« Home | "De novo o medo superou a ousadia" » | Viagens - II » | A minha mãe combinou com o MST e estragou-me o Exp... » | Até amanhã » | Sons de Abril em mim. » | Vieira da Silva, o ministro » | Uma evidência difícil de negar » | A nossa escolha » | Club Iraq » | E os trabalhadores? E os jovens? »

segunda-feira, abril 14, 2008

Os prazeres da Mesa na "Antiga Casa Marítima" na Trafaria

A partir desta semana vou tentar manter aqui uma rúbrica semanal sobre restaurantes. Porque cheguei á conclusão que se alguns restaurantes já fizeram tanto por mim, ao confortarem o meu estomago e a darem-me sensações de felicidade e bem servir o mínimo que eu posso fazer para retribuir é o de publicitá-los. Por isso aqui vai.
.
A minha 1ª escolha foi difícil. Queria por aqui o mais dos mais mas foi difícil, pelo que não se pode considerar este o meu melhor restaurante. Está em pé de igualdade com outros que virão a seguir. Chama-se a "Antiga Casa Marítima" e fica na Trafaria na margem sul do tejo a 10 minutos de Barco de Lisboa vindo de Belém. Uma casa aberta desde 1972 já lá vão mais de 35 anos (é mais velho que eu) e onde o lema sempre foi desde que eu me lembro o de servir bem. Peixe sempre fresco e um atendimento ultra simpático. Isto para não falar que se trata de um pequeno museu, cheio de peças antigas penduradas e expostas das mais variadas formas que dá um ar muito pitoresco á coisa.
É uma casa pequena onde não caberão mais que 55 pessoas sentadas, mas que devido a isso permite uma cozinha muito longe do industrial e muito mais próxima da comidinha da mamã que de um restaurante. Um senão. É um restaurante mais dado aos pratos que aos petiscos ou as ditas entradas, mas mesmo assim o que encontramos podemos ter a certeza que é de qualidade.
Os peixes fritos passando pelos filetes de Linguado, de Sável ou o Polvo acompanhados de açorda ou um belíssimo arroz de feijão são aquilo que se chama de estalo mas podemos ainda deliciar-mo-nos com uma belissima cataplana de Garoupa ou um arroz de peixe. Isto para não falarna inevitável Caldeirada de peixe. No entanto, e para mim, a joia da coroa, porque se trata de um peixe que não é normal encontrarmos aí nas ementas, é o Peixe Galo, cozido ou frito tanto faz. É sempre um manjar dos deuses.
A lista de vinhos não é má. De uma variedade apreciável, tanto em qualidade como em preços e por falar em preços neste restaurante podemos comer sem problemas por 25 Euros por pessoa mesmo cometendo a estravagância de comer ameijoas ou outro marisco qualquer como entrada mas se não o fizermos o preço baixa um pouco e acredido que almoçamos com cerca de 20 Euros o que não é caro nem pelos tempos que correm e muito menos pela qualidade que nos é posta na mesa. A ementa também tem carnes mas sinceramente nunca experimentei. Mas dada a qualidade da cozinha não podem ser más mas não gosto de louvar o que ainda não experimentei.
Para quem lá quiser ir o restaurante fica mesmo junto aos barcos (á direita de quem sai do cacilheiro) na Rua Cândido dos Reis nº1 mas aconselho sempre, até porque como já disse a casa é pequena, que telefonem antes para marcar a mesa para o nº 21 295 08 89.
Deem lá uma saltada, mas não á 2ª feira que é o dia de descanso e deliciem-se com os bons prazeres que o peixe nos pode dar á mesa.

Etiquetas:

1Comenta Este Post

At 4/14/2008 9:05 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Ok, aceito o convite!!!

Nãe era convite???!! ora porra!!!

(AH, execelente ideia...também posso meter uns de vez em quando...não tenho muitos...)

 

Enviar um comentário

<< Home