3º as maiores votações do BE foram sempre para a Assembleia Municipal.

E em relação à lista de "independentes" perceberia que o seu aparecimento prejudicou apenas a CDU que teve menos 11% e o PSD/CDS que teve menos 4% (a dos "independentes" obteve 14,5%).

Em contrapartida o PS foi o maior beneficiado pois teve mais 13% de votação para a Câmara do que para a Freguesia.

Se quer uma aposta, na Pena, o PS vai "coligar-se" com os seus "independentes".

 
At 10/14/2009 6:57 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Luís, explique-me lá uma coisa (eu como lhe confessei, ainda não terminei a minha reflexão e você é que já a tem): o que você escreve são reflexões ou contatações de factos?

Os independentes prejudicaram "apenas" esses Partidos porquê? Porque a soma aritmética coincide? Algo superficial como análise, não?

As maiores votações da CDU são aqui...do PS/PSD, acolá...ok. Isso são os números. Eu vi-os, estava lá...mas é assim porquê? A reflexão a fazer é essa, ou não?
Porque surgem listas à Valentim ou à Isaltino, oriundas da Direita no centro de Lisboa? Porque é que a CDU e o Bloco descem tanto, inclusive para a AF, em relação a 2005? e para a AM? onde não entra o voto útil?? Reflectir é tentar encontrar respostas, não enunciar números, ou não?

Quanto aos Independentes...bem parece que são mais seus que meus. Pelo menos, pela sua análise 8que eu não partilho), foram eleitos com votos maioritariamente vindos do seu partido...segundo voc~e acabou de escrever, não prejudicaram em nada o BE, o que em termos eleitorais quer dizer que não foram elitos com votos que poderiam ser para o Bloco...logo, são, "meus" independentes e não "seus" independentes porquê?

 
At 10/14/2009 8:18 da tarde, Anonymous Luís escreveu...

“Algo superficial como análise, não?” Venha lá então a sua profunda,

“Porque surgem listas à Valentim ou à Isaltino, oriundas da Direita no centro de Lisboa?” Então essa lista da Pena beneficiou o PS e prejudicou a CDU e é proveniente da direita?

Continue a reflectir porque o que diz não cola.

 
At 10/14/2009 10:05 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Luís, quem disse que os independentes prejudicaram a CDU foi você, presumindo que todos os votos perdidos pela CDU tinham ido para a Lista Independente. O cabeça de lista da lista Independente é militante do PSD, fazia parte do Executivo anterior eleito pelo PSD, os elementos da Lista tiveram durante todo o acto eleitoral ( edurante a campanha)um comportamento totalmente populista e cacique, indo buscar as pessoas para votar, fazendo campanha à porta da Assembleia de voto, que obrigou todos os representantes das outras forças políticas a ameaçá-los que se não terminassem de imediato com aquela actuação, iriamos contactar a CNE...se você acha que uma lista assim não tem métodos de Direita, nem advém da Direita, quem sou eu para o negar!!??
Obviamente que objectivamente beneficiou o PS porque tirou votos ao PSD (repito, você é que insiste que os retirou à CDU, não eu!!).Mas isso impede que seja oriunda da Direita? assim, para eu entender que sou um bocado lerda: o PP que cresce, em grande parte à custa do PSD, beneficiando, objectivamente a vitória do PS nas Legislativas, deixa de ser de Direita por causa disso? Sou eu quem está a precisar de reflectir??

Quanto ao resto da reflexão: pois meu caro Luís, fá-la-ei quando e onde a julgar necessária. Creio que entende que o 1º lugar não será o Troll e que o timing não seja o que um comentador anónimo entende.

 
At 10/14/2009 11:07 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"Sou eu quem está a precisar de reflectir??"

Claro que é. Tanto mais que o BE se tornou completamente irrelevante, também em Lisboa.

 

Enviar um comentário

<< Home