Televisão
Hoje no mesmo jornal duas noícias interessantes sobre televisão. A 1ª e que eu saúdo é o regresso de Júlio Machado Vaz (JMV) aos ecrans com um novo programa. Parece que alguém reparou que o JMV faz falta e que os seus programas, sempre bons e interessantes são uma mais valia no esclarecimento da população sem os fazer parecer maçudos, sendo quase de entertenimento pois a forma como ele aborda os temas da sexualidade e não só, dão sempre a sensação de que estamos no nosso sofá, a beber um copo e a falar numa roda de amigos. Sem tabús e sem falsos moralismos.
A 2ª notícia é que cada um de nós, contribuintes, pagou 43 Euros por anos, nos últimos 5 anos para a RTP. De facto não se compreende. A RTP deveria pagar-nos para a vermos. Se nos últimos dez anos teve 3 ou 4 programas de referência foi muito. No entertenimento é básico. Na informação não faz a diferença e é subserviente ao Estado. No desporto só transmite o que mais ningém quer transmitir. Já nos anos 89 os inigualáveis Taxi tinham uma canção sobre a pobreza da nossa televisão. Pensou-se e apregoou-se que com a abertura aos privados a RTP teria de melhorar e agora passados todos estes anos chegamos á conclusão que estamos cada vez pior. Há uns anos diziam os trabalhadores daquela casa, e com razão, e a propósito de uma restrutruração:
"Não nos apaguem"
Não foi preciso. As sucessivas administrações têm feito isso pelos telespectadores. E se isso foi assim com alguns dos excelentes profissionais que a RTP tem o que dizer qundo estes, como já agora acontece, começarem a abandonar o barco?
Eu não quero dar mais dinheiro á RTP. Nem mais um centimo.
Etiquetas: Daniel Arruda
2Comenta Este Post
Estimado Daniel Arruda: não me parece que o senhor tenha razão em relação à RTP.
Além de ter programas de qualidade superior aos outros canais comerciais em termos de sensacionalismo e histórias de faca e alguidar, em termos de informação é muito superior às outras, pese embora os continuados fretes ao governo de Sócrates.
Quanto à RTP 2, nem me adianto muito: basta ver os seus tele-jornais e as séries das quais lhe vou recordar duas bem diferentes, mas ambas interessantes: "Erva" e "24 Horas".
É o único canal que emite e faz de raíz programas sobre escritores, pintores e artistas portugueses. Conhece mais algum? Já viu os outros canais importarem-se com o Luís Pacheco?
Confesso-lhe que é o meu canal preferido. Pelo que não me importo nada em ter pago os 43 euros por ano. Sou obrigado a pagar muito mais para muitas outras imbecilidades do Estado, acredite.
Digo eu...
Saloio
caro saloio, tanto quanto sei a 2 tem uma gestão independente da RTP desde os empos do Morais Sarmento pelo que as contas que são efectuadas não incluem a dois. Se tal fosse todo este post cairia por terra. Concordo com tudo o que diz em relação à 2, pois consegue de facto ter uma programação divesificada e interessante. Mas como disse acho que o financiamento é independente, mas vou-me informar e se tal nõ for verdade não terei problemas nenhuns em colocar aqui um mea culpa sobre o que escrevi.
Enviar um comentário
<< Home