« Home | Portugal a fugir da crise » | É bom ter razão mesmo que não tenha sido dada em t... » | Um comentário que podia ser do PNR ou do CDS » | Afinal são tudo felinos » | A gente não sai de cá!! » | Acabou a campanha » | Uma noite eleitoral para aprender, reflectir mas t... » | A derrota do Bloco e a minha » | Quando se atravessa a linha » | Uma falta com justa causa - II »

quinta-feira, outubro 15, 2009

Já é oficial

Agora já é oficial. O BE tem um Vereador no concelho do Seixal. A Assembleia de apuramento final de votos já encerrou e o BE aumentou a sua magra vantagem garantindo assim que pela 1ª vez o BE consiga eleger neste concelho aumentando assim para 3 o número de vereadores no distrito de Setúbal o que prova apenas e tão só que é neste distrito que o BE tem o maior enraizamento popular em muito devido ao facto de ter sido dos primeiros onde a sua relação com os cidadãos ter avançado. Isto é tão mais importante se quisermos analisar os resultados no resto do país. Para o poder autárquico é preciso construir uma relação de confiança com os cidadãos e isso só se faz com tempo. Tempo que o BE em muitos pontos dos país ainda não tem e já agora nem podia ter.
Mas enfim, o que importa é que temos o vereador e eleitos em todas as freguesias com excepção de uma. Ao fim ao cabo quem é que se pode atrever a dizer que foi um mau resultado eleitoral do BE no Seixal.

Etiquetas:

11Comenta Este Post

At 10/15/2009 3:46 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

“O BE em Lisboa devia pensar em Lisboa, tem de haver uma agenda local, é assim que os eleitores o vêem”, referiu, assinalando que na capital o partido passa para os 3,8 por cento, um resultado “próximo do de 2001”.

“Nessa altura o BE tinha três anos, nunca tinha concorrido a eleições autárquicas, foram as primeiras de toda a sua vida (…) agora passa de 43 para 18 eleitos nas autarquias, de cinco para três na assembleia municipal e perde o seu único vereador, é uma enorme descida que não tem paralelo no país”



Daniel Oliveira

 
At 10/15/2009 4:03 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Parabens ao BE do Seixal, mas sejamos justos até para responder ao anónimo, a Isabel Faria foi uma esforçada autarca na Pena e não foi eleita, em Carnide o mesmo, e noutras freguesias de Lisboa tambem não foram eleitos BONS autarcas, e defensores locais dos interesses da população, o problema das autarquicas é complexo, não basta haver trabalho , enraizamento, e pessoas prestigiadas nas listas.

Se calhar teremos de chegar á conclusão que o Bloco sózinho não vai lá, e as coligações autarquicas , terão de no futuro, estar em cima da mesa.

E era importante que o Isaltino, Mesquita Machado, Fernando Seara , Moita Flores, Antonio Capucho, Rui Rio, Valentim Loureiro, Dores Meira, e mais uns quantos tivessem sido derrotados, sem esquecer o do Seixal, e o Bloco como se viu ainda não tem implantação no terreno para ser uma alternativa credivel.

 
At 10/15/2009 4:27 da tarde, Anonymous J escreveu...

Pois Daniel, não conheço a realidade de Setúbal mas sei que em Coimbra, no Porto e em Braga, por exemplo, os autarcas do BE deram o litro e tiveram visibilidade publica mas nem por isso foram premiados.
É algo mais complexo do que isso, e sem dúvida a bipolarização exacerbada é um factor de peso.

 
At 10/16/2009 1:22 da manhã, Anonymous Ricardo escreveu...

Pois é, esteve o bloco a atacar no debate da Assembelia Municipal o Paulo Silva do PCP, de uma forma que eu considero pouco ética e nada recomendável para quem quer acrescentar esquerda à esquerda, e depois é o Paulo Silva que, numa altura em que o Bloco tinha o vereador perdido, descobre a marosca do PSD, ou seja que dois votos do Bloco estavam a ser contabilizados para o PSD. Deste modo o Bloco coloca um vereador com a preciosa ajuda do Paulo Silva da CDU que detectou aquilo que os vários membros do Bloco presentes não viram!
Quanto a isto ficava bem um pouco de humildade ao Bloco e reconhecer publicamente que foi o trabalho do Paulo Silva, militante do PCP, na Assembleia de Apuramento que deu o vereador ao BE, levando ao desespero o gaiato do PSD que já festejava o facto de ir ser vereador...
Com tudo isto também se demonstra que não vale a pena o BE apontar espingardas as PCP, pois são os militantes do PCP que acrescentam esquerda à esquerda!

 
At 10/16/2009 12:15 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Ricardo, estive agora a ler o Furia do Cajado, onde o senhor escreveu num comentario , exactamente a mresma coisa.

Se o sr Paulo Silva na comissão de apuramento , descobriu uma atitude menos correcta de representantes de um partido, o PSD, e digo SE, como como não estive lá não posso confirmar a veracidade das suas palavras, isso só demonstra que o sr Paulo Silva INDEPENDENTEMENTE do partido de que faz parte, foi um cidadão que cumpriu as suas obrigações, a bem da ética politica.

Mas tambem lhe quero lembrar , que em 2005 os resultados de Almada deixaram muitas dúvidas, sobretudo os das mesas de Cacilhas, e nessa altura não foi o PSD que teve falta de ética politica....

