« Home | Acabou a campanha » | Uma noite eleitoral para aprender, reflectir mas t... » | A derrota do Bloco e a minha » | Quando se atravessa a linha » | Uma falta com justa causa - II » | Uma falta com justa causa » | Um pequeno tributo à Diva » | Músicas » | Obrigado » | As vitrines da Junta da Pena estão em campanha... »

segunda-feira, outubro 12, 2009

A gente não sai de cá!!

O meu e o nosso "Até já" na Pena...

Etiquetas:

14Comenta Este Post

At 10/12/2009 1:01 da tarde, Anonymous Luís escreveu...

No balanço nacional as coisas no fundamental mantém-se:

O PSD com mais câmaras e mais freguesias. E entre os dois o PS teve mais 20 câmaras e o PSD menos 20 câmaras.

E a CDU reafirmou ser uma grande força política nacional e a grande força de esquerda no poder local.

Na CDU foi triste a perda de Aljustrel, Beja e Marinha Grande mas soube muito bem recuperar Alpiarça, Crato e Alvito. Estivémos quase a ganhar Évora, (Mértola (48%) e Cuba (46%), mantivémos uma notável resistência nos grandes centros urbanos - Sintra, Oeiras, Lisboa e Porto. Foram muito gostosas as vitórias em Almada, Sesimbra e Setúbal.

No geral subimos nuns lados, baixámos noutros , aguentámos nos centros urbanos importantes e confirmámos sem margem de dúvida que somos a grande força de esquerda no poder local e uma grande força política nacional.

E espero que depois desta re-afirmação brilhante da força da CDU a nível nacional e no poder local acabem com o fado velho de mais de 20 anos de muitos coveiros frustados.

A CDU está viva e bem viva, mostrou que está para ficar e para ficar com os mais de 600.000 eleitores que confiaram na CDU para gerir as suas autarquias locais.

E que socialistas e sociais-democratas se deixem agora de farsas pois já não têm desculpas para a gestão de Lisboa e do Porto.

Denunciei aqui a campanha de assustamento que Costa andou a fazer em Lisboa com o fito de obter a maioria absoluta. Calculo que muitos que nele votaram para a Câmara e que votaram na CDU nas freguesias repararam agora que afinal o Ruben e a CDU falaram verdade e que sentem que nada ganharam com a maioria absoluta que o PS obteve.

A CDU é a força indispensável para a defesa dos serviços públicos, do bem público que é a água - e que mais de 40 municípios do PS e do PSD já privatizaram, tornando-a mais cara -, e dos interesses das populações. É a força que faz falta para fiscalizar a actividade autárquica.

É tempo de acabar com o fado da bipolarização hegemónica. A CDU é a grande força de esquerda do poder local e é-o pelo grande valor do seu trabalho autárquicos e pela honestidade, competência e isenção dos seus eleitos. E o que alcançámos foi a pulso, sem colo nem cavalitas.

Vale a pena apostar na CDU. Vale a pena apoiar a CDU!

 
At 10/12/2009 2:24 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Caro Luís, obviamnete que pode usar o Troll para fazer as análises que quiser e inclusive propaganda ao seu Partido, mas o que eu pretendia com o meu post, se pretendia algo mais do que umas palavras de "fim de etapa", era discutir com seriedade. não esgrimir dogmas.

 
At 10/12/2009 2:51 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Luis os resultados da CDU falam por si, menos um vereador em Lisboa, perdem as juntas de Alcantara para o PSD e a de Ajuda para o PS,em muitos bairros como o de Campolide passam de dois para um representante.

Perdem a maioria absoluta em Almada, perdem Aljustrel Beja e Sines, para alem da Marinha Grande, desculpe mas os resultados não foram famosos.

E isto nada tem de sectario, só espero não ver de novo a CDU aliada numas juntas , por exemplo de Alcantara , ao PSD-CDS, e noutras por exemplo Benfica e Campolide, ao PS .

Ao menos que haja um minimo de coerência.

