« Home | A piada do momento » | Mary Robinson » | Desculpem qualquer coisinha » | A selecção conseguiu » | Uma campanha interessante » | Uma partilha » | Simão, podias arranjar uma desculpa melhor » | Afinal eles até são nossos amigos » | A caminho de nos tornarmos o Zimbabue da Europa » | Como aparecem os gémeos para as novas gerações »

sexta-feira, novembro 20, 2009

È a democracia que está em causa

Acusem-me do que quiserem. De ser populista ou demagogo, mas o certo é que é inadiável e urgente que as 3 mais altas figuras da nação deem explicações à nação porque o pantano em que José Sócrates se viu envolvido é insustentável. Não basta pedir aos reguladores que prestem contas. Não basta pedir ao PGR que se explique. Não basta que o assunto seja discutido no Parlamento.
Sócrates viu o seu nome envolvido em demasiadas coisas desde que tomou posse. Ele passou ao lado docaso da Licenciatura na Independente. Ele está a tentar passar ao lado do processo Freeport que teve um arquivamento político na Inglaterra como já toda a gente viu. Com a complacência de Cavaco Silva passou ao lado das escutas em Belém e com a complacência do PGR passará ao lado do processo das escutas a Armando Vara. Com a complacência do regulador passou ao lado do caso Manuela Moura Guedes / TVI / Mediacapital. Hoje ficámos todos a saber na 1ª pessoa que o Governo exerce pressões sobre os órgãos de Comunicação Social feitas pelo seu director sem tibiezas. Nem falo no caso Luís Figo por duas razões. A notícia vem no Correio da Manhã que não merece crédito e porque é uma coisa que está por apurar. Está bom de ver que estou farto de escrever e parece que os casos com o nosso PM não acabam a ponto de já não ser José Sócrates que está em jogo. È a nossa democracia. Um país que se diz livre e democrático não pode ter tanta suspeita sobre o seu chefe de Governo sem que este se explique. O silencio já não cola. Porque não há confiança no sistema judicial. Ninguém no seu perfeito juízo acredita que na justiça dos ricos, esta seja cega e justa. Isso só se aplica á justiça dos pobres e mesmo aí ...
E muito menos o país acredita que não sejam exercidas pressões para que nos casos do PM seja dado um tratamento preferencial. Por isso é urgente que as nossas figuras de Estado tomem posição. A bem da verdade e da nossa democracia. Que se publiquem as escutas ou se tome o compromisso de as divulgar assim que possível (sem que seja igual aos ficheiros Zarapuda no caso JFK) .
O país precisa de saber se tem nos lugares de decisão cidadão dignos, honrados e hoenstos, ou se por outro lado tem charlatões que se safam da justiça por expediente legal, manobra de pressão ou apenas pela influência do cargo que ocupam.

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 11/20/2009 7:30 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Quer melhor exemplo de que a corrupção compensa.

Veja o que se passa na Italia, com o PM lá do sitio....

 
At 11/20/2009 9:23 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Há uma frase do meu pai que se adapta bem a isso. Nunca te compares aos piores mas sim aos melhores.

Por exemplo num país civilizado como a Austria um ministro pediu a demissão porque foi apanhado a caçar sem a respectiva licença.

 
At 11/20/2009 10:11 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Há que passar à acção, porque tudo que o Daniel diz neste post já foi ene vezes dito em debates da SIC, por exemplo. Mas um país de brandos costumes e com tanta capacidade de sofrimento, será capaz de aguentar muito mais tempo assim?
Eu sei que o pior está para vir , quando não houver mais capacidade de endividamento . Entretanto lá vem o Natal para nos aliviar:)

 
At 11/20/2009 11:04 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo, a capacidade de sofrimento dos portugueses surpreende-me a cada dia que passa. Mas mais que isso é a capacidade de auto flagelação seguido das queixas que este é o nosso triste fado.

 

Enviar um comentário

<< Home