 
At 10/16/2009 3:57 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo das 4.03, é um facto, mas infelizmente a implementação local não se consegue só com bons autárcas. A maioria da população não vai às assembleias municipais ou de freguesia. É preciso que essas questões sejam divulgadas e valorizadas no partido.
Quanto ás coligações tenho uma opinião própria que já escrevi por aqui. Não concordo com coligações pré eleitorais.

J, pois é mas acho que não podemos ser tão redundantes com a bipolarização. É a justificação ais fácil.

Ricardo, Podes ter toda a razão do mundo. Mas depois do que os militantes e simpatizantes do PCP fez em alguns blogues não esperes nesta casa nenhuma referencia elogiosa. Não vou descer ao nível de alguns blogues que caluniaram e difamaram como por exemplo dizerem que eu escrevia sob pseudónimos atribuindo-me comentários caluniosos ou dizerem que o BE Seixal mentiu porque apresentou uma candidata na freguesia da Arrentela como professora quando e segundo "camaradas" do PCP não passava de uma auxiliar. Isso é mentir deliberadamente atacacando o bom nome e a dignidade das pessoas. Podia dar mais exemplos. Por isso se o PCP quer publicidade ou usa os seus blogs ou então paga aos jornais e ás rádios para a ter.
Aqui não há.

Anónimo das 12.15, o Robles é mais meiguinho que eu. Mas de facto está lá.

 
At 10/16/2009 4:13 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Quer dizer Daniel, o BE fica a dever o vereador ao trabalho de um militante do PCP, que viu aquilo que os representantes do BE não viram, e você responde com todo esse ódio? É assim que vocês querem acrescentar esquerda à esquerda?

 
At 10/16/2009 5:18 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

O BE fica a dever o vereador ao voto dos eleitores. Por acaso foi o Paulo Silva que os viu. Não fez mais do que qualquer democrata faria no seu lugar. Se ser justoj á merece saudação especial muito mal vai o mundo.

 
At 10/17/2009 1:04 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

É o que se chama serem pobres e mal agradecidos.

 
At 10/18/2009 12:15 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

A eleição deste vereador pelo bloco, representa aquilo que o Bloco tem feito por este país, ou seja nada... É que na Assembleia de Apuramento, estando o vereador para o BE perdido, em virtude de terem sido validados três votos para o PSD que indevidamente tinham sido considerados nulos, os membors do BE também estavam perdidos, sem saberem o que fazer. Foram os elementos indicados pelo PCP que, face às irregularidades verificadas na contagem de votos na Assembleia Municipal, insistiram para que se fizesse a recontagem dos votos para a Câmara Municipal na mesa 8, os representantes do Bloco limitaram-se a aceitar a insistência dos elementos do PCP. A Juiza defeririu o pedido e os votos foram contados, os representants do bloco continuaram sentados, primeira contagem o PSD tem menos um voto do que no provisório, o bloco recuperava o vereador, nova recontagem dos votos, e verifica-se que os votos estão em igual número com os da contagem provisória e o bloco perde o vereador. É então que o Paulo Silva agarra nos votos do PSD e começa a contá-los um a um e descobre a marosca que o PSD tinha feito, ou seja que votos para o Bloco haviam sido contabilizados para o PSD, e o Bloco recupera o vereador. Enquanto isto aconteceu os representantes do Bloco estiveram sempre quietos na sala, o que motivou que o mudo do PSd presente dissesse que o Paulo Slva é que era o representante do Bloco... Todavia, após ganharem o vereador pela acção dos elementos do PCP, vê-se a arrogância do BE neste post e nos comentários, o que demonstra que esta malta do BE, para além de serem pobres e mal agradecidos, não querem qualquer convergência de esquerda...
Para mim estas atitudes demonstram de forma inequivoca que enquanto o Bloco não mudar, não poderá haver convergência à esquerda!

 
At 10/18/2009 6:30 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Sinceramente não vos entendo...o Paulo Silva fez o que havia a fazer. Como cidadão. O PCP fez o que havia a fazer, como Partido que tinha dados para crer que havia motivo para desconfiar de irregularidades. O Bloco, pelo que sei, sempre que tem dados que lhe possam indicar pede, logicamente, uma recontagem dos votos. Ou teríamos que acreditar que para o BE ou qualquer Partido é indiferente eleger ou não...o que, convenhamos, não faz sentido.
Na minha Mesa de voto, na contagem dos votos, há sempre uma contagem apurada e um olhar mais que atentos às possíveis maroscas...muitas vezes, eu e os representantes da CDU, não conseguimos evitar olhares e comentários preocupados, comungando da mesma preocupação, quando vimos a votação da Direita. Aconteceu assim há uma semana, por exemplo. Tenho a certeza que qualquer um de nós, exigiria a recontagem de votos se julgasse que havia irregularidades. Quando olhamos para os votos na Direita, nunca procuramos esconder as "convergências" nas preocupações e, porque não admiti-lo, no desalento...durante as contagens já encontrei n vezes votos da CDU nos montes de outros Partidos, o mesmo se passando com a CDU em relação ao Bloco.
Quererá isto dizer que na Pena o PCP e o BE estão disponíveis para convergências? Que o BE da Pena é diferente do do Seixal? Ou a CDU? ou que, apenas, cumprimos os nossos deveres de cidadãos, não nos esquecendo, mais nas entrelinhas do que na actuação (pois tal não tem cabimento frente a uma urna de voto...as convergência são politicas e fazem-se ou não politicamente) quem são os nossos adversários.

 

Enviar um comentário

<< Home