D. Vitorino I, “O Sabidão”!
Em primeiro lugar o homem sabe muito de leis, a sua carreira sempre foi na área jurídica; licenciatura, mestrado, pós-graduação, professor universitário, juiz…
Em segundo lugar Vitorino sempre soube escolher bons cargos, o que é uma vantagem. Mas não só saber escolhê-los, também saber como escolhê-los, quando escolhê-los, e quando recusá-los. Teve aí um tempo que o PS andava de afogadilho por ele; aí podia ser comparado a D. Sebastião I "O Desejado”.
Vitorino é um homem que fala bem. Que se veja no seu programa semanal. O homem fala escorreito e sempre convincente. Mesmo quando está a enfiar o maior barrete ao povo e a trocar os caminhos à verdade o homem fala bem; aí podíamos comparar Vitorino a D. Duarte I "O Eloquente".
Vitorino já foi Comissário Europeu para a Justiça e Assuntos Internos. Nessa tarefa destacou-se por tomar em mãos políticas conservadoras sobre imigração. Vitorino é um homem com papel na construção da Europa fortaleza que faz a desesperança e a clandestinização da imigração. Aí podíamos compará-lo a D. Afonso V, "O Africano".
E é também por aí que Vitorino é convidado para um think tank (tanque que bombardeia pensamentos) do grupo norte-americano Migration Policy Institute e da Fundação alemã Bertelsmann, precisamente do maior grupo europeu de comunicação (22 tv, 18 rádios, 200 editoras de música…). Vitorino seguirá como D. Maria II "A Educadora" que, consta-se, não educou ninguém?
António Vitorino joga mais alto. Deputado dito socialista – dá sempre jeito dizer-se socialista para melhor lixar o povo – não se queima em pequenas guerras nacionais. A burguesia mundial tem um lugar para António Vitorino.
Se por cá Vitorino fosse rei (o Duarte que se cuide) era D. Vitorino I, “O Sabidão”!
3Comenta Este Post
Boa reflexão sobre Vitorino. eu só acrescentaria a conotação que os Vitorinos têm em Espanha: Razão principal da maior ganadaria de toiros de lide.
josé palmeiro
Grande posta amigo.
5 estrelas, sem dúvida.
O Sabidão não concordo. Mas que ele trata da sua vidinha ai trata trata. Da sua!
Enviar um comentário
<< Home