Sem encontrar título para isto
Foto de Pedro Medeiros
Já tinha visto no Arrastão um post sobre este assunto...e lido, arrepiada, alguns dos comentários...e também já tinha visto o anúncio na televisão do programa em que se vai poder votar nos grandes portugueses. Aliás, quando vi a apresentação do programa achei tão ridicula a intenção que lhe passei completamente ao lado. Como é que se escolhe entre Álvaro Cunhal, Egas Moniz, D.Afonso Henriques, Eusébio, Marquês de Pombal, Amália , Figo ou Otelo?
Sò quando o Daniel Oliveira no tal post chamou a atenção para esta frase que apresenta Oliveira Salazar: " Mais de 40 anos passados, a polémica ainda está instalada: foi o salvador da pátria ou um ditador?", não consegui passar ao lado.
E apeteceu-me escrever estas palavras:
...
Faz hoje, dia 13 de Outubro, Sexta Feira, anos, que me bateram à porta. Chovia. E eu recordo as batidas. Era 13 de Outubro e era Sexta Feira . Como hoje.
A minha mãe pegou-me ao colo e levaram o meu pai. Eu chorei. A minha mãe e o meu pai também. E eu não entendi. Não se entende porque uns homens de cinzento nos batem á porta, numa noite de chuva, e nos levam o nosso pai, quando ainda se tem idade para se andar ao colo da nossa mãe
Hoje não entendo como me lembro das batidas na porta. Sempre. Do que se passou a seguir, lembro-me de alguns episódios. E de não termos dinheiro para comer. E de não poder vir ver o meu pai, ...e de um dia ele voltar. E de ter ajudado a fazer uma torta de chocolate, que a minha avó pagou, porque nós não tinhamos dinheiro, nem para o pão. E de ouvir dizer, anos e anos depois que ainda andávamos a pagar as dívidas que a minha mãe tinha feito, para poder vir a Caxias ver o meu pai. .
Quarenta anos depois, a polémica ainda está lançada?
Etiquetas: Isabel Faria
10Comenta Este Post
Isabel desde o Marcelo Rebelo de Sousa ao Pacheco Pereira, a direita trauliteira ,disfarçada de democrata, tem saudades da ditadura.
Todo esta conversa para saber se o Ditador foi assim ou assado, é uma falsa questão.
Salazar foi um ditador ponto final.
À questão do Salazar respondi logo no post do Arrastão. Mas realmente eu também tenho dificuldade em escolher UM português.
Será que haveria Portugal sem D. Afonso Henriques? E de que serviria esse Portugal sem o Otelo e o Salgueiro Maia?
E ainda o que seria Portugal hoje sem a Mensagem de Pessoa? Mas como é que Pessoa escreveria a Mensagem sem os Lusíadas? Mas nada disto seria possível sem os Descobrimentos... o Infante D. Henrique e os reis todos que ordenaram e possibilitaram tal empreitada. E de que serviria esta gente toda sem os marinheiros rasos que andaram nos porões a pôr a coisa a funcionar?
Que teria feito o D. João I se a população não tivesse saído à rua?
Pois... não dá mesmo para escolher um só.
Isabel se vires no fim o resultado de votos no salazar, nao dês mta importancia...eu nem sabia que isso era um concurso de televi~sao...mas ha uma coisa que eu ja sabia, é que ha uma conspiraçao de um grupo de votantes nele, apenas e so por puro gozo com o concurso. Garantido. Eles disseram-me. Sou amigo deles. è so para gozarem.
Não dês grande credito.
Antonio L
PS: Não te tenho visto ultimamente
A.Pacheco, para mim também é uma falsa questão...da minha parte a minha conversa não é para saber se foi ou não foi, é para recordar a quem não viveu esses tempos (e como dizes e bem toda a Direita se tem encarregue de quase a santificar (veja-se o que se passou com Marcelo caetano, há uns dias)) que a Ditadura de salazar se entia na pele. Aos dois anos, já se sentia na pele.
Pois é helena, é essa questão que ainda torna a pergunta, com ou sem Salazar, mais ridicula.
Como é que escolhe entre *essoa e D.João I?
Não sei se será apenas uma brincadeira, António. Também pode passar por aí, mas de vez em quando a gente ouve cada coisa na rua, que até assuata...
PS: Pois foi...ontem aconteceu um imprevisto e tive que me baldar...a tudo. Segunda já reapareço!!!!
Atenção caros amigos do blog!!! Comparar o Professor Anónio de Oliveira Salazar com o Capitão Salgueiro Maia ou o (????) Otelo Saraiva de Carvalho é o mesmo que comparar a beira da estrada com a estrada da beira!!
Postarei a seu tempo um artigo sobre isto!
Gil, não sei o que é a estrada da Beira...mas concordo perfeitamente que comparar um Diatdor com quem nos restituiu a Liberdade, é , mais do que ofensivo para salgueiro Maia ou Otelo, ofensivo para o Povo Portugês. De qualquer maneira, aqui ninguém fez essa comparação...
Fazer a apologia do fascismo é proibido pela constituição. E eu digo-te mais digo-te. Comparar essas personagens é como comparar o olho do cu com a Feira de Beja.
Quanto ao comentário do sr. Costa já lhe tentei responder noutro local, admiradores do ditador, e saudosos do respeitinho e da obediência, seguidores do
Manda quem pode...obedece quem deve....
Como se vê ainda há muitos, mas qual a admiração, quando vemos a quantidade de crentes em Fátima....
E já agora como se pode comparar por exemplo.
Afonso de Albuquerque-Fernando de Bulhões
Vasco da Gama-Leite de Vasconcelos
Afonso Henriques -Paula Vicente
Antonio Vieira-Sebastião José
Não falo de por exemplo
Humberto Delgado-Santos Costa
Não venha o sr. Costa dizer que o Costa militar tambem tinha coisas positivas que não se podem esquecer....
Eu não gosto de tourada. Não gosto mesmo. Nunca ninguém me viu numa tourada. MAs caro Gil Costa
você não está sequer a merecer o nome que lhe puseram: gil - que quer dizer gentil. Os seus posts tem a gentileza de um elefante a entrar numa sala de loça da china. E olhe que eu gosto de elefantes. Só disse isto assim para não usar outros argumentos. Quero dizer (para você não me interpretar mal) parece a minha sogra! E como é que´será a minha sogra? Ela não tem culpa mas não é aquilo que se pode chamar uma pessoa culta! Alem disso tem uma mania curiosa: gosta de se pronunciar acerca de tudo. Por isso, e por não ter nenhuma instrução quando abre a boca nunca consegue dzer coisas para além de uma telenovela qualquer ou um disse que disse que ouviu no cabeleireiro. Só sai disparate! Não consegue dizer uma frase sequer construtiva, original, autêntica, positiva. Mas ela tem quase 80 anos e gosta de dizer coisas! Tem dois grandes medos: das correntes de ar (que são autênticas facadas segundo ela) e do comunismo que ela confunde com qualquer um que critique o governo!
Em tudo o mais é uma boa senhora.
Estou a ver que você tem algumas coisas em comum com ela.
Mas espero que o meu amigo me demonstre que não.
Enviar um comentário
<< Home