 
At 10/12/2009 2:52 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Estavam á espera de quê?
O País está pobre, mas lúcido:)

 
At 10/12/2009 2:54 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

A unica conclusão a tirar é que se nas eleições legislativas, os cidadãos votam em partidos, nas autarquicas votam em pessoas concretas, e o voto pouco tem de partidario, só assim se percebem as maiorias absolutas, de determinados candidatos, em zonas em que os partidos que os apoiam são francamente minoritarios.

Mas dentro de quatro anos com a grande barrela, talvez haja por fim hipotese, de renovar a maioria das autarquias.

 
At 10/12/2009 3:00 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Lúcido? Eu acredito na democracia e respeito-a mas uma coisa não me tentem convencer. É de que o país está lúcido. é que são quase as mesmas pessoas que elegeram o Sócrates há 15 dias e hoje reelegem o Alfredo Monteiro no Seixal. Se isto indica lucidez não sei o que hei-de dizer.

 
At 10/13/2009 11:05 da manhã, Blogger josé palmeiro escreveu...

Só para te dizer que passei pela Pena.
Quanto aos da CDU e aos seus resultados e atitudes, só eles poderão fazer a festa e se gostaram do que lhes aconteceu, dou-lhes os meus parabéns e faço um voto, sejam COMUNISTAS.

 
At 10/13/2009 5:42 da tarde, Anonymous Mário escreveu...

Concordo com a análise do Luís. Pelo menos no plano autárquico, e tirando uma ou outra excepção, a CDU tem mostrado ser uma força de unidade com boa gestão e uma ética a toda a prova.

Votei Bloco nas legislativas mas votei CDU na autárquicas (Pena) e sinceramente estou muito inclinado a votar CDU nas próximas legislativas.

Isabel, penso que não lhe fica bem tratar os argumentos contrários como "dogmas", pois a ser usado, esse argumento também poderia ser usado contra si (parece-me)

Um bem haja a todos e descansem

 
At 10/13/2009 5:59 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

José, obrigado pela passagem pela...Pena. Se bem que apenas virtual, o que não nos permitiu beber um sumo de laranja na esplanada ao pé dos patinhos!!
Um beijo

 
At 10/13/2009 6:14 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Mário, o Luís andou por n Blogs, a deixar o mesmo post. Considero-o pois, ok, não uso dogma, uso propaganda, e não qualquer análise ou, pelo menos, opinião, aos posts nos quais comentava. Apenas isso.

Deixe-me ainda acrescentar que me espanta um pouco alguém "arrepender-se" do seu voto (alguém que vote conscientemente) em...três semanas, pondo a hipótese de o alterar..com 4 anos de antecedência, mas isto é apenas uma opinião, não é, seguramente, nenhum julgamento que obviamente não tenho o direito de fazer.

Quanto ao seu voto nas autárquicas, deixe-me dizer, e digo-o com toda a sinceridade, acredite, que lamento que a CDU tenha perdido dois mandatos e o Bloco o mandato que tinha na Pena. Vivo na Pena há 12 anos e como escrevi no post que comenta,publicado no Blog da candidatura da Pena do BE, lamneto ver os destinos da minha Freguesia entregues a quem estão, sem quase ter oposição de Esquerda, na AF. Quer uma análise menos dogmática e sectária, em relação à Esquerda, obviamente, que esta?
Durante estes anos de mandato e tirando o curto espaço de tempo em que a CDU fez parte do executivo, na grande maioria dos casos houve uma convergência clara entre mim e os eleitos da CDU, na AF. Gostaria que tivessemos podido mantê-la e cimantà-la por mais quatro anos, com os mesmos ou mais mandatos...os eleitores assim não entenderam. E em Democracia é aos eleitores que cabe decidir.

 
At 10/13/2009 6:31 da tarde, Anonymous Mário escreveu...

Tem razão em achar estranho o meu "arrependimento". Não é bem um arrependimento, pois isso seria dizer que o Bloco é mau (não é) mas é sim a opção pessoal de achar que talvez fosse mais bem empregue na CDU.

