Afinal a obesidade é também culpa dos governos e das grandes indústrias alimentares
Como a indústria alimentar e os governos são responsáveis pelo estado de obesidade e seus problemas a que grande parte da popuação ocidental chegou. Para quem se interessa por estas coisas da questão da alimentação podem ver videos muito elucidativos aqui . Em inglês. Vejam por ordem primeiro este depois este e mais este.
Os factos são estes: a industrias alimentares que produzem gordura, acúcares, "comida de plástico", são largamente subsidiadas. A agricultura que produz vegetais, legumes e frutas não tem nada disso.
2Comenta Este Post
Um artigo sobre o assunto:
http://economistsview.typepad.com/economistsview/2007/04/infant_mortalit.html
grand eparte da culpa também vem de nós consumidores. Eu precisei de quase 25 anos da minha vida até começar a olhar para a rotulagem dos alimentos que comprava e desde aí a composição do meu carrinho de compras alterou-se grandemente. A secção mais visitada passou a ser a dos frescos. Até os locais de compra alteraram-se passando a ser o comercio tradicional o mais visitado porque nessa categoria de produtos estão mais bem servidos. O que eu quero dizer com isto é que todos temos a responsabilidade de educarmo-nos para que possamos educar os outros. Não sou fundamentalista ao ponto de dizer que não como fast food. Claro que como. Se calhar vou uma vez por mes ao McDonalds, como o meu donut de vez em quando ao lanche, bebo uma bebida com gás quando me apetece. Mas fast food não é só isso. Quando vou á Portugália também estou a comer um bife fast food e quem diz esse diz tantos outros sítios.
A questão da obesidade passa por muitos pontos sendo que sem dúvida a alimentação é uma delas e felizmente os hábitos estão a mudar, pouco mas estão e isso já é um princípio. Basta na época de verão olharmos para as praias. As nossas crianças estão menos gordas. É um facto. Não tanto como gostariamos mas estão. Agora só precisamos de tirar os miúdos da frente da televisão ou do PC, pó-las a brincar na rua a correr e a saltar e se juntarmos a isso uma comidinha que não faça mal melhor ainda.
Só uma última nota: Não é com a conversa fiada tipo Herbalife que vamos lá. Isso é apenas mais uma consequencia quiçá até prevista para realizar dinheiro á conta dos erros que a política comete.
Enviar um comentário
<< Home