Pode achar estranho eu misturar legislativas com autárquicas, mas uma das razões que muito desprestigiou o Bloco não só perante mim mas perante outros eleitores (penso) foi a questão das touradas em Salvaterra de Magos. Muitos dirigentes bloquistas disseram que a Presidente é pessoa para pensar pela sua própria cabeça, e não digo que não. A questão não é essa, é a confiança e a coerência que um projecto político deve ter. Aqueles que o abraçam devem ser co-responsáveis e solidários pelo mesmo; o que esse exemplo fez foi passar a imagem que os autarcas podem passar por cima de quaisquer princípios programáticos do Bloco sempre com a desculpa que "estão a pensar pela sua própria cabeça". E É essa falta de coerência que me preocupa. Uma vez mais, não ponho em questão a liberdade de pensamento, mas a coerência que o projecto autárquico de um partido da dimensão do bloco já deveria ter. E extrapolo esta minha conclusão para as legislativas. Penso ser essa a razão que faz com quem, para uma apreciável parcela dos eleitores, a CDU transmite muito mais confiança. É um voto certo, digamos assim.

 
At 10/13/2009 8:05 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Caro Mario desculpe mas seus seus argumentos , não têm ponta por onde se lhe pegue.

Sou apoiante do Bloco , e gosto de touradas á portuguesa, não gosto delas á espanhola , com picadores e toiros de morte.

Em que é que a minha posição, colide com um programa do BE.

No seu programa eleitoral o BE é contra touradas, é contra, mas não as proibe, até porque se tentasse proibi-las eu opunha-me.

Mas já que fala em coerência da CDU, e estamos só a falar de touradas, qual é a posição do PCP.

Em Barrancos defende , um arremedo de tourada á espanhola com touros de morte, o que até vai contra a Constituição da Republica.

Nas autarquias alentejanas e ribatejanas que controla , promove e apoia a festa de touros.

E eu conheço muita boa gente militante do PCP , que abomina totalmente a chamada festa brava, então em que ficamos....

Olhe o caso do PS, nuns locais apoia touradas como na Golegã, noutros como em Viana do Castelo PROIBiU-AS.

Sejamos sérios , ninguem deixa de votar no Bloco, porque numa autarquia ribetejana , que tem o apoio do BE, mas é dirigida por uma vereação independente,a sua presidente gosta de touradas á espanhola.

Realmente caro Mario arranje argumentos menos esfarrapados.

Olhe vamos ter muito para discutir nos proximos tempos a proposito de coerência, como vai o PCP reagir aos cantos de sereia do Antonio Costa, do Rui Rio, do Socrates e até das Juntas de Freguesia de Lisboa que o Santana ganhou.

Cá estarei para ver , a sua reacção a tanta falta de coerência que vai vir por aí.

Mas se calhar o seu problema e só os toiros de Salvaterra.

Olhe com fado e vinho tinto e sopa de rabo de toiro, até se fazia uma patuscada.

 
At 10/13/2009 9:03 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"numa autarquia ribetejana , que tem o apoio do BE, mas é dirigida por uma vereação independente" ????

Então se foi o BE que propôs a lista de Salvaterra de Magos, tem alguma dúvida que a autarquia é do BE? Por ventura terá vergonha? Certo, certo, é que no boletim de voto lá estava o boneco do BE.

 
At 10/14/2009 9:18 da tarde, Anonymous Mário escreveu...

"No seu programa eleitoral o BE é contra touradas, é contra, mas não as proibe, até porque se tentasse proibi-las eu opunha-me."

É contra e não as proíbe? Decida-se, pois não se pode agradar a gregos e troianos. Faz-me lembrar aquele sketch do Ricardo Araújo Pereira, em que Marcelo rebelo de Sousa era a favor da "despenalização" mas contra a "liberalização" do aborto. Como se uma não impedisse a outra?

Outra coisa: o argumento de que "não é uma autarquia do bloco porque é dirigida por uma independente" faz-me pensar então para que raio voto eu bloco? Porque colocam lá o bonequinho? É para contar votos? Eu pensei que fosse para servir um programa político mas pelo vistos estava bem enganado! Não quero acreditar que me deu esse argumento!

 

Enviar um comentário

<< Home